guia para vender o seu carro usado

5 min

Guia para vender o seu carro usado

Um dos primeiros passos é pensar qual o valor que quer receber pelo carro. E, porque nos recordamos bem do montante pago na compra, é normal desejarmos mais do que efetivamente vale. Mas o mais certo é o mercado acabar por chamar-nos à realidade, sendo preferível tentar estabelecer um valor sensato à partida.

Na atual conjuntura, pode até conseguir vender o seu carro por uma melhor maquia, uma vez que a escassez de viaturas novas levou a um aumento do preço dos usados. Mas convém ter presente que, se o objetivo for comprar um carro a seguir, seja novo ou usado, além da provável demora na entrega num modelo a estrear, tem de contar com preços mais altos seja qual for a escolha.

Saiba quanto vale o seu carro usado

Num site como o Standvirtual é possível descobrir por quanto é que estão a ser vendidos veículos com caraterísticas semelhantes. Quem lhe comprar o carro, o mais provável é regatear o preço, pelo que deve estabelecer um valor com margem suficiente para, mesmo efetuando um desconto, obter o montante que definiu.

Faça já uma pesquisa no Standvirtual por carros semelhantes ao seu

Vender um automóvel a um stand ou a um particular tem vantagens e desvantagens em ambos casos. Na segunda opção consegue obter um preço mais elevado, mas o processo é algo mais trabalhoso e poderá ter a pessoa a quem vendeu o automóvel a fazer exigências futuras. Na venda a um profissional, recebe um valor menor, mas o processo é mais rápido e quase sempre sem mais preocupações. Para se ter uma ideia da diferença, um carro cujo valor de venda a um stand ronde os 10.000€, pode valer cerca de 12.000€ junto de um privado.

Se a sua opção for vender a um stand ou entregar a sua viatura à troca de um carro novo ou usado convém também consultar mais do que uma opção. Mesmo que decida comprar um novo, pode haver variações consideráveis entre concessionários da mesma marca, até porque estes muitas vezes colocam as retomas em stands de veículos usados e as importâncias oferecidas variam. Pode também variar porque lhe dizem que estão a oferecer mais pelo seu usado, quando na verdade estão a usar a margem no preço do carro que têm para vender.

Artigo relacionado: Vender carro usado a particular ou entregar para retoma?

Estude o seu automóvel

Convém ser objetivo a estabelecer o preço do seu automóvel. Se estiver imaculado, sem nunca ter sofrido acidentes, se fez a manutenção a tempo e horas no concessionário da marca e até tem poucos quilómetros, então é aceitável pedir um valor superior à média. Já se o carro apresenta mazelas na carroçaria ou tem reparações a fazer, o melhor é baixar um pouco a fasquia.

Seja qual for o estado da sua viatura é sempre importante efetuar uma limpeza profunda, interior e exterior, lavando tecidos e dando brilho aos plásticos. Pode inclusive efetuar um polimento em casa e ver se é necessário – e se compensa – colocar pneus ou renovar os travões. É habitual dizer-se que “os olhos também comem” e tudo o que puder fazer para melhorar a aparência do seu automóvel vale umas centenas de euros extra.

Artigo relacionado: Vai vender o seu carro? Saiba como o preparar

Onde e como anunciar o seu carro usado?

Com o seu carro na melhor das aparências, chegou a altura de anunciar a venda. O anúncio no jornal ainda é opção, mas já teve melhores dias. Numa sociedade cada vez mais digital, colocá-lo num site como o Standvirtual é uma ótima escolha, garantindo que o seu anúncio é visto por um elevado número de interessados em todo o país. Quer opte por colocar o anúncio no Standvirtual ou não, não se esqueça também de publicitar o mesmo nas redes sociais.

Ilustre o seu anúncio com um bom número de fotos, feitas com boa luz e que mostrem o interior e exterior do veículo. Tente enquadrá-lo num espaço o mais neutro possível, sem motivos que desviem a atenção. Fotografe pormenores como o compartimento do motor, as costas do banco do condutor, a quilometragem e, se for caso disso, o documento da última inspeção e os carimbos das revisões. Se não o fizer vai parecer que está a esconder algo.

Artigo relacionado: Vender carro usado online: crie o anúncio perfeito

Seja o mais honesto e transparente possível na descrição que escrever sobre a viatura, nomeadamente quanto ao estado da mesma. Deve fazê-lo sem necessidade de ser muito exaustivo, destacando o que tem de melhor, sem esquecer eventuais extras. Itens como estofos em pele, GPS ou jantes em liga leve costumam ser valorizados pelos compradores. Indique ainda porque motivo está a desfazer-se do carro.

Se o vender a um particular, convém mostrá-lo num local público e frequentado, fazendo-se acompanhar de um amigo ou familiar. Caso o cliente peça para efetuar um test-drive, acompanhe-o sempre dentro da viatura até para esclarecer quaisquer dúvidas que o interessado possa ter.

É conveniente assinar a declaração de compra e venda depois de se certificar que recebeu o dinheiro. Não se esqueça ainda de tentar garantir que o cliente coloca o carro em nome dele. Apesar de ser obrigatório por lei, muitas pessoas não o fazem. Por fim, anule o seu seguro ou transfira-o para uma nova viatura.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Saiba tudo sobre o DUA (Documento Único Automóvel)

Antes de ficar a par das suas especificidades e características, é essencial que compreenda em que consiste este documento: o DUA agrega e funde a…

Como escolher a moto certa para mim?

O visual da nova moto é sem dúvida o fator que o vai fazer apaixonar-se por ela, mas momento da compra, há muito mais para…

Como obter um check-up antes de comprar um carro usado.

Todos sabemos que comprar um carro usado acarreta alguns riscos adicionais. A compra de automóveis em concessionários garante a qualidade do veículo comprado, contudo, no…

Vai comprar um usado? Estes são os 6 erros mais comuns

Comprar carros em segunda-mão é uma alternativa que permite poupar bastante. Em Portugal a compra de carros usados é duas vezes superior à compra de…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional