Cupra Tavascan elétrico nascido para a era da digitalização

3 min

Cupra Tavascan, elétrico nascido para a era da digitalização

Nascida em 2018, a Cupra, nascida a partir da divisão mais apimentada da Seat, tinha desde o arranque produtos para mostrar. Afinal, bastou-lhe agarrar em modelos consolidados da marca espanhola e dar-lhes uma nova roupagem e afinação correspondente.

Mas, depois do Cupra Ateca e do Cupra Leon, começaram a surgir “originais” que pareceram granjear desde logo um lugar distinto para o recém-criado emblema: primeiro, com o Formentor; depois, com o Born. Em ambos os casos, o espírito de irreverência reclamado pela Cupra, do Grupo VW, foi desde o primeiro instante reconhecido. E a marca repete a receita com o vindouro Tavascan.

Cupra Tavascan lado

Interessado num Cupra novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual Novos

Elegante e tribal

O Tavascan é um SUV de estilo coupé, que prima pelas linhas elegantes e desportivas, com o tejadilho a cair a partir do pilar B até ao “spoiler” traseiro e a dianteira a ser iluminada de forma única: os faróis exibem três pontos de luz triangulares, a remeterem para conceitos tribais, e o logotipo, no nariz do capot, surge iluminado.

Com 4,64 metros de comprimento, cerca de 20cm a mais que o Formentor, o automóvel que assenta na plataforma MEB do Grupo VW para modelos 100% elétricos, fica a meio caminho entre os compactos e os grandes SUV e será construído em Anhui, na China.

Cupra tavascan pneus

Distinto e digital

Se por fora sobressaem as linhas dinâmicas, no interior do habitáculo nota-se o esforço para que não passe despercebido, a começar por uma coluna central a formar um T, criando espaços tanto para o condutor como para quem se sentar ao seu lado que mais parecem casulos.

Em destaque, há um ecrã de 15 polegadas para gerir o infoentretenimento e que integra o sistema Human Machine Interface (HMI), localizado no topo do tablier, e vários apontamentos em cobre que contrastam com superfícies cromadas.

Cupra tavascan interior

A Cupra salienta que o Tavascan irá proporcionar uma experiência imersiva no mundo digital, com um ecrã de instrumentação de 5,3 polegadas e um “head-up display” de realidade aumentada. Já o sistema de som é uma estreia na Cupra: assinado pela Sennheiser, conta com 12 altifalantes.

Autonomia até 550km

O Cupra Tavascan chegará em 2024 com duas versões: uma, Endurance, com motor a produzir 210 kW (286 cv) e outra, VZ (de veloz), com dois engenhos a trabalharem em conjunto para debitarem 250 kW (340 cv), com um impressionante binário máximo de 679 Nm.

De referir que o Tavascan VZ, com um motor montado por eixo, beneficiará de tracção traseira e será capaz de acelerar de 0 a 100km/h em 5,6 segundos.

Cupra tavascan logo

Artigo recomendado: Cupra: uma história de emancipação automóvel

As duas mecânicas serão servidas por uma bateria com capacidade útil 77 kWh, que proporcionará autonomias distintas: o Endurance é anunciado com uma autonomia de 550 quilómetros; o VZ, 520 quilómetros.

A bateria terá capacidade para receber carga a uma potência de até 135 kW, o que significa que em 30 minutos será possível ir dos 10 aos 80%. Mais interessante: diz a marca que em meros 7 minutos recupera-se energia suficiente para percorrer 100 quilómetros.

Novo Cupra tavascan

O Cupra Tavascan deverá chegar aos mercados ao longo de 2024 e a marca não irá ficar por aí: algum tempo depois espera-se o lançamento do Terramar, de 4,5 metros, e do UrbanRebel, utilitário com uma forte vertente citadina que promete revolucionar o segmento.

Leia também:

0 min

Cupra Tavascan elétrico nascido para a era da digitalização

Cupra Tavascan elétrico nascido para a era da digitalização

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional