Mercedes-Benz CLS 350 CDI o carro salva vidas da GNR

4 min

Mercedes-Benz CLS 350 CDI: o carro salva vidas da GNR

Entre as várias missões ao cargo da Guarda Nacional Republicana (GNR), está incluído o transporte urgente de órgãos entre vários centros hospitalares de todo o território continental português.

Para assegurar estas missões que salvam vidas, a GNR tem ao seu dispor, desde o verão de 2021, um Mercedes-Benz CLS 350 CDI de 2010 que já realizou 15 transportes de órgãos (de um total de 227 a nível nacional), o que possibilitou salvar vidas. Este é uma missão que os militares da GNR desempenham com muito orgulho.

Segundo Luís Paulino, comandante do Destacamento de Trânsito do Porto da GNR “A importância desta missão, a qual é bastante nobre, deriva do facto de, pela infelicidade de algumas vidas se perderem, nós conseguirmos contribuir para salvar outras. Pelo que é uma missão que nós desempenhamos com muito gosto e agrado, tendo em conta o objetivo nobre da mesma”.

Veja todos os Mercedes usados à venda no StandVirtual

Segurança do automóvel

De acordo com Luís Paulino, as missões de transporte de órgãos têm como objetivo realizar a recolha e fazer o transporte até ao ponto de entrega o mais rapidamente possível, de forma a mantê-los nas melhores condições possíveis. Tudo isto, claro, sempre de forma segura e controlada, tanto para a GNR como para a sociedade.

No que toca à segurança do veículo, o comandante do Destacamento de Trânsito do Porto sublinhou as qualidades do Mercedes-Benz CLS para estas missões da GNR: “Convém ter um veículo que realmente transmita segurança na condução e que tenha uma performance que leve a que a missão seja executada o mais rápido possível e com a maior segurança possível, tanto para os nossos militares, como para os outros cidadãos que circulam nas vias por onde o transporte é feito”.

Rapidez do automóvel

Para além da segurança e fiabilidade, o Mercedes-Benz CLS 350 CDI também se destaca pela sua rapidez, podendo atingir uma velocidade máxima de 246km/h. Ponto importante no transporte de órgãos, já que quanto mais rápida for a viagem, maior será a probabilidade de o órgão chegar em boas condições ao paciente que tanto precisa dele.

O capitão Luís Paulino não poupa elogios a este automóvel, destacando as suas valências para os serviços prestados pela GNR : “Com esta viatura, conseguimos evoluir naquilo que fazíamos com os nossos veículos de patrulha, que eram os veículos normais com que nós executávamos os serviços. Neste caso, conseguimos, de facto, subir de nível e fazer esse serviço de forma mais rápida, eficiente e segura”.

O comandante do Destacamento de Trânsito do Porto da GNR acrescenta ainda que “Grande parte dos serviços de transporte que fazemos é Porto-Lisboa. Portanto, é uma distância de 300 km, que tem que ser feita no mais curto prazo possível. Este veículo, em particular, ajuda a isso”.

Artigo relacionado: 4 sistemas de segurança automóvel que salvam vidas

Missão da GNR em números

Em 2021, a GNR efetuou um total de 277 transportes urgentes de órgãos por todo o país. Segundo Luís Paulino, o Destacamento de Trânsito do Porto ficou em segundo lugar em termos de transportes realizados, o que corresponde a 25 missões completas apenas no ano passado.

Luís Paulino refere ainda que comunicar esta nobre missão é importante para a GNR: “Ao longo dos anos tem-se tentado que a imagem das forças de segurança seja melhorada e que haja um conhecimento por parte da sociedade de que esta é uma missão que nós também desempenhamos e que contribui para que haja vidas salvas e para melhorar aquilo que é a sociedade a funcionar como um todo”

Sobre o Mercedes-Benz CLS:

O Mercedes-Benz CLS (C218) 350 CDI de 2010 ao serviço da Guarda Nacional Republicana para o transporte urgente de órgãos está equipado com um motor 3.0 diesel de seis cilindros com 224 cv de potência, associado a uma caixa de velocidades automática AMG SPEEDSHIFT MCT de sete velocidades.

Segundo dados oficiais da produtora automóvel, este veículo acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 7 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 246 km/h. O consumo médio de gasóleo anunciado é de 7,6 l/100 km.

Leia também:

0 min

Mercedes-Benz CLS 350 CDI o carro salva vidas da GNR

Mercedes-Benz CLS 350 CDI o carro salva vidas da GNR

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional