Peugeot 408

5 min

Peugeot 408: Um fastback inédito em Portugal

O 408 é a mais recente aposta da Peugeot em oferecer um fastback inédito em Portugal. Este novo modelo eleva ao mais alto nível todas as características que fazem parte da identidade da Peugeot como o dinamismo, a elegância e o prazer de condução, adicionando-lhes tecnologia de ponta desenvolvida durante anos para oferecer o máximo conforto aliado a uma segurança de excelência.

Este lançamento marca de igual forma, o começo de uma nova era para a Peugeot e apresenta uma postura felina, a excelência da engenharia centrada na eficiência e eletrificação inteligente, bem como uma experiência de condução única proporcionada pelas tecnologias de vanguarda utilizadas na produção do novo modelo.

Segundo a marca, o Peugeot 408 “reflete os valores e as preocupações de uma população na vanguarda da modernidade: com um estilo de vida dinâmico e sempre conectadas”. Afirma ainda que estas pessoas desejam “contribuir para a transição energética sem ter de sacrificar momentos de prazer”.

Com este lançamento a marca pretende cimentar a sua liderança no segmento C a nível nacional.

Peugeot 408 frente

Descubra todos os modelos da Peugeot à venda no Standvirtual

Dimensões, design e cores

Assente na postura felina comum a todos os Peugeot, a configuração do 408 vai ao encontro do conceito inovador de um fastback topo de gama do segmento C. Define-se por um design essencialmente definido nas superfícies, nomeadamente na extremidade do tejadilho e na base dos guarda-lamas, onde as faces foram contempladas para jogar com a incidência da luz.

No que diz respeito a dimensões, o novo modelo foi concebido com base na mais recente plataforma do Grupo Stellantis, a EMP2 (Efficient Modular Platform), que curiosamente também foi utilizada no Peugeot 308. O modelo exibe uma distância entre eixos de 2,787m, proporcionando um confortável espaço para o banco traseiro. De comprimento conta com uns generosos 4,69 m, já de largura apresenta-se com 1,859 m.

Peugeot 408 interior

Relativamente à altura, o 408 conta com 1,48 m, contribuindo para o perfil elegante e desportivo do carro, que ainda assim consegue ficar acima dos 1,41 m do 508 e 1,42 m do 508 SW.

O novo modelo da Peugeot encontra-se disponível em seis cores:

  • Azul Obession;
  • Cinzento Titane;
  • Cinzento Artense (apenas no acabamento Allure);
  • Vermelho Elixir;
  • Branco Nacré;
  • Preto Perla Nera.

Novo Peugeot 408 coloca o foco na condução

Um dos pontos fortes da Peugeot é o interior dos seus carros e o 408 não foi exceção. Com o sistema PEUGEOT i-Cockpit®, que tem vindo a ser melhorado ao longo dos últimos 10 anos, o 408 alcança um novo padrão de qualidade, ergonomia, praticidade e tecnologia.

Neste novo modelo, o foco passou por aperfeiçoar o prazer de condução através da agilidade e precisão de movimento do volante. O volante do 408 tem a opção de ser aquecido, é ergonómico e alberga os comandos para o sistema multimédia e para alguns dos auxiliares de condução disponíveis.

Peugeot 408 volante

Acima do volante é possível encontrar o novo painel digital da Peugeot que engloba um ecrã de 10 polegadas, totalmente personalizável e disponível com tecnologia 3D.

Três motorizações

O Peugeot 408 conta com dois motores híbridos plug-in: o Plug-In Hybrid 225 e-EAT8 e o Plug-In Hybrid 180 e-EAT8. Ambos apresentam tração dianteira e um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa automática de 8 velocidades.

De características únicas, o 225 vem com uma combinação de um motor PureTech de 180 cv (132 kw), e em ciclo combinado WLTP apresenta um consumo mínimo de 1,2l/100 km.

peugeot 408 motorizações

Já o 180 tem uma combinação de um motor PureTech de 150 cv (110 kW) e apresenta um consumo mínimo de 1,0l/100 km nas mesmas condições.

Para além das versões híbridas, o modelo pode ainda ser obtido na versão a gasolina de 130 cv.

Quanto a uma versão 100% elétrica do 408, a marca já afirmou que só irá sair uns meses após o lançamento. Dependendo do motor, o condutor pode ainda escolher os diferentes modos de condução: Eletric, Eco, Hybrid, Normal e Sport.

Segurança de excelência

No que toca à condução, a segurança vem sempre em primeiro lugar e no caso do novo modelo da Peugeot isto não foi exceção. O 408 vem equipado com 6 câmaras, 9 radares, cruise control adaptativo com função Stop and Go, Night vision que alerta para a presença de animais, ciclistas ou peões na estrada (antes de serem iluminados pelas luzes dos máximos), alerta de tráfego traseiro e vigilância do ângulo morto de longo alcance (75 metros). Todas estes sistemas de assistência foram idealizados para possibilitar uma condução o mais segura possível, bem como a paz de espírito do condutor.

Peugeot 408 farois

Veja quanto custam as várias versões do Peugeot 408

Mesmo durante o processo de tornar o carro o mais seguro possível, a Peugeot não desconsiderou os detalhes no design. Para a iluminação foi utilizada a tecnologia Matrix LED que tornou possível a criação de faróis ultrafinos, que são a cara do novo 408.

A assinatura da luz estende-se para baixo com duas tiras de LED que imergem no para-choques. Já a grelha, que é um sinal emblemático da identidade do 408, concentra-se em torno do novo emblema da marca, que esconde o radar necessário para a grande maioria dos sistemas de assistência à condução.

Peugeot 408 grelha

Quando chega a Portugal e quanto vai custar?

As primeiras unidades do Peugeot 408 vão chegar a Portugal em dezembro e dependendo da versão que escolher, os preços vão dos cerca de 35 mil euros até aos cerca de 50 mil euros.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional