Tipos de gasolina disponíveis no mercado

6 min

Conheça os vários tipos de gasolina disponíveis no mercado

Enquanto alguns veículos podem beneficiar com a utilização de uma gasolina com elevado índice de octanas (como é o caso de certos modelos desportivos, que só devem consumir gasolina 98), a maioria dos condutores consegue economizar dinheiro no momento de abastecer se optar por uma gasolina 95 simples, ou seja, que não é considerada premium nem dispõe de aditivos melhoradores das suas características.

O que são as octanas?

Mas, antes de mais, o que é o índice de octanas? Pode dizer-se que é uma medida da estabilidade do combustível. Um índice de octanas mais elevado significa maior estabilidade. Por outras palavras, indica a resistência da gasolina à pré-ignição e a capacidade que tem para resistir a “batidas” ou “pingos” durante o processo de combustão. Sons estes que provêm da mistura ar-combustível detonada prematuramente no motor.

Os motores de combustão interna comprimem uma mistura de ar e combustível, que é inflamada por uma faísca. Sob certas condições, essa mistura pode inflamar cedo, criando um som de “batida” no motor. Os veículos mais recentes estão equipados com sensores que impedem a pré-ignição e evitam a audição deste som, o que não acontece nos automóveis mais antigos.

A classificação do índice de octanas de uma gasolina calcula a média de dois métodos de teste: o número de octanas de pesquisa (RON) em condições de marcha lenta e o número de octanas do motor (MON) a velocidades mais elevadas. A fórmula poderá estar visível nos postos de abastecimento (R+M)/2.

Descubra os carros a gasolina à venda no Standvirtual

Regra número um

A regra fundamental da manutenção de qualquer veículo é seguir as recomendações do fabricante que constam no manual do proprietário. Neste, estará, também, indicado o nível mínimo de octanas para o veículo e se a gasolina premium é recomendada ou necessária.

Os veículos que requerem combustível premium ostentam, regra geral, um sinal de aviso na tampa do depósito de combustível. Por vezes, até no indicador do nível de combustível no painel de instrumentos, lembrando os condutores sobre qual o combustível correto que devem utilizar.

O condutor deve seguir as indicações que o fabricante do veículo descreve no manual do proprietário, prestar atenção no momento de abastecer no posto e escolher o combustível certo para o seu carro.

Combustível com elevado índice de octanas pode ser necessário para motores com taxa de compressão mais alta ou sobrealimentados, de modo a forçar a entrada de mais ar nos cilindros.

Esta utilização permite que motores de elevado rendimento produzam mais potência a partir da mistura ar-combustível comprimida. Motores com taxa de compressão mais elevada podem requerer combustível com maior índice de octanas para garantir que a mistura não inflama mais cedo do que o ideal.

Por outro lado, a utilização de combustível com índice de octanas inferior ao recomendado pelo fabricante do veículo pode reduzir o desempenho do motor. Com o tempo, não seguir as diretrizes especificadas para a gasolina pode causar danos no motor e no sistema de controlo de emissões. E pode até levar à perda da garantia do fabricante do veículo.

Fazer misturas é prejudicial?

Se o seu carro foi projetado para utilizar gasolina com índices regulares de octanas, pode escolher com segurança uma gasolina superior. Contudo, em condições normais de condução, existe pouco ou nenhum benefício em optar por um combustível com um nível de octanas superior ao recomendado.

No entanto, se tiver um carro mais antigo que faz o tal som de “batida” do motor, encher o depósito com gasolina premium durante alguns reabastecimentos pode resolver esse problema.

Também não há motivo para entrar em pânico se encher o depósito sem querer com uma gasolina com índice de octanas inferior ou superior ao recomendado pelo fabricante do veículo. Já motivo de preocupação, é a colocação de gasóleo no depósito de um veículo a gasolina ou bombear gasolina quando o carro requer gasóleo.

É difícil, mas não impossível, colocar gasóleo num depósito destinado a gasolina. Até porque as cores das pistolas de combustível dos postos de abastecimento são diferentes: verdes no caso da gasolina; pretas no que ao gasóleo diz respeito.

Depois, os próprios bocais dos depósitos de gasolina dos veículos não são compatíveis com o formato dos bicos das pistolas de gasóleo dos postos de abastecimento. E vice-versa. Por outras palavras, uma pistola de gasóleo não entra no bocal de um depósito de gasolina.

Artigo relacionado: Abasteci o carro com o combustível errado. E agora?

Colocar gasóleo acidentalmente no depósito de gasolina do veículo exigirá que o carro seja transportado de reboque para uma oficina para drenar e limpar o circuito de combustível do motor.

Da mesma forma, ter gasolina num motor a gasóleo pode causar danos na bomba de combustível, no filtro e nos injetores. Quanto maior for a quantidade de combustível errado que se colocou, mais sério se tornará o problema.

Tipos de gasolina disponíveis em Portugal

Em Portugal, os condutores têm à sua disposição três tipos de gasolina: 95 simples, 95 aditivada e 98, sendo esta a mais cara das três. E sempre que vir um veículo com a inscrição FlexFuel, saiba que este está equipado com um motor preparado para consumir gasolina ou E85 (combustível composto por 85% de etanol e 15% de gasolina).

A utilização de gasolina de qualquer nível de octanas num veículo FlexFuel é aceitável. No entanto, colocar E85 num carro que não foi projetado para tal pode ser prejudicial.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional