Fatores que afetam o valor dos carros usados

6 min

Fatores que afetam o valor dos carros usados

Vender um carro usado é muitas vezes um momento de frustração. É que quem pretende vender estabelece um valor mental, mas é quase garantido que a realidade lhe apresenta propostas mais magras. Afinal, como é possível oferecerem-lhe um valor tão inferior ao que pagou na compra?

Quais são os fatores que podem prejudicar o valor do seu carro usado?

Historial de acidentes

Hoje em dia é muito fácil saber, através da matrícula, se um veículo já sofreu algum acidente (por exemplo, recorrendo ao seu mediador de seguro). Nesse caso, o valor tende a descer, ainda que a reparação tenha sido feita da melhor forma. Note-se que o registo existe quando houve participação do sinistro ao seguro, mas há situações em que estes não são participados e, nessas situações, torna-se mais difícil descobrir se está perante um automóvel que já sofreu um acidente. Por isso, deve observar a carroçaria com atenção à procura de pintura/retoque recente.

Artigo relacionado: Como saber se um carro já teve acidentes

Aspeto geral

Se há um bom exemplo de que “os olhos também comem” é nos automóveis. Um carro com uma aparência desmazelada vai certamente perder valor. Por isso, no mínimo, lave bem o seu usado – por dentro e por fora –  e, ainda no âmbito das coisas que pode fazer em casa, proceda ao polimento da carroçaria. É simples e nunca falha: um carro com bom aspeto seduz mais facilmente o comprador.

Artigo relacionado: Lavar o carro corretamente: saiba como fazê-lo

Avarias

Muitas vezes as pessoas optam por vender os carros porque estes têm uma avaria mais complicada e cara de resolver ou, mesmo quando ainda não a tem, já foram alertados pelo mecânico que a mesma irá surgir dentro de poucos quilómetros. Como não podia deixar de ser, uma viatura nestas condições sofre uma depreciação.

Buy back – carros usados por empresas de aluguer

Portugal é um país turístico e por isso temos muitos usados à venda que pertenceram a empresas de rent-a-car. Os construtores vendem carros aos rent-a-car, mas o contrato exige que os comprem de volta (daí a expressão buy back). Por este motivo, nos concessionários das marcas e nos stands abundam os buy back, propostas que, apesar de por norma terem baixas quilometragens, têm menor valor tendo em conta o seu passado. Foram conduzidas por todos os tipos de condutores e, entre eles, houve, por certo, quem não tivesse o mínimo cuidado na sua utilização.

Lei da oferta e da procura

Como em muitos produtos, há aqueles que são mais cobiçados pelos compradores (por exemplo, os SUV estão na moda nesta altura). Neste contexto, um modelo sem grandes atributos e com muitas unidades espalhadas pelo mercado de usados vai valer menos. Também pode suceder modelos com poucas unidades em 2ª mão terem, na mesma, baixa procura. O ideal é que o carro que quer vender após uns anos de uso tenha inúmeros interessados em adquiri-lo e escasseiem exemplares do mesmo modelo.

 

Vai vender o seu carro? Anuncie-o no Standvirtual

 
Carro de garagem

Existe o chavão clássico do vendedor de seriedade duvidosa que garante que o automóvel usado pertencia a “uma senhora de idade que praticamente não o tirava da garagem”. Chavões à parte, Portugal tem um sol inclemente e um carro que passou a sua existência sempre no exterior apresenta alguns sinais de alteração dos materiais (em particular, os plásticos e tecidos do habitáculo), pelo que será menos valorizado.

Histórico de manutenção

Pode parecer incrível, mas há pessoas que a única “manutenção” que proporcionam ao seu carro passa por acrescentarem óleo ao motor quando o painel de instrumentos assinala a falta deste. Ou seja, nem sequer fazem o básico, que é mudar o óleo e o respetivo filtro. A manutenção feita a tempo e horas, de preferência no representante oficial da marca e com os respetivos comprovativos, valoriza a viatura. Na proporção inversa, a ausência deste histórico retira valor ao usado.

Artigo relacionado: Tudo o que precisa saber sobre manutenção automóvel

Idade e número de quilómetros

São os fatores mais conhecidos que depreciam um automóvel, por mais reputado, procurado ou premium que seja. Salvo raras exceções, a regra não varia: a quilometragem e a idade sobem e o valor do carro desce. O efeito faz-se sentir mesmo em carros com poucos anos e muitos quilómetros, ou em carros com poucos quilómetros, mas mais idosos.

Nacional ou importado?

O mais certo é já ter reparado que há vendedores de carros em segunda mão que destacam como argumento de venda o facto de um veículo ser “nacional”. Os importados usados são muitas vezes vistos como carros com elevadas quilometragens, que enfrentaram invernos mais rigorosos do que os nossos e por vezes até com especificações diferentes dos que são vendidos cá. Tudo fatores que os tornam menos valiosos e apelativos. Por outro lado, é necessário reconhecer que é possível comprar carros usados importados por valores bem mais competitivos do que os pedidos pelos “nacionais”.

Artigo relacionado: Comprar carro importado: vantagens e desvantagens

Problemas crónicos

Por vezes, quem procura um carro por segmento surpreende-se por haver modelos bem mais em conta do que outros com caraterísticas parecidas. A diferença deve-se ao facto de haver determinadas propostas mais problemáticas (leia-se, mais dadas à ocorrência de avarias…). Os profissionais sabem quais são esses carros e eles estão condenados a preços mais baixos. Um dos motivos que leva os comerciantes a atribuir menos valor a estes usados é a perspetiva de possíveis reparações futuras, que terão de ser cobertas através da garantia.

 

Vai trocar de carro? Faça uma pesquisa no Standvirtual

 
Tipo de uso

Qualquer pessoa que compra um usado sente curiosidade em saber qual é o histórico da viatura. Como é fácil de perceber, veículos que foram submetidos a utilizações extremas ou intensas – por exemplo, um modelo desportivo muitas vezes levado ao limite ou um jipe com muitos quilómetros em todo-o-terreno mais radical – irão apresentar um valor mais baixo.


Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional