Novas matrículas automóveis

5 min

Novas matrículas automóveis: o que mudou?

A nova série de matrículas automóveis iniciou um novo modelo de numeração, fruto de o anterior ter chegado ao fim (a chapa 99-ZZ-99 foi colocada num veículo elétrico à semelhança da segunda – a primeira ficou de recordação – da nova leva).

A primeira matrícula com destino ao público da nova fornada foi registada no início de março deste ano e a forma apresentada passou a ser inversa ao que se tinha anteriormente: da ordem números, letras e números passámos a ter letras, números e letras.

Mas não foi apenas o modelo de numeração que mudou. Várias outras alterações foram introduzidas, nomeadamente a exclusão dos tracinhos a separar os códigos alfanuméricos e, importante, a ausência do ano e do mês da primeira matrícula do veículo.

Novas matrículas, novas regras

Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, a exclusão do ano e do mês da primeira matrícula justifica-se por estes não serem “elementos relevantes para a sua identificação”. Além do mais, o IMT sublinhou que, atualmente, Portugal era “o único país dos 28 Estados-membros da União Europeia que apresentava estes elementos na respetiva chapa de matrícula”.

E é muito provável que o desaparecimento do ano e do mês da primeira matrícula na chapa exibida esteja na origem da vontade de quem tem matrículas com a ordem antiga – números, letras, números – optar por colocar uma com a nova forma. Ou seja, mantém-se a ordem, mas desaparecem os tracinhos e os elementos atrás referidos.

É que, em alguns países, a referência à data da primeira matrícula era muitas vezes confundida com uma espécie de data de validade da mesma, o que, acabando por se resolver, não deixava de representar dores de cabeça e tempo perdido a explicar e a mostrar o que era exatamente aquela data sempre que as autoridades mandavam parar.

Ou seja, se é comum ir de carro ao estrangeiro, mudar para o novo formato poderá revelar-se uma boa decisão.

Como trocar a chapa de matrícula?

Ao contrário do que se chegou a supor, trocar a chapa de matrícula é fácil, rápido e, acima de tudo, não carece de nenhuma autorização especial.

Quem optar por o fazer bastará dirigir-se a qualquer loja que faça matrículas e levar consigo o Documento Único Automóvel – DUA ou o livrete do automóvel, assim como o Cartão do Cidadão do proprietário.

Naturalmente, não bastará trocar uma chapa, sendo obrigatória a alteração de ambas, tanto a da frente como a colocada na traseira. O custo oscila de loja para loja, mas deverá andar em torno dos 20€, com montagem incluída.

Mas atenção: em muitos locais, as impressoras podem ainda não ter sido atualizadas e o resultado não ser o desejado; o melhor será confirmar antes de fazer a encomenda.

 
Vai trocar as matrículas do seu carro? Veja onde mandar fazer umas novas

 
E vou ter de voltar a mudar de matrícula?

É muito pouco provável que isso aconteça. O decreto-lei que descreve o novo formato de matrículas já prevê que a numeração seja composta por três algarismos, o que permite estimar que esta nova sequência admita 28 milhões de combinações, permitindo uma vida útil de entre 45 e quase 80 anos.

De referir ainda que a alteração não pressupõe atualização do DUA ou do livrete.

Dimensões legais das novas matrículas

Basta um olhar mais atento para perceber que nem todas as novas matrículas apresentam o mesmo distanciamento entre as letras e números, tornando-se até difícil, por vezes, fazer uma leitura correta.

Se vai trocar a matrícula do seu carro e não quer ser multado, conheça as dimensões legais definidas no Decreto-Lei nº 54/2005, de 3 de março.

Dimensões e regras novas matrículas automóveis

Casos especiais

Nem todas as combinações vão ver a luz do dia uma vez que a leitura das letras pode dar origem a palavras consideradas obscenas ou de interpretação dúbia.

Além disso, haverá formulações específicas para as Forças Armadas (a Marinha utiliza a sequência AP-00-00; a Força Aérea, AM-00-00; e o Exército, MX-00-00) e para a Guarda Nacional Republicana (GNR x-0000).

Outros casos especiais incluem veículos utilizados para funcionários em missões internacionais ou para diplomatas.


Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional