porsche 911 dakar o melhor de 2 mundos

5 min

Porsche 911 Dakar: O melhor de 2 mundos

O Porsche 911, além de símbolo da Porsche, é o modelo de referência entre os desportivos para conduzir em estrada e que mantém níveis de procura elevados, demonstrando resistência à erosão do tempo desde a apresentação do original, em 1963.

O conceito básico mantém-se, com configuração interior de 2+2 lugares, motores com arquitetura boxer montados atrás e suspensão independente às quatro rodas, mas a Porsche nunca deixou de melhorá-lo.

E a geração 992 acaba de revelar uma versão inédita do icónico modelo. Chama-se 911 Dakar (e não Safari, como chegou a pensar-se), rende homenagem à primeira vitória da Porsche no mítico rali Paris-Dakar, em 1984, e, como o próprio nome indica, apresenta credenciais para a condução em todo-o-terreno.

Porsche 911 dakar frente

Um ícone por maus caminhos

A Porsche prometeu uma versão aventureira do 911, capaz de oferecer dinâmica e conforto excecionais em estrada, mas também por trilhos e caminhos acidentados de terra, pedra, lama, areia ou neve.

Este 911 Dakar não é apenas um modelo evocativo do passado glorioso da marca alemã na competição, que impulsionou também o desenvolvimento das versões de tração integral 4 para o desportivo, assumindo como alternativa real aos modernos SUV no catálogo da marca.

Porsche 911 dakar cima

Descubra todos os modelos do Porsche 911 à venda no Standvirtual

Desde logo, conta com uma altura ao solo elevada em 50 mm face a um 911 Carrera com suspensão desportiva, aos quais podem ser somados mais 30 mm (à frente e atrás) através do sistema de elevação do chassis, podendo mesmo rolar-se até aos 170 km/h na posição mais alta da suspensão, comprovando que a tecnologia não serve apenas para transpor obstáculos a baixa velocidade.

Além da suspensão otimizada para a condução fora de estrada, com altura ao solo e ângulo ventral que rivalizam com os dos SUV tradicionais, as ligações ao solo ficam a cargo de pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus, nas medidas 245/45 ZR19 à frente e 295/40 ZR20 atrás, com zonas laterais reforçadas para uma superior resistência a cortes (em opção estão disponíveis os pneus Pirelli P Zero).

porsche 911 edição dakar

Devido à presença dos pneumáticos específicos para o todo-o-terreno, a velocidade máxima está limitada nos 240 km/h, mas a marca alemã anuncia que a aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em rapidíssimos 3,5 segundos. Pulmão não falta ao 911 Dakar…

Potente como o GTS

O motor é o 3 litros biturbo assente na arquitetura de seis cilindros opostos, na variante conhecida de 480 cv (a mesma potência do 911 GTS) e 570 Nm, associado a uma transmissão PDK de oito velocidades e versão otimizada do sistema de quatro rodas motrizes, como forma de garantir maior eficácia em todo o tipo de pisos.

Também com este objetivo, a Porsche somou os modos de condução Rallye e Off-Road: no primeiro, a eletrónica direciona uma potência superior para o eixo traseiro para privilegiar o prazer de condução em superfícies arenosas ou irregulares, enquanto o modo Off-Road faz a carroçaria elevar-se automaticamente para a sua posição mais alta. Também inédito é o sistema Rallye Launch Control, que permite que as rodas patinem até 20 por cento em terrenos de fraca aderência, para otimizar o arranque.

Porsche 911 dakar corrida

Artigo recomendado: Porsche elétricos devem representar 80% das vendas em 2030

Outros trunfos técnicos: eixo traseiro direcional, sistema de barras estabilizadoras ativas (PDCC) e ainda os apoios de motor herdados do 911 GT3. Tudo somado faz com que o 911 Dakar seja quase tão dinâmico nas areias do deserto como no circuito de referência do Nürburgring Nordschleife. Palavra de vencedor! “É incrivelmente divertido de conduzir. Tudo funciona de forma tão precisa e calma. Nenhum cliente da Porsche acreditará em todas as coisas que pode fazer com este veículo”, afirmou Walter Röhrl, duas vezes campeão do mundo de ralis, após mais de meio milhão de quilómetros de testes, dos quais cerca de 10.000 km foram realizados em fora de estrada.

Moderno de inspiração retro

Além da carroçaria claramente mais alta do que todos os 911, o Dakar distingue-se pela nova asa traseira e capot com entradas de ar semelhantes às do 911 GT3 e por toda a decoração repleta de pormenores off-road (caso dos ganchos de reboque ou das proteções inferiores da carroçaria em aço inoxidável e as extensões das cavas das rodas).

Há a possibilidade ainda de configurar o modelo com uma armação adicional no tejadilho que está preparada para acomodar até 42 kg de carga, pás dobráveis, pranchas de resgate e até uma tenda para pernoitar na natureza. No teto do Porsche 911 Dakar, há uma tomada de 12V para a ligação das luzes de apoio que podem ser instaladas nesta armação opcional.

Porsche 911 Dakar tejadilho

No interior, a apresentação típica do 911 com a tónica desportiva fica bem patente na decisão de instalar duas bacquets integrais à frente e eliminar os bancos traseiros. Assim, a Porsche conseguiu que o 911 Dakar seja apenas 10 kg mais pesado que o Carrera 4 GTS.

O 911 Dakar está disponível no mercado nacional com preços a partir dos 264.041 euros, mas por mais 26.937 euros pode adquirir-se o Pacote Rallye Design, que inclui, entre vários elementos de inspiração retro, a icónica decoração da carroçaria nas cores dos clássicos 953 com o patrocínio da Rothmans e o número à escolha entre 0 e 999 nas portas.

Leia também:

0 min

porsche 911 dakar o melhor de 2 mundos

porsche 911 dakar o melhor de 2 mundos

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional