toyota perder titulo marca mais ecologica

5 min

Poderá a Toyota perder o título de marca mais ecológica?

Com o Prius, em finais de 1997, a Toyota antecipou-se aos concorrentes na hibridização, mas o maior construtor de automóveis do mundo atrasou-se no desenvolvimento de elétricos. O primeiro Toyota movido apenas por baterias tem estreia programada para meados deste ano, chama-se bZ4X, e é um SUV desenvolvido a meias com a Subaru. Chegará para suprimir a lacuna na gama, mas ainda a tempo de garantir a manutenção do estatuto de marca mais ecológica?

Na União Europeia, o ponto final na produção de motorizações a gasolina, gasóleo e híbridas está previsto para 2035, conforme proposta já aprovada pelo Parlamento Europeu – o contrarrelógio arrancou, mas, de acordo com um estudo promovido pela InfluenceMap, com base nos dados da IHS Markit, o maior construtor mundial de automóveis pode ter perdido o contacto com o pelotão da frente.

O plano da Toyota

A chegada do SUV compacto 100% elétrico, com que a Toyota vai concorrer no segmento do Opel Mokka-e, Peugeot e-2008 e Hyundai Kauai EV, assinala também a estreia da submarca bz (acrónimo de Beyond Zero, o nome com que o fabricante pretende batizar os modelos sem combustíveis fósseis, a exemplo do que fez a Audi (e-tron), a BMW (i), a Hyundai (Ioniq), a Mercedes-Benz (EQ) ou VW (ID).

O programa de lançamentos da marca japonesa prevê trinta novidades até 2030, incluindo produtos orientados para atividades comerciais e modelos da Lexus. Tudo somado, estimam-se 3,5 milhões de viaturas alimentadas por baterias a partir do início da próxima década, o que representa cerca de um terço do total de matrículas anuais. Plano ambicioso que obriga a realizar investimentos de mais de 70 mil milhões de euros só na tecnologia de baterias para equipar metade dos carros vendidos na Europa até 2030.

Interessado num carro usado? Encontre-o no Standvirtual

A opinião dos especialistas

Problema: os números dos especialistas são outros. Com base nas projeções, em 2029, só 14% da produção global do construtor japonês dirá respeito a modelos 100% elétricos, o que, a se concretizar, deixará o consórcio liderado por Akio Toyoda muito atrás da concorrência.

“A Toyota continua a apostar fortemente em híbridos com motores de combustão, mesmo em mercados altamente desenvolvidos como o Japão e os EUA, apesar do maior potencial de descarbonização do transporte terrestre de veículos elétricos alimentados por energias renováveis”, explicou Ben Youriev, responsável pelo InfluenceMap.

A aposta nos híbridos e no hidrogénio

O que o estudo não revela é que, confrontada com a obrigação de reduzir os consumos de combustível e as emissões poluentes, ao contrário de todos os que pensam que os automóveis elétricos são o derradeiro objetivo da mobilidade, a Toyota investe numa diversidade tecnológica que satisfaz melhor as exigências dos mercados mundiais. Primeiro, privilegiou o desenvolvimento das tecnologias híbridas, que representaram 63% das matrículas (na Lexus, o impacto ainda é maior: 96%). Depois, somou-lhes os híbridos com recarregamento externo das baterias, e até carros com pilhas de combustível que produzem eletricidade a partir de hidrogénio armazenado a bordo. A Toyota já produziu nove gerações da sua tecnologia de Fuel Cell, embora só a penúltima tenha chegado ao mercado com a primeira geração do Mirai, em 2014.

A ausência de infraestrutura para distribuição de hidrogénio condiciona o desenvolvimento desta alternativa limpa e sustentável aos combustíveis fósseis, mas o fabricante não abdica do ideal. E percebe-se porquê: a Toyota vende 9,5 milhões de carros por ano e tem cerca de 100 milhões de viaturas em circulação nos quatro cantos do planeta, o que aumenta a responsabilidade direta da companhia na descarbonização do meio ambiente.

Artigo recomendado: Portagens mais baratas para carros híbridos e elétricos com tração integral

Tesla leva avanço, seguida pela Mercedes

No ranking, a Tesla é o construtor que aparece mais bem posicionado. De acordo com os especialistas da InfluenceMap, a marca liderada por Elon Musk beneficiará de pelo menos sete anos de avanço face à concorrência na área da eletrificação. E, nas previsões avançadas no relatório, só a Mercedes-Benz pode almejar ao estatuto de alternativa, com 56% da sua produção total a corresponder a veículos puramente elétricos em 2029. Mais 11% do que a BMW. O número mais surpreendente nestas projeções da InfluenceMap é, talvez, o que diz respeito à performance do Grupo Volkswagen, ocupando a 4.ª posição, com 43% da produção de veículos 100% elétricos no final da década.

A Stellantis (40%) encerra o top5 das marcas mais preparadas para a mudança de paradigma indústria, dos motores de combustão interna dominantes há mais de 100 anos para os motores elétricos, à frente da Ford, da Renault, da General Motors e da Hyundai.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional