Nissan Qashqai

7 min

Renovado Nissan Qashqai é quase igual… mas muito melhor

O segmento dos SUV compactos é dos que mais cresce e o Qashqai é o modelo que mais contribuiu para a popularidade dos crossovers compactos, ao reunir, num único pacote, funcionalidade, espaço, sentido de aventura e preço apetecível. Agora, três anos volvidos da chegada da sua atual geração, da qual já entregou mais de 350 mil unidades, apresenta-se redesenhado para ir ao encontro dos gostos cada vez mais elitistas dos amantes dos SUV, que são muitos: na Europa, em cada dois carros vendidos, um é SUV. Além disso, apresenta um importante update tecnológico, que o coloca à frente de muitos da sua classe.

Nissan Qashqai chega com visual renovado

Nissan Qashqai

O novo Qashqai tem um sorriso diferente e mais alinhado com as tendências de hoje. A grelha frontal foi completamente revista, descartando a moldura cromada em forma de V para criar a ilusão dessa forma com dezenas de elementos tridimensionais em forma de vírgula, que se inspiram nos padrões das escamas das antigas armaduras japonesas. Cada elemento é pintado a preto brilhante e o conjunto parece flutuar entre o rebordo do capot e o suporte da matrícula. A estrutura arrasta-se para os cantos do automóvel, nos quais as “vírgulas” formam uma forma triangular desde os novos faróis até um ponto ao lado da chapa de matrícula e são acabadas com uma estampagem a quente em “crómio acetinado”, na versão de topo, que casam com uma nova assinatura luminosa.

Quanto custa um Nissan Qashqai novo?

Os novos faróis apresentam agora um módulo de máximos adaptativos complementado por uma unidade mais pequena para uma maior distribuição do feixe, útil para aumentar a visibilidade em condições de pouca luz e nevoeiro. Sob a lente principal, as luzes de circulação diurna são compostas por cinco pequenas lentes com a mesma forma que as “vírgulas” da grelha, sendo que o elemento superior da luz de circulação diurna torna-se o indicador de mudança de direção quando ativado.

Os flancos do para-choques são da cor da carroçaria e uma faixa preta com um acabamento de alto brilho corre por baixo da chapa de matrícula até aos cantos inferiores do para-choques.

Esteticamente, há ainda a assinalar um novo acabamento em preto brilhante na carroçaria por baixo das portas e das cavas das rodas, nas versões superiores de equipamento, e jantes novas de corte diamantado de 18 polegadas de série. Para as versões superiores, existe um novo design de jantes de liga leve de 19″ e de 20″, também com corte diamantado.

O modelo inclui três novas cores: Branco Pérola, Preto Pérola e Deep Ocean.

Update tecnológico

Nissan Qashqai 2024

Se por fora as alterações se veem, por dentro sentem-se. Nomeadamente com as melhorias no Monitor de Visão Global que aciona uma visão panorâmica do automóvel quando engrenada a marcha atrás. Agora, a visibilidade foi melhorada tendo em conta qualquer tipo de luminosidade exterior e passou a estar disponível uma função 3D que permite ao condutor ver o automóvel não só de cima, mas também selecionar um dos oito pontos de vista diferentes da câmara externa, passando a ser possível ver o automóvel a partir da frente, da retaguarda, dos lados ou dos cantos.

Outra novidade é a “vista invisível do capot”, que permite ao condutor ver a posição das rodas dianteiras como se estivesse a olhar para elas a partir de trás, muito útil para evitar os riscos das jantes nos passeios durante os estacionamentos laterais.

Nesta atualização passa ainda a estar disponível uma função de memória de estacionamento, o que faz com que o sistema consiga estacionar sempre da mesma maneira no mesmo lugar.

Mas o que poderá ser catalogado como verdadeiramente uma estreia é o facto de o Qashqai passar a incorporar o Google (é o primeiro entre a gama da Nissan a receber estas funcionalidades). De série, o modelo chega com o Google Maps e, uma vez iniciada a sessão de conta, os condutores podem aceder às suas localizações e pontos de interesse favoritos. Já o Assistente Google reage ao apelo “Hey Google” e apoia os condutores a controlar a climatização, a navegação, o rádio e muito mais. No interior do Qashqai passa-se também a poder aceder ao Google Play e a uma série de aplicações, que podem ser instaladas mediante as preferências.

A partir do telemóvel, o dono do Qashqai poderá acompanhar o estado do veículo, trancar portas e até receber um alerta se alguém estiver a mexer no automóvel.

O conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor também foram melhorados e atualizados, nomeadamente as funções da travagem autónoma de emergência, recalibradas para reagir mais rapidamente em caso de possível colisão. Em caso de travagem de emergência, os quatro piscas são ligados automaticamente para avisar os restantes condutores de um possível perigo.

O sistema de manutenção na faixa de rodagem de emergência é agora ativado sempre que se liga o veículo, enquanto que o assistente inteligente à velocidade foi atualizado para responder aos sinais de trânsito e dados fornecidos pela navegação.

Nova versão N-Design

Nissan Qashqai

A gama do Qashqai vai passar a incluir uma nova versão N-Design, com detalhes estéticos como as cavas das rodas na cor da carroçaria e jantes de liga leve de 20″ exclusivas.

Mas, seja qual for a versão de equipamento, é notório o trabalho no interior para criar um habitáculo mais acolhedor. Nas versões superiores, há uma nova aplicação de alcantara no painel de instrumentos, nas inserções das portas, nos apoios de braços das portas, na tampa da consola de arrumação central e até nas almofadas para os joelhos.

Veja todos os Nissan Qashqai usados à venda no Standvirtual

Foram ainda introduzidos acabamentos atualizados nos bancos das três categorias superiores do Qashqai para um toque mais premium. O mais notável é o couro preto parcialmente acolchoado no Qashqai topo de gama. No penúltimo nível, existe uma pele sintética acolchoada, enquanto a nova versão N-Design propõe bancos em pele preta com acolchoamento e inserções em alcantara.

O ambiente a bordo é ainda pautado pelas iluminação, que pode ser gerida de acordo com o espírito dos que seguem a bordo, dos vermelhos energéticos aos azuis relaxantes.

Mecânica e-POWER

O Qashqai fez nascer a moda dos SUV e o espírito pioneiro permanece. Por isso, não é de admirar que, no que toca a mecânicas, apresente uma solução única, com o e-POWER, em que o motor a gasolina gera a eletricidade que é utilizada para acionar as rodas, o que resulta numa experiência de condução que combina capacidade de resposta e requinte com eficiência. No fundo, é como conduzir um 100% elétrico, sem a preocupação de o ligar à ficha.

Além do grupo propulsor e-POWER, o Qashqai mantém na sua gama uma mecânica “mild hybrid”.

O novo Qashqai deverá começar a chegar depois do verão, sendo que, para já, não é conhecida a atualização na tabela de preços.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional