Passar em algumas portagens fica mais barato

4 min

Passar em algumas portagens fica mais barato a partir deste mês

Não há uma redução generalizada do custo das passagens nas autoestradas, mas em algumas entra em vigor, este 1 de julho, uma redução significativa. É o caso de alguns lanços das autoestradas ex-SCUT A17, A25, A29, A4, A41, A42, A28, A22, A23 e A24.

Naqueles é realizado um desconto de 50% no valor da taxa de portagem, aplicável em cada transação.

Os lanços e sublanços de autoestrada abrangidos por esta medida são os identificados no anexo I ao decreto-lei n.º 67-A/2010. Na A17, o desconto é praticado no troço que liga Mira a Aveiro Nascente, enquanto na A25, paga-se menos entre Aveiro Oeste e Albergaria.

Ainda na região Norte, o desconto de 50% aplica-se na A29, entre Angeja e Maceda; na A4, entre Sendim e Águas Santas; na A41, entre Freixieiro e Ermida (IC25); na A42, na ligação dos IC24/IC25 a Felgueiras; na A28, na ligação entre o IC24 e Viana do Castelo.

No resto do país, usufruem desta alteração os lanços e sublanços de autoestrada a que se refere o decreto-lei n.º 111/2011, nomeadamente A22, que integra o objeto da Concessão do Algarve; A23, da Concessão da Estradas de Portugal; A23, da Concessão da Beira Interior; A24, da Concessão do Interior Norte; e A25, da Concessão da Beira Litoral/Beira Alta.

Carros elétricos com mais desconto, mas só mais tarde

Para a generalidade dos utilizadores das autoestradas em ligeiros de passageiros o desconto é de 50%, mas, segundo o que ficou previsto no Orçamento do Estado para 2021, há “um desconto de 75% no valor da taxa de portagem aplicável em cada transação, para veículos elétricos e não poluentes”.

No entanto, essa diferença obriga, segundo o Governo, a uma série de medidas operacionais que não ficaram prontas a tempo. Assim, este 1 de julho, o desconto de 50% é igual para todos, ficando o desconto de 75% previsto para veículos elétricos e não poluentes, “cuja regulamentação será oportunamente implementada através de portaria”, para mais tarde.

Já os veículos das classes 2, 3 e 4, afetos ao transporte rodoviário de mercadorias e de passageiros, vão beneficiar de um regime de modulação do valor de taxas de portagens nas autoestradas abrangidas pelo novo modelo de descontos.

A classe 1 diz respeito a motociclos e veículos com altura inferior a 1,1 metros de altura no primeiro eixo, a classe 2 inclui veículos com altura superior a 1,1m, a classe 3 engloba veículos com três eixos e altura superior a 1,1m e a classe 4, veículos com quatro eixos ou mais e com altura superior a 1,1m.

De referir, porém, que se a passagem for efetuada por vias eletrónicas há uma exceção determinada para veículos ligeiros de passageiros e mistos, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,10m e inferior a 1,30m, desde que não apresentem tração às quatro rodas permanente ou inserível: estes pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1.

O Governo estimou um impacto de 160 milhões de euros anuais devido a esta redução nas portagens, informou a agência Lusa. No final de maio, a Plataforma P’la Reposição das SCUT (sem custos para o utilizador) A23 e A25 afirmou que, mesmo que este desconto entre em vigor, vai manter a luta pela abolição das portagens e defendeu a necessidade de serem dados mais passos no caminho das “reduções progressivas”, até à abolição total dos pagamentos.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional