Cupra uma história de emancipação automóvel

4 min

Cupra: uma história de emancipação automóvel

O que começou por uma investida nas provas de desporto automóvel, tornou-se nome dos Seat produzidos para a estrada mais aguerridos e, depois, designação de marca própria, com o seu próprio espírito e missão.

Para uma marca nascida em vésperas de pandemia, a Cupra tem tido uma receção calorosa do mercado. O segredo pode estar no nome, sinónimo há muitos anos de genica e desportividade, já que era a designação usada, desde a década de 90 do século passado, pelos topos de gama da Seat, marca com mais de sete décadas de existência.

Aliás, o desporto automóvel está literalmente inscrito no seu nome: Cup Racing foi usado no Ibiza Cupra, feito para celebrar a vitória da empresa espanhola no Campeonato do Mundo de Ralis FIA de 2 litros de 1996.

Além disso, a marca jogou pelo seguro, começando por pegar num modelo da Seat, configurando-o à sua maneira. O Cupra Ateca, o primeiro modelo a ostentar o novo emblema tribal, misturou os ingredientes necessários para se afirmar como um carro totalmente diferente do Seat Ateca, passando a ser mais rápido, ao mesmo tempo que se tornou capaz de enfrentar pistas de velocidade, troços de rali e estrada.

Interessado num Cupra? Faça uma pesquisa no Standvirtual Novos

Até que, um ano após o arranque das operações, mostrou verdadeiramente ao que vinha. O Cupra Formentor fez furor no Salão Automóvel de Genebra, em 2019, e não desapontou depois de se ter feito à estrada, ao mesmo tempo que a marca pegava noutro modelo icónico da Seat, o Leon, nas variantes hatch e Sportstourer, e colocava-o ao serviço do elemento tribal.

A democracia do Formentor

Com a robustez de um SUV e características de um desportivo agressivo, sobretudo nas declinações VZ (de veloz), de 245, 310 e 390 cv, as duas últimas com quatro rodas motrizes, o Cupra Formentor mostrou com distinção ao que a Cupra vinha, ao mesmo tempo que não desprezou a utilidade e funcionalidade.

Foi a pensar em captar outros públicos, não tão importados com a potência (ou com menos dinheiro para a pagar, que a Cupra equipou o seu primeiro automóvel com mecânicas de 150 (gasolina e gasóleo) e 190 cv (gasolina), mais realistas, cavalgando ainda uma onda ambiental, com os híbridos de ligar à corrente, com 204 e 245 cv, com uma autonomia elétrica de 50 quilómetros, o que, em Portugal, faz com que fiquem em linha com o enquadramento fiscal que dá direito a benefícios.

No caso do Leon, adoptou as mesmas mecânicas, apurando-o para que incorporasse um ADN diferente, não obstante o nome.

Mas claro, para o que a Europa exige, não chegava à Cupra ter uma gama com eletrificados. Até porque, sendo uma marca recém-nascida, precisa de ter no seu ADN energias verdes bem vincadas. O que, dizem os críticos, é um problema: ser desportiva e eléctrica em simultâneo.

Artigo recomendado: Conheça o CUPRA Leon

Born, nascido elétrico

A resposta às premissas que dominarão o Velho Continente daqui a 20 anos, chegou com o Cupra Born, um 100% elétrico que, não tendo as credenciais mais afoitas (pode ser configurado com 204 o 231 cv), chegou cheio de alma, genica e agilidade.

A partilhar plataforma e vários outros componentes com o Volkswagen ID.3, o Born é também um hatchback de cinco portas e cinco lugares, trabalhado visualmente para se apresentar como um desportivo, inclusive na baixa altura ao solo que faz com que quem se senta aos seus comandos tenha a sensação de estar a conduzir um kart.

A evolução continua, com o desenvolvimento do Cupra Tavascan, um concept de um SUV coupé com propulsão 100% eléctrica, mas também com o Cupra Terramar, um SUV de 4,5 metros, a ser lançado em 2024, e que, à semelhança do Formentor, será servido com mecânicas térmicas e híbridas plug-in.

Em 2025, chegará o UrbanRebel, que assentará na plataforma MEB Small, que é a utilizada pelo Grupo Volkswagen para os seus pequenos automóveis eléctricos e que ficará um degrau abaixo do Born, com um comprimento similar a um Ibiza (segmento B).

Enquanto isso não acontece, a Cupra não dorme à sombra do seu crescimento meteórico e vai deixando sementes em vários mundos, como o do futebol, sendo uma das patrocinadoras oficiais do Futbol Club Barcelona.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional