Cotac?a?o de carros usados onde encontrar

5 min

Cotação de carros usados: onde encontrar?

A venda de um automóvel acarreta sempre várias decisões. Como saber qual a cotação dos carros usados? É melhor entregar como retoma na aquisição de um novo, mesmo sabendo que o valor será inferior, mas confiando que não se terá de gastar um cêntimo a dar uma nova cara ao carro? Ou optar por vender a um particular, encaixando um valor superior, mesmo obrigando a algum trabalho?

Mas há uma decisão que, invariavelmente, coloca quem vai vender numa horrível dúvida: quanto pedir pelo automóvel, sendo que um preço abaixo de mercado irá assustar potenciais compradores, que irão suspeitar de sérios problemas, enquanto um preço elevado vai fazer com que o anúncio nem seja considerado.

Também para quem compra o preço importa: estarei a ser enganado ou o valor pedido é o justo? E até quanto é possível negociar? Quem margens existem?

Como saber a cotação de carros usados?

É claro que pode consultar anúncios de carros similares, em mecânica e equipamentos, além de obviamente ano e quilometragem, e encontrar um preço médio. No entanto, nem sempre o mercado acerta. Além disso, depois de usados, não há dois carros iguais, mesmo que sejam da mesma marca e modelo, com o mesmo nível de equipamento e extras, do mesmo ano e com uma quilometragem aproximada. É que o tipo de utilização é fundamental para que um carro possa ser mais ou menos valorizado: foi de fumadores? De uma família com crianças pequenas e dedos gordurosos que deixaram os bancos com artísticas tatuagens? Ou de um condutor pouco exímio, cuja falta de habilidade ficou impressa por toda a carroçaria?

Vai vender o seu carro? Crie o seu anúncio no Standvirtual

Depois, interessa perceber quantos proprietários teve o veículo, já que cada condutor terá a sua maneira muito própria de tratar toda a mecânica e respetivos componentes. Terá sido o carro alvo de revisões competentes? E esteve envolvido em algum acidente?

Antes ainda de consultar locais que nos podem ajudar a encontrar o preço certo de um automóvel, é importante olhar para vários aspetos, esteja no papel de comprador ou de vendedor.

Comece por anotar o ano da primeira matrícula e faça uma lista do equipamento disponível. Depois, observe o estado da carroçaria, da pintura e o habitáculo, com especial atenção para os estofos, forro do tejadilho e zonas mais usadas, como volante, pedais e manete das mudanças. Tire a quilometragem e passe os olhos pelo livro de revisões – foram todas feitas na marca ou algumas em oficinas não associadas?

Posto isto, se tivermos uma pessoa de confiança numa oficina ou mesmo num stand, pode sempre pedir um conselho. Se continuarmos perdidos, então há sempre a possibilidade de consultar sites especializados. Alguns implicam o pagamento do serviço, mas é um valor que muitas vezes compensa pagar.

Standvirtual

Com uma base de dados de milhares de anúncios, o Standvirtual pode ser utilizado para obter o valor da avaliação, que é feita mediante o preço médio de carros semelhantes. No entanto, há que pesar sempre que os montantes apresentados podem ter de ser ajustados ao estado real do veículo e também ao equipamento incluído. No entanto, é a melhor forma para sentir o pulso ao mercado de usados.

OLX

Já se sabe que no OLX encontra-se um pouco de tudo, e os automóveis não são exceção. Se pretende saber quanto poderá valer um determinado modelo no mercado de usados, o OLX poderá ser uma ótima referência, já que vai encontrar milhares de anúncios tanto de particulares como de profissionais.

Artigo relacionado: Checklist para comprar carro usado

ACP – Automóvel Club de Portugal

No ACP não é apenas a cotação de um usado que é possível obter. Aqui, através de um acordo deste organismo com a DEKRA, entidade independente, na prestação de serviços técnicos, certificação e consultoria, consegue-se uma certificação de um automóvel em segunda mão. Significa isto que, para o vendedor, há a certeza de ter o carro no mercado pelo valor certo. Já para quem compra, é uma espécie de selo de qualidade, já que o veículo passa por um exame completo, rigoroso, seguro e independente, no qual são utilizadas as mais avançadas técnicas de diagnóstico mecânico e eletrónico, abrangendo o estado do motor, sistemas de segurança, transmissão, chassis, pintura, travões e habitáculo.

Portal do Automóvel

Com a marca, modelo, ano e matrícula, é possível obter uma avaliação genérica de um determinado veículo. Porém, o simulador não inclui modelos mais antigos e não dispensa a observação in loco. Ou seja, o valor apresentado poderá não corresponder ao que de facto deve pedir/pagar.

Auto Sapo

Muito semelhante ao anterior: o simulador consegue avaliar um automóvel analisando alguns dados como a matrícula, a marca e o modelo.

Volante SIC

Uma ferramenta online que, recorrendo ao preço de venda, incluindo os propostos em concessionários e stands e as transações reais, apresenta o valor justo e o intervalo em que este se encontra, apresentando um preço mínimo, abaixo do qual se estará a perder dinheiro (ou a comprar gato por lebre), e um máximo, o que significa que mais caro do que aquilo será um mau negócio.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

5 erros mais comuns ao comprar um carro usado

Se está a pensar em comprar um carro usado, esteja atento a estas dicas e faça uma compra sensata. Conheça os 5 erros mais comuns ao…

7 carros usados até 5.000€ que deve conhecer

Artigo atualizado a 20/11/22 Procura um carro económico em preço e consumos? Um carro confortável e fiável? Então, conheça estes 7 carros usados até 5.000€ à venda…

Conheça 7 boas propostas de mini SUV à venda no Standvirtual

Os mini SUV são tão compactos como um citadino mas tão prácticos como um um jipe. Conheça estes 7 mini SUV à venda no Standvirtual.…

Carro novo ou usado: qual comprar?

Carro novo ou usado: qual comprar? Veja as vantagens e desvantagens de cada um e conheça algumas considerações a ter em conta na decisão final. Nos tempos que…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional