Carros mais económicos gasolina

6 min

Os 5 carros a gasolina mais económicos em Portugal

Durante anos, habituámo-nos a que entre o consumo médio anunciado por um fabricante e o que realmente o nosso automóvel gasta existisse uma diferença importante, principalmente nos carros a gasolina. Se no catálogo da marca aparecia um consumo médio de 4,0 l/100 km sabíamos que, dependendo do carro e do tipo de carburante, o melhor era fazer contas ao dobro! Era uma discrepância que decorria da existência de uma normativa de homologações de consumo que procurava deixar todos os veículos em plano de igualdade, privilegiando os testes em laboratório, ainda que o procedimento estivesse demasiado desfasado da realidade.

Mas esse intervalo tornou-se menos distante com a passagem para o novo padrão WLTP, que apresenta resultados muito próximos do consumo real. É exatamente com base neste protocolo mais realista que partimos à procura dos verdadeiros campeões dos consumos, limitando a nossa seleção aos modelos novos à venda em Portugal, com motores a gasolina – mecânicas outra vez muito populares e cada vez mais equilibradas em todos os fatores de ponderação na compra de automóvel.

Os 5 carros a gasolina mais económicos à venda em Portugal

Peugeot 108 1.0 VTi 72 cv – Consumo médio: 4,8 l/100 km

Peugeot 108 carro usado

Pequeno por fora, grande por dentro. O Peugeot 108 tem o que se pretende dos citadinos. Pequeno, no tamanho, para melhor deambular no bulício do trânsito urbano, no consumo de combustível e também no preço. Mas grande por dentro, no bom aproveitamento do espaço no habitáculo e na bagageira (180 a 780 litros), proporcionando conforto e sentido prático suficientes para o quotidiano de um trabalhador no ativo. Para a desenvoltura do 108 contribui a boa elasticidade do motor a gasolina 1.0 VTi, com 72 cv, capaz de mover com relativa agilidade o veículo no seu habitat natural. Mas não há milagres: fora da malha urbana, o pequeno Peugeot está como peixe fora de água, pedindo caixa para resolver qualquer ultrapassagem rápida ou para transpor inclinações mais acentuadas.

 
Quanto custa um Peugeot 108 a gasolina?

 
Fiesta 1.0 Ecoboost 100 cv – Consumo médio: 5,1 l/100 km

Ford Fiesta gasolina económico

O Fiesta tem no competitivo posicionamento de preço um dos seus principais trunfos, estando a vertente negócio reforçada pelas sempre atrativas campanhas promocionais por parte da marca da oval azul. É um automóvel a ter em conta por quem procura um veículo com estilo, divertido de conduzir e sofisticado, na categoria dos acessíveis utilitários e especialmente poupados. Tanto mais que, nesta versão específica, equipada com o premiado motor a gasolina 1.0 EcoBoost, na sua mais modesta variante de 100 cv, já disponível com caixa manual de 6 velocidades, o utilitário da Ford está no pódio dos mais económicos.

 
Procura um Ford Fiesta a gasolina?

 
Renault Clio TCe 100 cv – Consumo médio: 5,2 l/100 km

Renault CLIO gasolina

A estrutura do Clio atual assenta na nova plataforma CMF-B com 85% de peças novas face à anterior geração, o que fez baixar o peso para valores abaixo da concorrência e levou a que o utilitário da Renault conseguisse um interessante equilíbrio entre prestações e consumos. Com especial destaque para a variante de 100 cv do bloco TCe de 3 cilindros, rápido a acelerar, o Clio é despachado a retomar velocidade e poupado na despesa com o combustível. Na era da digitalização, o utilitário francês não destoa, oferecendo zona central da instrumentação digital e uma espécie de tablet instalado na vertical em posição destacada ao centro do tablier. Neste ecrã de dimensões generosas, comanda-se todo o completo sistema multimédia, com gráficos modernos e intuitivos.

 

Configure o seu novo Renault Clio no Standvirtual

 
Opel Astra 1.2 Turbo 130 cv – Consumo médio: 5,3 l/100 km

Opel Astra gasolina económico

Atualizado no início de 2020, o Opel Astra da 5.ª geração recebeu vários ajustes na aerodinâmica e nas suspensões, conjunto de modificações que melhoraram o compromisso entre a eficácia da dinâmica e o conforto e novas motorizações. No acesso à gama, um motor que… engana. O 1200 de origem PSA parece bem ter mais do que os 130 cv inscritos na ficha técnica, sobretudo depois de embalado. O bloco a gasolina impressiona pela resposta pronta e ótima disponibilidade em toda a faixa do conta-rotações, garantindo prestações de muito bom nível, sem pedir recurso frequente ao seletor da transmissão manual. Nas recuperações, a caixa de seis, com escalonamento curtinho até à 5.ª, é um grande trunfo, mas a chave do ótimo desempenho do motor está na capacidade de operar com 95% do binário de 225 Nm entre as 2000 e as 3500 rpm. Outra boa notícia: este pequeno competente 1.2 a gasolina é 3000 euros mais acessível do que a opção Diesel na gama, o 1.5 Turbo D de 130 cv.

 

Interessado num Opel Astra a gasolina?

 
Volkswagen Polo 1.0 TSI 95 cv – Consumo médio: 5,5 l/100 km

Volkswagen Polo carro gasolina económico

Mais uma vez, nesta geração, o utilitário alemão não trouxe novidades importantes ao nível da imagem, com a Volkswagen a optar por manter-se fiel à estratégia de não cortar radicalmente com o passado. É assim há cinco gerações, com a vantagem de, no momento da substituição por um modelo 100% novo, o antecessor nunca parecer ultrapassado. E é isso: o Polo é um automóvel atual, sem grandes rasgos de originalidade na imagem, mas com outros grandes trunfos. Tem uma qualidade acima da média, uma imagem de marca invejável, espaço para cinco ocupantes e bagagens e uma relação entre conforto e desempenho dinâmico que é, porventura, o seu argumento mais forte. E o motor 1.0 TSI, com 95 cv (a versão menos potente do 3 cilindros com injeção direta e turbo), ajuda à festa. Apoiado por uma caixa de 5 velocidades bem escalonadas, é com facilidade que permite rodar a velocidades cruzeiro elevadas. Mais elogios: resposta expedita logo acima das 1500 rpm que ajuda ao desembaraço ao ambiente urbano e consumo médio referencial. A sonoridade da mecânica é que pode ser melhorada…

 

Veja todos os Volkswagen Polo disponíveis no Standvirtual

 
Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar