Criar um plano de negocios stand automóveis

6 min

Como criar um plano de negócios eficiente para o seu stand

Quando se inicia um novo empreendimento, independentemente do seu tamanho ou complexidade, é fundamental ter um plano de negócios. Pode parecer exagero, mas este sinal de alerta serve para vincar a importância do planeamento como pontapé de saída ou reformulação do negócio de qualquer empresa.

Ao pensar no setor automóvel, essa importância ganha ainda mais força, devido à amplitude do perfil do consumidor e aos riscos financeiros que um stand de automóveis assume, fruto da necessidade de elevado investimento inicial.

Especialista na venda de automóveis, a plataforma Standvirtual revela-lhe, neste artigo, como elaborar um plano de negócios para o seu stand. Tudo para que a sua empresa se insira ou esteja alinhada com o mercado. Objetivo? Acelerar a venda de carros.

Mas, antes de mais, o que é um plano de negócios? É um documento estruturado para prever as principais características do mercado em determinado setor, a fim de elaborar uma proposta de empreendimento que se adeque às expectativas do consumidor de acordo com a realidade do nicho.

Significa isto que, antes de investir na abertura ou na expansão do seu stand de automóveis, terá de definir os valores da empresa, o público que quer atingir, a linha comunicativa e visual, os produtos e serviços que vale a pena assegurar.

Tudo com base em dados de mercado atualizados. Um negócio diferenciado e que se destaca no meio dos concorrentes não é aquele que rema contra a maré, mas, antes, o que apresenta autenticidade.

Além de definir o posicionamento da empresa frente ao contexto de mercado, o plano de negócios delimita estratégias que irão proteger o empreendimento perante as adversidades, investindo com consciência e mantendo sempre um saldo positivo.

Os principais fatores que o plano de negócios desenvolve são a análise de mercado, a estratégia de marketing, o plano operacional e o plano financeiro. Em seguida, revelamos os quatro passos que deve dar para criar um plano de negócios.

1 – Análise de mercado

Em primeiro lugar, é preciso fazer o levantamento do panorama automóvel na sua região, identificando quais os modelos de automóveis mais vendidos, que tipo de consumidor mais compra carros, qual a marca que se relaciona com cada perfil de cliente, qual a faixa de preço dos automóveis que mais atrai o potencial comprador, onde procuram essas pessoas informações para adquirir carro, quais os interesses dos jovens e qual o potencial de venda para a Geração Z.

Artigo relacionado: Setor automóvel: a importância de fazer uma análise de mercado

Analisar como trabalha a concorrência é importante para definir uma estratégia diferenciada e competitiva que, ao mesmo tempo, siga o exemplo de empresas que já têm sucesso. Este é um ponto indispensável para a análise de mercado. Assim, o seu stand de automóveis não vai ser autêntico a ponto de remar contra a maré, mas entrará no setor com destaque no meio de outros empreendimentos.

Essa etapa do plano de negócios definirá o que deverá ter em stock, em que quantidade e quais serviços extras que são possíveis oferecer para atrair mais público e garantir a fidelização dos clientes.

Além disso, essas informações permitem definir qual o perfil do colaborador que atenderá o seu cliente de forma acolhedora, assertiva e responsável, permitindo entender o tom da comunicação e a possibilidade da venda de carros no meio digital ou físico. Com isso, a identidade do seu stand, do atendimento ao produto, estará alinhada com a do público que deseja alcançar.

Para realizar a análise de mercado, pode elaborar questionários, anotando os interesses, visitar os stands bem posicionados no mercado para analisar a sua estrutura e funcionamento, analisar a concorrência e conferir os dados da plataforma Standvirtual.

2 – Estratégia de marketing

Após o levantamento do potencial do mercado, deverá definir os produtos e serviços que vai assegurar de acordo com o perfil do consumidor. Na estratégia de marketing, o primeiro passo é delimitar o que vender, respondendo a várias perguntas.

A saber: Qual a marca automóvel que mais atrai o cliente? Quais os modelos de carros mais procurados? Quais as cores e designs que estão em alta? Quais os serviços pós-venda que são possíveis oferecer para agregar valor ao produto?

Com estas especificações, terá as informações necessárias para determinar precificação, campanhas promocionais, canais de comunicação e modo de comunicar da empresa.

3 – Plano operacional

Após definidos os detalhes substanciais do seu stand de automóveis, é altura de especificar no plano de negócio as ações práticas e como aplicá-las. Pensando em termos operacionais, determina-se um plano de vendas com base em vários pontos.

São eles: localização do stand; estrutura e o espaço do stand, considerando zona de stock, salão de exposição dos produtos e espaço de atendimento aos clientes; equipamentos, mobiliário e infraestrutura necessária para atender o público-alvo; funções necessárias para montar a equipa da empresa, além do perfil do colaborador para cada cargo; capacidade de venda, considerando uma projeção de saída de produtos e serviços.

Artigo relacionado: Vender carros elétricos em Portugal: realidade com futuro?

Para isso, é preciso listar cada uma das operações que farão parte da estrutura da empresa e em que medida será necessário investir para colocar tudo em prática.

4 – Plano financeiro

Sabendo quais são os produtos e serviços a comercializar, a precificação, a equipa e a quantidade de colaboradores, o local e a estrutura do stand, os meios e as ferramentas de comunicação, tem-se, por fim, tudo o que é necessário para calcular o investimento inicial, a margem de lucro mensal e o tempo necessário para a recuperação do investimento.

O plano financeiro é o principal componente do plano de negócios, mas depende de todas as outras etapas descritas anteriormente para poder ser elaborado de forma segura.

Esses elementos necessitam de estar muito bem definidos, pois é a partir deles que, ao longo do tempo, conseguirá avaliar o desempenho da sua estratégia de venda e observar, com maior precisão, qual a parte do funcionamento da empresa que não está de acordo com o planeado.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como fazer um planeamento operacional para o seu stand de automóveis

Colocar por escrito o planeamento operacional de uma empresa, atue ela em que segmento atuar, é uma estratégia eficiente para alcançar metas de produtividade e…

Vender carros elétricos em Portugal: realidade com futuro?

Olhando para Portugal neste ano de 2022, é difícil imaginar um futuro com as estradas repletas de veículos elétricos e consumidores satisfeitos com o seu…

Setor automóvel: a importância de fazer uma análise de mercado

Sente que a sua empresa de automóveis está à deriva? Então, é porque ainda não estudou o seu ponto de referência no mercado. Analisar a…

Prémios Standvirtual 2022

Apesar de 2021 ter sido um ano atípico para o setor automóvel, com aumentos exponenciais de preços e dificuldades extremas na reposição de stock, os…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional