Dicas viagem férias seguras

8 min

8 dicas para uma viagem de férias mais segura

O automóvel é o transporte preferido para ir de férias de Verão, sobretudo quando não se planeia sair do país, como acontece este ano com muita gente. No entanto, não basta pegar no carro e partir para um destino idílico. Para que as férias sejam verdadeiramente de sonho, siga as nossas dicas para uma viagem em absoluta segurança.

1 . Verifique a viatura

Não deixe para o último dia este ponto. Pelo menos uma semana antes, leve o automóvel à oficina para uma verificação de tudo o que diz respeito ao seu funcionamento – isto é ainda mais relevante se a última revisão ao carro já tem algum tempo.

Porém, se não quiser dirigir-se a uma oficina, verifique por si próprio o estado da viatura: comece por conferir o nível do óleo do motor assim como o líquido de arrefecimento. Faça-o com o automóvel estacionado o mais plano possível e com o motor frio – caso verifique os níveis abaixo do recomendado, aposte na ida à oficina, onde, além de preencher as faltas, poder-se-á ter a certeza de não existir nenhuma fuga.

Artigo relacionado: Como escolher os pneus ideais para o seu carro

Ainda do lado de fora, observe o estado dos pneus, o único ponto de contacto do automóvel com o solo e os seus melhores amigos numa viagem. Trate de verificar a pressão dos mesmos (tome nota para fazê-lo com os pneus a frio e trate de usar a medida recomendada para o carro em carga, uma vez que uma viagem irá implicar mais peso do que o que acontece no quotidiano).

Caso observe bolhas ou qualquer deformidade, leve o carro a uma oficina para perceber se é necessário proceder à sua substituição antes de se fazer à estrada. E não se esqueça do pneu sobresselente – verifique se o mesmo se encontra em bom estado para qualquer eventualidade. Nesta senda, trate de conferir se tem no veículo o macaco e a chaves de roda. E já que aí está veja se o triângulo de sinalização está em condições e se tem os coletes a postos caso tenha de sair do veículo no meio da estrada na sequência de um desaire. Mais vale prevenir…

 
Procura uma peça específica para o seu carro? Veja se está disponível no Standvirtual

 
Outros pontos que merecem uma cuidada atenção são os travões – discos, pastilhas e nível do óleo – a suspensão e as luzes. Dedique ainda um minuto a verificar se as escolas do limpa para-brisas se encontram funcionais.

2. Estude o percurso

É hábito dizer-se que “todos os caminhos vão dar a Roma” e não é incomum ter-se várias rotas à disposição para o mesmo destino. No entanto, nem todas têm as mesmas condições e, por vezes, os serviços de navegação enganam-nos, levando-nos por aquilo a que se chama “caminhos de cabras” – e, às vezes, até duvidamos que alguma cabra consiga passear por eles.

Para evitar dissabores – e uma gritaria sem fim dentro do carro -, não saia de casa sem traçar uma rota: estude atentamente o percurso e programe as paragens de forma a poder calcular com mais exatidão o tempo que demorará a chegar ao destino.

Pode fazê-lo através de uma aplicação (tanto a Waze como a Google Maps costumam ter um nível de atualização extremamente bom), mas também consultando os sites das concessionárias, onde poderá encontrar o anúncio de uma obra ou até de redução de faixas o que indicará a possibilidade de apanhar algumas filas.

3. Fuja dos engarrafamentos

E, por falar em filas, é destas que vai querer fugir. Primeiro, porque o para arranca irá fazer com que os consumos do carro disparem; depois, porque em dias de muito calor a última coisa que se deseja é ficar parado no meio do trânsito com a família toda a desesperar.

Comece por escolher uma hora de saída em que não acabará num qualquer engarrafamento de início ou fim de dia: será preferível madrugar ou sair um pouco mais tarde.

4. Aposte numa boa noite de sono

Uma das causas dos acidentes rodoviários é precisamente o cansaço do condutor. Caso não haja forma de dividir a condução, que será sempre o cenário ideal, tente ter na véspera uma noite de sono descansada – para tal ajuda não abusar de bebidas alcoólicas ou com cafeína e desligar todas as tecnologias logo a seguir ao jantar.

Se o carro dispuser de sistema de aviso de fadiga, não o menospreze e respeite as indicações de paragem sugeridas.

5. Proteja os miúdos

É chato, eles não gostam e às vezes até esperneiam. Mas as cadeirinhas são os lugares mais seguros para uma criança viajar, respeitando as normas definidas segundo o peso e a idade.

Artigo relacionado: Cadeirinhas para crianças: tudo o que deve saber

Para aumentar a segurança, a Associação para a Promoção da Segurança Infantil recomenda que crianças até aos três/quatro anos viagem voltadas para trás, uma vez que “numa colisão frontal (as mais frequentes e, regra geral, mais graves), as suas costas, a cabeça e o pescoço serão amparados uniformemente”.

Não permita ainda que as janelas traseiras sigam abertas, com os pequenotes a colocarem o braço de fora, correndo riscos desnecessários.

Um aviso: a coima para viajar com uma criança sem cadeirinha (ou banco elevatório para os mais velhos  até aos 12 anos ou 1,35m de altura) devidamente homologada e colocada pode chegar aos 600€.

6. Arrume a bagagem

Primeiro ponto: o lugar da bagagem é na bagageira – quaisquer malas ou sacos à solta no habitáculo podem representar um risco acrescido em caso de acidente. Logo, se tiver de colocar alguma mala no interior do veículo, prenda-a com um cinto de segurança ou com um sistema de retenção próprio.

 
Veja todos os SUV à venda no Standvirtual

 
Além do mais, é importante distribuir o peso de forma mais uniforme possível. Dessa forma, sentirá uma maior harmonia no rolamento, além de não estar a promover um desgaste desequilibrado das rodas.

Se optar por transportar bicicletas tenha atenção às regras e faça-o com dispositivos próprios, quer no tejadilho, quer na traseira.

7. Tenha cuidado com os animais de estimação

É verdade que o seu cão acha que é feliz por ir de focinho de fora da janela e que o gato adora passear-se pela chapeleira. Mas ter animais de estimação à solta no carro pode ser arriscado para os seus amigos humanos e também para eles próprios – além de potenciar a possibilidade de enjoo (sim… os animais também enjoam).

Artigo relacionado: Como prevenir as crianças de enjoarem no carro

O ideal é fazerem a viagem acondicionados numa transportadora, adequada ao porte do animal: não só se sentirão mais seguros, como não representarão nenhum perigo. No entanto, também há outras formas de retenção, nomeadamente com um cinto de segurança específico. 

8. Construa um kit de viagem

Se está a pensar numa caixa de primeiros socorros, essa também é sempre necessária e se não tiver uma no carro trate de a arranjar. No entanto, um kit de viagem é mais do que isso e tem como função principal manter a família feliz – o que não é pouco.

Abasteça um pequeno cesto com lenços de papel e papel higiénico, alguns sacos de plástico (haverá sempre lixo a reunir ou até um momento de indisposição), creme com filtro solar e um repelente de insetos.

Junte a estes um pequeno farnel, para o qual deverá apostar em fruta, menos propícia a enjoos. Abasteça o carro de água fresca para aguentar a viagem sem que ninguém sinta sede. E não se esqueça dos documentos, não só do automóvel, mas também de todos os ocupantes.

 
Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional