2035 marca o fim dos veículos a combustão

4 min

O consumo dos veículos elétricos na rede elétrica

Um dos mitos que mais se propaga sobre a mobilidade elétrica é que a massificação dos carregamentos de veículos elétricos colapsará a rede elétrica que fornece energia às habitações e indústria.

De acordo com analistas da Bloomberg, isso não acontecerá, pois, o impacto da mobilidade elétrica, mesmo no seu pico máximo de utilização, será uma pequena parte do consumo global de eletricidade.

Para as suas estimativas, a Bloomberg considerou casos reais em diferentes locais. Um dos exemplos mais paradigmáticos ocorre na Noruega, onde 80% das vendas são de veículos elétricos e a frota destes já chega aos 20% na estrada.

E como aumentou o consumo na rede? De acordo com dados do governo norueguês, o aumento do consumo de eletricidade do país foi de apenas em 1,4%. Um consumo de eletricidade onde a climatização e a indústria ocupam maior relevo, e onde a mobilidade elétrica representa uma pequena parcela dos consumos.

Dados da Bloomberg mostram que até o final do ano de 2022 haverá um total de 27 milhões de veículos elétricos no mundo, que juntos exigirão 60 TWh de eletricidade se todos usarem a rede elétrica, e sem contar com os que podem ter instalações com autoconsumo fotovoltaico (que vão crescer cada vez mais).

Parece um número significativo de veículos, mas na verdade representa apenas 0,2% da procura global de eletricidade em 2022. Uma frota que consumiria a mesma energia de uma cidade-estado como Singapura.

 

 

 

 

Analisando o caso atual da rede pública de carregamento em Portugal, segundo o portal MOBI.Data, constata-se que o consumo simultâneo dos carregamentos nunca foi além de 25% da potência total instalada e reservada para todos os quase 6.000 postos da mesma.

 

Tendo em conta as previsões para a massificação de veículos elétricos nas próximas duas décadas, os números também não parecem preocupantes, pois as previsões da Bloomberg indicam que até 2040 haverá entre 730 milhões e 1000 milhões de veículos elétricos no mundo, que por sua vez, aumentará o consumo de energia global de eletricidade de 7% a 9%.

Se adicionarmos os veículos mais industriais, como de longo curso ou autocarros, mesmo que carregados exclusivamente pela rede elétrica, a procura total de eletricidade situar-se-ia entre 11% e 15% do total.

A Bloomberg estima até onde poderíamos ir no caso mais extremo, onde entre 90 e 100% dos veículos na estrada serem elétricos até 2050, o que levaria a um aumento do consumo de eletricidade de 27%.

Não podemos esquecer ainda que a implementação gradual da mobilidade elétrica permitirá às empresas de energia atualizar e modernizar as suas redes de distribuição e sistemas de produção, planeando e ajustando estes cenários com ações de incentivo, como o consumo em horas de menos procura (período vazio de planos bi-horários), ao reforço nos sistemas de distribuição locais assim como a massificação do autoconsumo privado e comunitário (CER – Comunidades de Energia Renovável).

Todos estes fatores aumentarão a eficiência e a democratização do ecossistema da produção e consumo de energia, principalmente de fontes renováveis, e no qual os veículos elétricos passam a fazer parte no papel de armazenamento distribuído desta energia.

Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional