Mercedes AMG C63 S dispensa V8 sem perder potencia

4 min

Mercedes AMG C63 S disse adeus ao V8, mas não perdeu potência

Ostentar AMG no nome é sinónimo de potência a rodos, o que, até há pouco tempo, na Mercedes, também significava ter um sonoro V8 a debitar as notas. A nova geração do C63 S, porém, deixa o motor de oito cilindros em V no passado e passa a adotar um sistema híbrido plug-in capaz de desenvolver 680 cv.

O sistema do novo Mercedes AMG C63 S E-Performance assenta num motor a gasolina de quatro cilindros que conta com o apoio de um turbo elétrico, uma tecnologia derivada da Fórmula 1 que melhora a resposta ao acelerador. Como qualquer outro turbo, o funcionamento serve-se dos gases da exaustão do motor para gerar pressão na turbina, fazendo-a girar e admitir mais ar frio na admissão. A diferença é que, entre os rotores, está um motor elétrico que obriga o turbo a funcionar mesmo quando a pressão dos gases de escape não chega.

Mercedes c63 S AMG carrinha

À procura de um Mercedes-Benz AMG? Faça uma pesquisa no Standvirtual

Como se isto não chegasse, a Mercedes juntou um motor elétrico de 150 kW, alimentado por uma bateria de 6,1 kWh. Resultado: uma potência combinada de 500 kW (680 cv) e um binário máximo de 1020 Nm que permitem que este monstro de mais de duas toneladas acelere de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. A velocidade máxima está limitada a 250 km/h, mas existe um pacote extra para elevar o limite aos 280 km/h.

Mais potente do que o 4.0 V8 sobrealimentado, que debitava 510 cv e 700 Nm, o novo C63 S E-Performance também é mais eficiente e muito menos poluente. Enquanto o modelo da antiga geração era anunciado com um consumo de 10,8 l/100 km e emissões de 246 g/km de CO2, o vindouro PHEV, com mais 300 quilos, está homologado com um consumo médio de 6,9 l/100 km e emissões de 156 g/km, sendo capaz de percorrer até 13 quilómetros em modo exclusivamente elétrico (números que o deixam de fora de qualquer benefício fiscal).

mercedes c63 s AMG berlina

Na condução, chega pronto a dar cartas com a estreia de um sistema de quatro rodas direcionais, que podem ser conjugadas com oito modos de condução: Electric, que força a condução zero emissões (enquanto a bateria aguentar); Battery Hold, que poupa eletricidade para ser usada em zonas com restrições de emissões; Comfort, que conjuga os dois sistemas de forma a proporcionar uma condução prazenteira sem excessos; Slippery, que proporciona tração adicional em condições de neve e gelo; Individual, que permite que o condutor escolha cada um dos parâmetros à sua medida; e, por fim, três modos para explorar todos os pergaminhos do desportivo. Em modo Sport, a capacidade de resposta do carro aumenta ao mesmo tempo que a direção e a aceleração se tornam mais diretas; no Sport+, as configurações do modo Sport são levadas extremo; e Race, que transforma o automóvel num carro de corridas, capaz de mudanças de velocidade rápidas, respostas bruscas, além de uma direção e suspensão mais reativas.

A transmissão é automática de nove velocidades, sendo que o motor elétrico conta com uma caixa de duas marchas, e os travões foram revistos para uma maior eficácia.

novo mercedes c63 s amg interior

Disponível nas configurações de berlina e carrinha, o AMG C63 S E-Performance distingue-se facilmente da restante família dos Classe C graças a um para-choques desenhado para impor uma presença agressiva na estrada e a traseira exibe quatro grandes saídas do escape.

Além disso, em comparação ao Classe C, o desportivo é mais comprido e largo em cerca de cinco centímetros, com ganhos também na habitabilidade.

O novo Mercedes AMG C63 S E-Performance chega apenas em 2023, não havendo ainda data marcada para o arranque da sua comercialização nem preços.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional