Hyundai Kauai Elétrico faz 1026 kms

4 min

Hyundai Kauai Electric faz 1026 kms com uma só carga

O sucesso do carro elétrico permanece ligado à sua autonomia. Bom… Não só: o tempo de carregamento ou o preço são fatores que desencorajam a compra. No entanto, é a autonomia que cria mais resistência entre os possíveis clientes. E é por isso que algumas marcas apostam em chegar mais longe com uma única carga. É o caso da Hyundai que colocou três modelos Kauai à procura de um recorde. O objetivo: mil quilómetros com um só carregamento.

A meta era difícil de alcançar, até porque qualquer um dos veículos usados era igual a qualquer outro saído da linha de montagem da marca sul-coreana. No caso, os Kauai possuem uma bateria de 64 kWh, o que lhes permite, de acordo com o ciclo WLTP, reclamar uma autonomia de 484 quilómetros, com um consumo médio homologado de 14,7 kWh/100Km. Mas isto são números para uma condução regular – e, nesta prova, o conceito regular foi posto de lado.

Carros elétricos: na poupança está o ganho

É certo que na teoria os técnicos já tinham concluído que seria possível atingir uma autonomia de entre 984 e 1066 quilómetros. Mas não havia conhecimento prático suficiente para ter a certeza da possibilidade de atingir esses números. Por isso, nada foi deixado ao acaso.

Artigo relacionado: Carros elétricos com maior autonomia: 7 modelos para todos os gostos

“Conduzir de forma a poupar energia exigiu concentração e paciência”, explicou a marca, adiantando que as três equipas que competiram entre si no circuito EuroSpeedway Lausitz – uma equipa da conceituada revista Auto Bild, uma com técnicos do Departamento do Pós-venda da Hyundai Motor Deutschland e outra com membros do Departamento de Comunicação e Marketing de Produto – foram trocando de carro ao longo da prova de três dias.

Qualquer uma das equipas decidiu manter o ar condicionado desligado assim como o sistema de entretenimento – apenas a luz de condução diurna permaneceu ligada, de modo a cumprir com os requerimentos legais de condução.

Devagar se chega ao longe

Para reduzir o consumo de energia do automóvel e esticar a autonomia, o controlo sobre o pé do acelerador foi essencial: após os 1000 quilómetros, a velocidade média das equipas era de entre 29 e 31 km/h. Valores aparentemente baixos, mas em linha com o que se observa nas grandes cidades nas horas de ponta (além de ser a velocidade limite já em muitas zonas residenciais).

“Com este teste, o Kauai Electric demonstrou o seu potencial e eficiência como um SUV de estilo de vida ecológico”, considerou o diretor executivo da Hyundai Motor Deutchland, Jürgen Keller. Mas, mais importante, os resultados corroboram “a sua aptidão para o uso diário” – ou seja, mostram que é possível a uma velocidade urbana não ter qualquer angústia provocada pela autonomia.

Uma aventura de 35 horas

A aventura iniciou-se com a verificação dos três veículos, para que qualquer um dos carros na prova tivesse exatamente as mesmas condições dos restantes, mas também para descartar qualquer manipulação do resultado: os peritos compararam os odómetros e selaram a interface dos diagnósticos de bordo, bem como a aba de segurança sob o tablier e sobre a rampa de carga no para-choques dianteiro.

 

Quanto custa um Hyundai Kauai elétrico?

 
Depois, deu-se a partida, com as equipas a conduzirem com extremo cuidado durante quase 35 horas, repartidas por três dias. “A missão de autonomia mostrou-nos que as baterias de alta voltagem e a potência dos equipamentos eletrónicos do Kauai Electric funcionam muito bem juntos”, afirmou Juan Carlos Quintana, responsável de Relações Públicas da Hyundai Motor Deutschland. “Também é significativo que os três carros de teste tenham alcançado quase o mesmo número de quilómetros. Isto representa uma dispersão de produção extremamente baixa.”

Outra descoberta importante durante o teste, descreve-se em comunicado, foi o facto de o indicador do nível de carga do Kauai Electric ser muito fiável.

Os SUV só pararam por estarem sem energia exatamente a partir dos 1018,7, 1024,1 e 1026,0 quilómetros, tendo sido registados consumos de 6,28, 6,25 e 6,24 kWh/100Km, respetivamente.

“Este automóvel, orientado para um estilo de vida moderno e ecológico, combina o design atrativo de um SUV compacto com as vantagens ecológicas de um veículo elétrico”, sintetizou o presidente e CEO da Hyundai Motor Europe, Michael Cole.


Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional