Carros novos limitador velocidade obrigatório 2022

4 min

Carros novos com limitador de velocidade obrigatório a partir de 2022

Calma! Não é agora que vamos ter a velocidade máxima limitada de forma a cumprir o Código da Estrada – ainda que esse cenário talvez povoe um possível futuro. O que vai acontecer, já a partir do próximo ano, é a introdução obrigatória da tecnologia que permite ao condutor escolher uma velocidade limite.

Mas explique-se por miúdos. Está a ver aquela lista longuíssima de sistemas de segurança que as marcas de automóveis ostentam como se se tratasse de uma oferta? A verdade é que a larga maioria daqueles assistentes são incluídos no carro para respeitar as normas europeias: sem tais tecnologias, não seria possível aos emblemas comercializar os seus modelos na Europa. Por isso é que um mesmo modelo pode ser extremamente seguro no Velho Continente e um poço de problemas noutra parte do mundo, onde as leis não exigem determinadas tecnologias.

Assim, ao passo que a inclusão de airbags começou por ser uma extravagância, hoje a existência daqueles dispositivos que tantas vidas já salvaram é imperiosa. E, no ano que vem, há mais uma série de dispositivos que passarão a ser obrigatórios.

Artigo relacionado: 4 sistemas de segurança automóvel que salvam vidas

Tudo para reduzir, por um lado, o número de acidentes de viação e, por outro, limitar a gravidade dos ferimentos das vítimas quando o acidente não consegue ser evitado. E, claro, reduzir o número de vítimas mortais a zero (atualmente, cerca de 1,3 milhões de pessoas perdem a vida na estrada, seja no papel de ocupante de um carro, seja como ciclista ou peão).

Assente na diretiva 2144 de 2019, a norma entra em vigor daqui a um ano, a 6 de julho, com todos os carros a saírem das linhas de produção com um conjunto evoluído de soluções de segurança.

Configure o seu carro novo no Standvirtual

Entre aquele estará o limitador de velocidade automático que, acionado por defeito quando se liga o carro, vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, impedindo-o de exceder o limite de velocidade. No entanto, o diploma exige que seja “possível desligar a assistência inteligente de velocidade, por exemplo, quando um condutor experimenta falsos avisos ou feedback inapropriado como resultado de condições meteorológicas adversas, marcações de estradas temporariamente conflituosas em zonas de construção, ou sinalização rodoviária enganosa, defeituosa ou em falta”. Ou seja, não afeta a possibilidade de os condutores excederem a velocidade.

Mas há mais: os carros a partir de julho de 2022 terão ao seu dispor um sistema de câmaras de monitorização interna, que avalia constantemente o estado do condutor, lançando o aviso quando deteta sonolência ou sinais de distração. Esta tecnologia pode até bloquear o funcionamento do veículo se se aperceber que o condutor está inapto a assumir o volante.

Outro componente a ser incluído muito importante é o Gravador de Dados de Eventos (EDR), uma espécie de caixa negra, como as que existem nas aeronaves, que poderá ser consultada em caso, por exemplo, de acidente.

Artigo relacionado: Radares de velocidade média chegam em 2021

A lista de sistemas alonga-se com o sistema de manutenção do veículo na faixa de rodagem, com a paragem automática de emergência, cintos de segurança otimizados, tal como vidros, sistemas de aviso na frente e lateral do veículo que detete e avise os motoristas sobre a existência de peões e ciclistas na estrada, o que será particularmente relevante em curvas.

Entre os itens obrigatórios a registar ainda o sistema automático de monitorização da pressão dos pneus e o sistema de câmaras e assistência de marcha atrás, com inclusão de sensores.

Estruturalmente, a referir que a Comissão Europeia exige a integração de barras de proteção de impacto lateral, o que permitirá melhorar a segurança dos ocupantes dos veículos.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional