aproveitar sazonalidade de vendas no setor automóvel

6 min

Como aproveitar a sazonalidade de vendas no setor automóvel?

O êxito de um negócio que lida com vendas depende, em grande parte, das estratégias adotadas para atrair clientes. Nesse sentido, se pretende alcançar sucesso no mercado automóvel, não pode deixar de aproveitar a sazonalidade de vendas para se destacar entre os concorrentes e obter melhores resultados.

Como fazê-lo? Além de ser necessário compreender o conceito de vendas sazonais e a sua relevância para o setor, importa estar preparado(a) para não perder a oportunidade que elas proporcionam de modo a aumentar os resultados. Um planeamento estratégico faz toda a diferença para que possa atingir os objetivos de vendas.

O que são vendas sazonais?

Em todos os segmentos do comércio, há épocas do ano em que os consumidores ficam mais suscetíveis a comprar. Existe, digamos, uma certa “urgência” que muda o comportamento de compra, fazendo com que a procura pelos produtos aumente. Quem não estiver preparado para dar resposta a essa procura, perderá, inevitavelmente, vendas para os concorrentes.

É, por isso, que se chamam de vendas sazonais as transações que são estimuladas por determinadas datas ou acontecimentos. Nesse sentido, é fundamental identificar quais são períodos que os clientes consideram como a melhor época para comprar carro para, assim, ter condições de organizar-se a fim de aproveitar essas ocasiões e faturar mais.

Artigo relacionado: Setor automóvel: a importância de fazer uma análise de mercado

Quando falamos de sazonalidade de vendas, não podemos pensar apenas no aumento das mesmas. Enquanto umas épocas atraem mais consumidores, outras atraem menos. Quem trabalha com comércio precisa de lidar com as duas situações, sem comprometer a estabilidade financeira.

Aproveitar os períodos com aumento da procura por veículos é essencial para garantir bons resultados o ano inteiro. As vendas sazonais são uma grande oportunidade para garantir maior rentabilidade e não permitir que o negócio sofra com os períodos em que o fluxo de clientes pode ser menor.

Analisar, planear, personalizar

Agora que já conhece a importância das vendas sazonais, eis algumas dicas que pode adotar para aproveitar esses períodos de uma maneira estratégica no seu negócio. Para começar, é imprescindível que conheça bem o mercado em que atua.

Analise os dados do setor automóvel e descubra quais são os modelos de veículos que mais estão em alta, quais são as tendências para os próximos meses e o que procura o seu público-alvo, entre outras informações. Ter esses dados em mãos ajuda a tomar as próximas decisões.

Uma boa estratégia de vendas sazonais precisa de tempo para ser colocada em prática. Por isso, planeie qual o caminho a seguir. Faça as contas para saber se vai ser possível fazer promoções, dar descontos ou oferecer outros benefícios aos clientes. Além disso, a divulgação também precisa de ter atenção especial nesses períodos.

Apontar as datas mais importantes do calendário é uma parte fundamental do planeamento, pois permitirá a saber quais as alturas mais propícias para se beneficiar da sazonalidade de vendas. Dia dos Namorados, Dia do Pai, Dia da Mãe, Black Friday e Natal são apenas alguns exemplos.

Artigo relacionado: Preços dos carros: o que deve um stand ter em conta

Um atendimento personalizado, rápido e eficiente é indispensável para reter os clientes que chegarem e fechar negócio. Se for o caso, tenha o cuidado de orientar a sua equipa de vendedores em relação a todas as condições específicas das vendas sazonais, como descontos e promoções. Sem descurar, claro, a capacitação necessária para apresentar os veículos aos clientes.

Seja em formato presencial ou virtual, é preciso ter uma estrutura adequada para atender fluxo mais intenso de clientes. Verifique se o espaço que tem à disposição está apto a receber bem o público e faça as melhorias necessárias. Na vertente virtual, é essencial ter uma plataforma de vendas onlinecom recursos modernos e eficazes.

Reforçar presença digital

Observar o que os concorrentes estão a adotar como estratégia na sazonalidade de vendas pode permitir fazer avaliações importantes. Veja quais os métodos que melhor têm resultado, em particular os que parecem não funcionar da forma esperada. Deste modo, encontrará inspirações e poderá evitar perder tempo e dinheiro com ideias malsucedidas.

Com base nos dados sobre os interesses do seu público-alvo e acerca dos modelos de veículos mais procurados no mercado, pode providenciar novidades para atrair os clientes. Com um catálogo diversificado, tem mais hipóteses de fazer negócio e de sobressair entre a concorrência, melhorando os resultados.

Cada vez mais as pessoas estão a habituar-se a comprar pela Internet, até mesmo quando se trata de um bem durável, como um carro. Perante esse cenário, estar presente na Internet é fundamental para quem lida com vendas de veículos. E, isso, vale tanto para os grandes concessionários como para as pequenas lojas de seminovos e vendedores autónomos.

Artigo relacionado: Vender carros online 5 erros que não pode cometer

Uma vez que é importante estar presente online para aumentar as vendas, importa adotar boas estratégias de marketing digital para alcançar clientes. Uma forma de fazê-lo é através da melhoria de anúncios para comunicar melhor com o público, passando informações precisas e atraentes, colocando-as numa plataforma de vendas consolidada.

Desta forma, é possível acompanhar, de perto, o desempenho dos anúncios, conferindo quais têm o efeito esperado e quais necessitam de melhorias. Assim, também vai conseguir medir os resultados das vendas sazonais e aperfeiçoar a estratégia para as oportunidades seguintes.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como funciona um concessionário da Tesla?

Os veículos movidos a energia elétrica já existem há bastante tempo, mas só recentemente é que se desenvolveu tecnologia para se melhorar a autonomia e…

Como potencializar o seu negócio: 4 formas de aumentar as vendas

Dê as voltas que der, apenas existem 4 formas de aumentar as vendas da sua estrutura comercial, e neste capítulo explicamos-lhe quais são e como…

Como criar um plano de negócios eficiente para o seu stand

Quando se inicia um novo empreendimento, independentemente do seu tamanho ou complexidade, é fundamental ter um plano de negócios. Pode parecer exagero, mas este sinal…

Como potencializar o seu negócio: Os segredos da negociação

No mercado automóvel, o maior segredo de uma boa venda está sempre numa excelente compra, e só através de um bom poder de negociação conseguirá…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional