mercedes amg one pronto para entrega

5 min

O Mercedes-AMG One está finalmente pronto para entrega

Desde o nascimento da Fórmula 1 que os engenheiros sonham em trazer a tecnologia das corridas para a estrada. Agora, com o Mercedes-AMG One, o sonho passou a ser uma realidade.

Após quase cinco anos de espera desde o lançamento do protótipo “Mercedes-AMG Project One”, o fabricante automóvel alemão lançou agora a versão final do supercarro. O Mercedes-AMG One vem equipado com um motor de Fórmula 1 V6 híbrido com 1063 cv e acelera dos 0 aos 200km/h em nada mais, nada menos, do que 7 segundos.

O supermotor do super Mercedes-AMG One

Mercedes-AMGOnefrente
Mercedes-AMGOneinterior
Mercedes-AMGOnemotor
Mercedes-AMGOnepista
Mercedes-AMGOnetecnologiainterior
Mercedes-AMGOneportas
Mercedes-AMGOnestandvirtual
Mercedes-AMGOnetraseira
Mercedes-AMGOnevistasuperior
Mercedes-AMGOnevolante

previous arrow
next arrow

O supercarro é constituído por um motor de combustão interna e quatro motores elétricos, culminando numa potência combinada de 1063 cv. Conta também com um motor a gasolina híbrido com 6 cilindros de 1,6 litros com turbo elétrico, quatro árvores de cames, injeção direta e turbocompressão dos gases de escape único. O motor chega sem dificuldade até as 11.000 rpm, sendo uma caraterística única dos veículos de estrada, porém mantém-se intencionalmente abaixo do limite de rotações da Fórmula1 de forma a garantir uma vida útil mais longa.

Quanto aos motores elétricos, um está integrado no turbocompressor dos gases de escape e tem 122 cv, outro encontra-se diretamente no motor de combustão interna, estando montado na cambota com 163 cv, e os restantes dois motores impulsionam as rodas dianteiras, oferecendo uma potência combinada de 326 cv.

Artigo relacionado: A evolução dos motores de Fórmula 1

O AMG mais rápido de sempre

Com o Mercedes-AMG One é possível chegar dos 0 aos 100km/h em apenas 2,9s, com a função Race Start, que possibilita chegar dos 0 aos 200km/h em menos de 7s e os 300 km/h são atingidos em apenas 15,6s.

Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 352km/h, ultrapassando os 344km/h conseguidos pelo Mercedes-Benz CLK GTR, tornando o Mercedes-AMG One o modelo mais rápido de sempre da marca.

Segundo Dieter Zetsche, Presidente do Conselho de Administração da Mercedes-Benz Group AG e Diretor da Mercedes-Benz Cars “Para nós, o desporto motorizado não é um fim em si mesmo. Numa competição renhida, desenvolvemos tecnologias que podem, posteriormente, beneficiar também os nossos veículos de série. Agora utilizamos as experiências e os sucessos de três vitórias nos campeonatos mundiais de construtores e de pilotos para trazer a tecnologia da Fórmula 1 para a estrada – no Mercedes-AMG ONE”.

Afinação para todos os gostos:

A aerodinâmica ativa, que é controlada hidraulicamente, permite três afinações:

  • Highway – Destinada para a utilização geral, com a grelha ativa do guarda-lamas fechada, as abas dianteiras estendidas e asa traseira recolhida;
  • Track – Assegura até cinco vezes mais força descendente, devido às abas dianteiras dobradas, à grelha ativa aberta, a asa traseira totalmente estendida e a suspensão rebaixada em 37 mm e 30 mm atrás;
  • Race DRS – Diminui a carga aerodinâmica até 20%, dando a possibilidade ao condutor de ultrapassar outros automóveis antes de chegar à curva seguinte. (Esta afinação é desligada automaticamente assim que o condutor trava ou caso seja detetada uma aceleração lateral.

Seis modos de condução distintos

Se for um dos sortudos donos de um Mercedes-AMG One, terá ao seu dispor seis modos de condução:

  • Race Safe: operação normal com prioridade ao uso de motores elétricos;
  • Race: operação híbrida com motor de combustão sempre em funcionamento para manter a autonomia elétrica;
  • EV: modo 100% elétrico;
  • Race Plus: funcionamento híbrido, recorre à aerodinâmica ativa e reduz a altura ao solo;
  • Strat 2: oferece a potência máxima, reduz ao máximo a altura ao solo, recorre à aerodinâmica ativa e endurece a suspensão;
  • Individual: o condutor define os seus próprios parâmetros.

Artigo relacionado: Acha que conseguia conduzir um Fórmula 1?

Uma revisão milionária

Os motores da Fórmula 1 são conhecidos por não aguentarem muito, necessitando de serem “recondicionados” a cada 50.000 km. Não se trata de uma revisão ao automóvel, mas sim de um “recondicionamento” onde o objetivo passa por substituir peças do “motor velho” de forma que o motor possa percorrer mais 50.000 km novamente. O preço irá variar de acordo com o estado do motor, no entanto a Mercedes estima que o valor possa atingir os 850.000€.

Para quando?

A Mercedes vai produzir 275 unidades, no entanto já todas foram vendidas, mesmo apesar do seu preço ser 2,54 milhões de euros. Pelo menos uma das unidades sabe-se que vem para Portugal.

Segundo a marca, as primeiras unidades devem começar a ser entregues ainda em 2022 e o supercarro vai fazer a primeira aparição para o público no Goodwood Festival of Speed que se vai realizar entre os dias 23 e 26 de junho.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional