Stand de motas

4 min

Como escolher a moto certa para mim?

O visual da nova moto é sem dúvida o fator que o vai fazer apaixonar-se por ela, mas momento da compra, há muito mais para ter em conta. Cada caso é um caso e escolher a moto certa é o primeiro passo do processo para uma compra segura, e sobretudo, feliz.

Como escolher a mot0 ideal: o passo a passo

1. Custos e Orçamentos

É importante ter noção do orçamento disponível quando pensamos em comprar uma moto. Ao valor da moto ainda teremos de adicionar custos fixos de revisões, manutenção, peças de reposição, consumo de combustível e seguro, entre outros. Antes de ver opções muito extravagantes é bom definir antes “quanto estou disposto a pagar pela minha nova moto”.

Veja as melhores motos à venda em Portugal

2. Necessidade e Uso

No fundo, grande parte de nós sonha com aquelas roadtrips ao fim-de-semana pela costa portuguesa, mas será esse o uso mais frequente que vamos dar à nossa moto? Qual é o nosso objetivo? Urbano ou rural, sozinho ou a dois?

Uma moto para viagens longas não será a mesma para percursos curtos dentro da cidade. É essencial pensarmos que tipo de moto precisamos e qual o uso que lhe queremos dar antes da compra.

3. Experiência de condução

Este fator, por mais discutível que seja, tem um peso muito grande na compra da tua nova moto. Confirma-se: motos de alta cilindrada não são a melhor opção para condutores inexperientes (principalmente em meio urbano).

É melhor desenvolver experiência num modelo menos robusto, trabalhar equilíbrio, conhecimento do trânsito e aprender o comportamento da moto antes de investir recursos em mais potência e velocidade.

4. Porte e estatura

Homem a colocar o capacete

Não há que enganar. Nem todas as motos funcionam para todo o tipo de estaturas: muito dificilmente alguém com mais de 1,80m vai estar bem numa scooter, e uma pessoa de estatura inferior não se vai sentir confortável num modelo street mais alto.

É importante comprar um modelo que seja confortável, em que os pés toquem levemente no chão (no momento das paragens), os joelhos estejam confortáveis e os braços levemente flexionados. Não há melhor forma de confirmar este ponto do que fazendo um test-drive antes da compra.

5. Nova ou Usada

Se ao comprar uma moto nova temos a garantia de fábrica, uma usada, dependendo do caso, consegue dar-nos uma qualidade semelhante por um preço muito inferior.

6. Estado de compra de usadas

No caso de compra de uma moto usada, a melhor opção será sempre ter uma avaliação com um mecânico de confiança. Contudo, se quisermos confiar nas nossas capacidades, podemos sempre tirar algumas conclusões do estado da moto que estamos prestes a comprar.

Muitos mecânicos confirmam: é praticamente impossível desmontar o motor de uma moto sem deixar marcas nos componentes. Estas marcas revelam se houve reparações e podem desvendar eventuais problemas que o vendedor esteja a esconder.

Porcas diferentes na mesma peça em metal mais novo, sinais de ferramentas em parafusos, cicatrizes de soldagem no cárter – qualquer sinal que pareça estranho deve ser esclarecido com o vendedor antes da compra.

Há que dar uma atenção especial ao estado do motor, que se consegue analisar através do test drive e consistência do óleo, e verificar os acessórios mais usados – pedaleira e manetes de freio, que podem revelar sinais de acidente.

Tudo isto é relativo e depende sempre dos casos, motos e vendedores. Contudo, ter atenção a estes pormenores é essencial no ato de compra. É bom garantir, caso não consigamos levar um mecânico ou amigo experiente, que estamos preparados para uma análise correta e confirmar se o preço que nos estão a pedir é, de facto, o justo.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Saiba tudo sobre o DUA (Documento Único Automóvel)

Antes de ficar a par das suas especificidades e características, é essencial que compreenda em que consiste este documento: o DUA agrega e funde a…

Como obter um check-up antes de comprar um carro usado.

Todos sabemos que comprar um carro usado acarreta alguns riscos adicionais. A compra de automóveis em concessionários garante a qualidade do veículo comprado, contudo, no…

Vai comprar um usado? Estes são os 6 erros mais comuns

Comprar carros em segunda-mão é uma alternativa que permite poupar bastante. Em Portugal a compra de carros usados é duas vezes superior à compra de…

7 dicas para vender o carro mais rápido

Embora a venda dos carros novos tenha subido 10,7% no primeiro semestre de 2018 (em relação ao período homólogo do ano anterior), comprar carros usados…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional