Cinto segurança 3 pontos Volvo

3 min

Cinto de segurança de 3 pontos faz 61 anos

É provavelmente um dos equipamentos que mais vidas salva todos os dias na estrada. O cinto de segurança de três pontos, que, além de agarrar pela barriga, cruza sobre o peito, mantendo a pessoa “agarrada” ao banco, reduz o risco de ferimentos e mortes entre os ocupantes dos bancos da frente em cerca de 45%, podendo chegar a 50% – e está hoje de parabéns, ao completar 61 anos.

O modelo que estreou este sistema de segurança dos ocupantes foi um PV544, entregue a um cliente por um concessionário Volvo da localidade sueca de Kristianstad, no condado da Escânia, no Sul do país. Em simultâneo, a marca apostou em incluir o cinto de segurança de três pontos no P120 (Amazon). E não se ficou por aí… Na altura de patentear a invenção, a Volvo optou por a registar de forma aberta. Ou seja, o cinto de segurança de três pontos ficou automaticamente disponível para quem quer que o quisesse adotar, obedecendo ao compromisso com a segurança pelo qual a marca sueca é conhecida até hoje.

Artigo relacionado: 4 sistemas de segurança automóvel que salvam vidas

É certo que a utilidade de tal equipamento ainda chegou a ser questionada e foram várias as marcas que inicialmente torceram o nariz ao gasto extra. Havia até quem visse o cinto inventado pelo Nils Bohlin como um limite às liberdades individuais, descrevendo-o como incómodo.

A lenta revolução do cinto de segurança

Foram precisos quatro anos e vários estudos para que a Volvo se decidisse a exportar o cinto de segurança de três pontos para outros mercados além do nórdico, chegando aos Estados Unidos em 1963. E, mesmo assim, convencer os condutores a usarem o precioso engenho careceu de investimento e de anos de experiência. O ponto de viragem deu-se em 1967, quase uma década depois da estreia na Suécia, quando a marca apresentou os resultados de inúmeros testes, que revelavam a forma eficaz como este cinto protegia o ocupante do veículo, e o “28.000 Accident Report”, relatório sobre os acidentes de viação na Suécia ao longo de um ano, comparando as sequelas para os ocupantes com e sem cinto: o uso não só salvava vidas como reduzia a gravidade das lesões entre 50% e 60%.

 
Procura um Volvo em segunda mão?

 
Mais de seis décadas após a sua invenção, não é fácil contabilizar com exatidão o número de pessoas salvas graças à utilização do cinto de segurança de três pontos, mas o seu potencial para vir a salvar ainda mais vidas não é desprezado, sobretudo em regiões em que o seu uso ainda não é muito abrangente, como acontece em África, na Ásia ou na América do Sul.

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde afirma que o uso do cinto de segurança reduz o risco de ferimentos e mortes entre os ocupantes dos bancos da frente cerca de 45%, podendo chegar a 50%.

 
Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional