Novo Documento Único Autómovel

5 min

O que mudou no novo DUA?

“Mais resistente, mais seguro e mais fácil de guardar na carteira.” O Documento Único Automóvel (DUA) mudou de formato para novas matrículas em 2019, a partir de 1 de agosto. Já este ano, passou a ser possível obter o documento para outras situações, ainda que não seja obrigatório.

O Documento Único Automóvel/certificado de matrícula é uma espécie de cartão de cidadão do automóvel, que identifica determinado veículo e permite a circulação livre por todos os países da União Europeia.

O documento, que agrega as informações do livrete e do registo de propriedade do veículo, inclui informações como a marca, o modelo, a matrícula e outras características do automóvel, assim como o nome e morada do proprietário, além de encargos associados ao veículo. E, desde agosto do ano passado, apresenta-se num formato semelhante ao de um cartão de identidade: em policarbonato, material que aumenta significativamente o nível de segurança nomeadamente contra tentativas de fraude, sendo capaz de resistir ao uso intensivo e a condições climáticas extremas, e com dimensões reduzidas.

Artigo relacionado: Saiba tudo sobre o DUA (Documento Único Automóvel)

Além disso, o novo DUA incorpora um código UniCode para leitura ótica da informação do certificado de matrícula que só pode ser decifrado através da aplicação DUA App, disponível para Android e Apple.

Antes, ou seja, até 31 de julho de 2019, o DUA era emitido em suporte de papel sintético, dobrável em três partes, com seis páginas. Depois, de 1 de agosto a 31 de dezembro do mesmo ano, “o novo DUA apenas abrangia os veículos com a primeira matrícula atribuída a partir de 1 de agosto em território nacional, assim como os pedidos de certificado de matrícula que recaíam sobre essas matrículas”. Logo, porém, foi garantido pelo Instituto dos Registos e do Notariado que, no decurso de 2020, seriam criadas condições para que o DUA no novo formato possa abranger todas as situações.

Novo DUA: acessível, mas facultativo

Para uma matrícula anterior a 1 de agosto de 2019, o DUA no novo formato passou a estar acessível este ano, mas não é obrigatório pedir a alteração: o DUA em papel sintético, o livrete e o título de registo de propriedade permanecem válidos.

No entanto, se houver algum dado alterado, os documentos serão substituídos pela nova versão compacta e ultrarresistente do Documento Único Automóvel. Isso poderá acontecer, por exemplo, quando se der a passagem de propriedade de um automóvel ou quando os dados do proprietário sofrem alterações (mudança de morada, por exemplo) ou quando se alteram as características do veículo, como a cor da carroçaria ou o perfil dos pneus (Atenção! Não faça modificações sem autorização do Instituto da Mobilidade e dos Transportes). Mas, caso haja vontade de ter um documento novinho em folha também é possível pedir o novo DUA e substituir assim os velhinhos livrete e título de registo de propriedade.

Artigo relacionado: Carros modificados: multas podem chegar aos 1250€

Caso os documentos sejam perdidos, roubados ou se revelem ilegíveis, dever-se-á pedir uma segunda via, que chegará sob a forma do novo DUA.

Como pedir o novo Documento Único Automóvel

O pedido para a troca pode ser feito nas Lojas do Cidadão e Conservatórias do Registo Automóvel da rede do Instituto de Registos e Notariado, sendo que o mesmo pode ainda ser efetuado online, desde que se tenha o certificado digital do Cartão de Cidadão. Também pode ser apresentado por advogados, notários, revendedores e solicitadores detentores de um certificado digital. Todo o processo é feito no portal Automóvel On-line, onde se podem solicitar e obter registos relativos aos veículos, sem deslocações.

Quanto custa o novo DUA

O novo DUA tem um custo de 30€, mas se o pedido for feito através do portal Automóvel On-line pode-se usufruir de uma redução de 15% sobre o valor do emolumento. O emolumento de registo e os demais encargos são pagos por home banking ou Multibanco. No fim, os interessados são avisados por e-mail e SMS quando o registo for realizado. Após a realização do registo, o Documento Único Automóvel/Certificado de Matrícula é enviado para a residência ou sede do respetivo titular.

Além do pedido do DUA, no Automóvel On-line estão disponíveis outros atos de registo: entre outros, transmissão de propriedade plena resultante de um contrato verbal de compra e venda; Penhora, desde que requerida por solicitador de execução; alteração do contrato de locação financeira; cancelamento de registo; extinção de locação, reserva ou compra e venda; registo inicial de propriedade; cancelamento de hipoteca; cancelamento de penhora.


Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional