o seu stand metaverso

5 min

O seu stand já está no metaverso?

A palavra metaverso designa espaços ou ambientes de realidade virtual que replicam o mundo real através de um conjunto de tecnologias direcionadas para integrar o espaço físico e o digital, de forma a estabelecer um universo completo, interativo e sem barreiras geográficas para o desenvolvimento de relações sociais reais.

O que tem isto a ver com o negócio da venda de carros? Tudo. No setor automóvel, já existem exemplos da inserção de veículos no metaverso através de iniciativas que exploram redes sociais e jogos virtuais para oferecer aos utilizadores uma experiência de contacto com tecnologias de carros inteligentes, além de oportunidades de novos formatos de compra e venda de viaturas.

O ambiente virtual do metaverso está cada vez mais avançado a partir do desenvolvimento de novas tecnologias virtuais que tornam a experiência em plataformas digitais diretamente integrada no espaço físico real.

Artigo relacionado: Setor automóvel: a importância de fazer uma análise de mercado

No mundo dos videjogos, por exemplo, essa interatividade já está bastante presente, assim como no setor empresarial, que tem vindo a utilizar diversas ferramentas digitais para promover o trabalho remoto e as vendas através do e-commerce.

Ambientes virtuais interativos já estão a ser ocupados por stands que visam alinhar a proposta dos novos carros altamente tecnológicos à sua estratégia de comunicação e inserção no mercado, atingindo, principalmente, o público da “Geração Z”. Como tal, o metaverso é visto como (mais) uma oportunidade para vender carros.

Como entrar no metaverso?

O comércio eletrónico, que disparou a partir de 2020 com a pandemia, é encarado como uma alternativa segura para manter a movimentação do mercado, sem que haja necessidade de contacto entre as pessoas ou de deslocações a qualquer espaço físico. Empresas dos mais diversos setores conseguiram manter as suas atividades de forma remota, utilizando as ferramentas digitais já existentes.

A tecnologização das relações humanas tornou-se num caminho sem retorno e quem desenvolve softwareestá a otimizar dispositivos e ferramentas que concretizem o metaverso.

O mundo dos videojogos, lá está, é um grande exemplo do funcionamento desta tendência. Existem jogos em que o público tem uma vida paralela totalmente virtual e completa, com relacionamentos interpessoais, agendas, produções e comércio de produtos dedicados, exclusivamente, para aquele espaço.

Algumas transações, como a compra e venda de carros ou de terrenos e propriedades, também já acontecem desta forma, o que configura um projeto piloto do que deverá vir a tornar-se o metaverso.

Para saber como entrar no metaverso com o intuito de vender carros, podemos tomar como exemplo algumas marcas mundialmente conhecidas que já estão a preparar-se para essa tendência, que deverá liderar o comércio.

Anúncios, atendimento ao cliente, showrooms (montras) e formas de pagamento já fazem parte da estrutura de alguns stands, sendo um cenário já acessível atualmente. Contudo, o setor automóvel no metaverso leva tudo isto mais além.

Estradas, carros e condutores totalmente virtuais é o que o metaverso prepara para o futuro, ideia que está a ser testada por alguns fabricantes para ganharem vantagem sempre que o assunto for tecnologia.

Os veículos inteligentes que têm vindo a ser lançados estão bem alinhados com os conceitos de sustentabilidade, automação e interação homem-máquina, fazendo também parte da proposta do metaverso.

Esta ideia atinge, diretamente, a “Geração Z”, nascida e criada totalmente na era digital, mas demonstra grande potencial para alcançar públicos de faixas etárias superiores, desde que se ofereça um projeto coeso e que seja coerente deste a produção industrial à divulgação.

Abrir a porta à compra virtual

A realização de eventos virtuais para dar a conhecer determinado veículo oferece uma experiência única, onde os adeptos de uma marca podem ficar a conhecer diversos detalhes por intermédio de um ambiente semelhante ao metaverso.

Artigo relacionado: Vender carros online 5 erros que não pode cometer

Através deste processo, a marca não apenas mantém firme a proposta de determinado modelo de carro, como, também, abre uma porta para a compra virtual de automóveis, possibilitando que os participantes adquiram o veículo antes de este chegar, oficialmente, aos stands físicos.

A relevância do metaverso no setor automóvel é tal que permite ainda conhecer virtualmente projetos que estão em fase de desenvolvimento através da realização de simulações e visitas guiadas virtuais, criando um espaço específico para que os clientes possam conhecer vários detalhes.

Através de uma experiência visual e informativa, as marcas de automóveis e os stands de carros podem apresentar ao consumidor as funcionalidades que tornam determinado modelo inovador ou apetecível no mercado.

Hoje, é possível criar estratégias para testar formas de entrar no metaverso. E sem excluir os modelos de compra e venda que já existem, ampliando as possibilidades e a presença do stand a fim de alcançar uma maior diversidade de públicos.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Cheiro a carro novo: 10 dicas para valorizar o interior de um usado

O cheiro de carro novo é uma sensação de que praticamente toda a gente gosta. Mas se acha que ela ocorre apenas no momento da…

Aumentar vendas de carros: dicas para impulsionar o seu stand

O mercado está quente, o comprador interessado e os stands estão atentos! É neste contexto que precisa posicionar o seu stand, identificando boas estratégias para…

Como tirar fotos aos carros do seu stand

Se é um vendedor profissional, deverá ter um portfólio completo e detalhado de todos os carros que tem em exposição, por isso sugerimos não só…

A importância do serviço pós-venda na fidelização do seu cliente

Conteúdo patrocinado por Cofidis Afinal de contas, como fazer o pós-venda no meu concessionário? Esta é uma dúvida recorrente no quotidiano de inúmeras empresas, que…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional