Carregar carros elétricos qual a potencia necessária

4 min

Carregar carros elétricos: qual a potência necessária?

Está decidido a avançar com a compra de um elétrico, e agora só lhe falta resolver onde e como o irá ligar à ficha. Explicamos-lhe qual a potência do contador de eletricidade necessária para carregar o carro em casa.

Com o aumento do número de postos públicos disponíveis, carregar o carro na rua é cada vez mais prático e rápido, mas estará a pagar não só o custo por kWh definido e os impostos, como também a tarifa cobrada pelo operador do posto utilizado. Por isso, a alternativa mais económica e confortável é carregar o carro elétrico em casa. Mas será assim tão fácil?

Por norma, as potências contratadas nas casas portuguesas permitem carregar carros elétricos. Contudo, há que ter em linha de conta que as tomadas convencionais não são aconselhadas para o carregamento de veículos elétricos por não estarem preparadas para suportar longas sessões de carga com correntes elevadas, além de que carregam em média a 10 Amperes o que levará a um tempo de carregamento de cerca de 6 a 8 horas para obter o equivalente a 100 quilómetros de autonomia. Uma eternidade para tão pouco…

Artigo relacionado: Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?

Para carregar o seu veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança os especialistas sugerem a aquisição de um posto de carregamento doméstico, também conhecido como Wallbox. Este é um equipamento de fácil instalação e oferece tempos de carregamento entre 40 minutos e 4 horas para os mesmos 100 quilómetros de autonomia, dependendo da potência do carregador escolhido.

Preciso de alterar a instalação elétrica?

Talvez. Pode ser necessário alterar a sua instalação elétrica, mudar o quadro elétrico, cabos ou disjuntores, e mesmo efetuar um pedido de aumento de potência por forma a poder usufruir de uma potência de carregamento superior e garantir simultaneamente as necessidades de consumo da habitação. Isto, porque a potência disponível do local onde pretende instalar o carregador deve ser superior à escolha da potência do carregador, por forma a garantir que consegue manter o habitual consumo doméstico durante o carregamento do seu veículo elétrico – se a potência utilizada nos aparelhos da casa ultrapassar a potência contratada, o quadro elétrico dispara.

Para saber qual a potência contratada a escolher, tem de verificar qual a potência da Wallbox que pretende instalar e optar por uma superior. E, muito importante: para proceder à instalação de um carregador de 11 kW ou 22 kW, o contador de energia em sua casa já deve ser trifásico e também com uma potência superior à do carregador.

Artigo relacionado: Carregar carros elétricos: o que é uma Wallbox?

Ou seja, se escolheu instalar em casa uma Wallbox de 3,7 kW, a potência contratada terá de ser de 4,6 kVA / 5,75 kVA no mínimo. Já para a Wallbox de 7,4 kW, a potência contratada deverá ser de 10,35 kVA monofásico; as Wallbox de 11 kW e 22 kW, obrigam a contratar potências de 13,8 e 27,60 kVA trifásico.

Não se esqueça: a escolha da potência da Wallbox está relacionada com aquela a que o carro está adaptado. Se tiver adquirido um elétrico que apenas traz cabos de carregamento de 7,4 kW (type 1) não vale a pena adquirir um aparelho capaz de carregar a 11 kW – será apenas dinheiro deitado à rua já que a velocidade de carregamento não irá ser superior por ter uma Wallbox capaz de debitar mais potência.

Mas há mais contas a fazer!

Para quem opta por carregar o carro elétrico durante a noite, quando todos os outros aparelhos estão desligados, as potências referidas acima podem ser suficientes. O problema é que na maioria dos lares em Portugal as baterias do carro elétrico não vão ser a única fonte de consumo. Há que contar com as necessidades de consumos de um forno elétrico ou do aquecimento da casa (entre 2 kW e 5 kW), só para dar dois exemplos…

Veja todos os carros elétricos novos no Standvirtual

Assim, preocupe-se em conhecer qual a potência máxima já alcançada pelo seu consumo atual, informação que pode obter junto da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos em Portugal.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

SUV de 7 lugares híbridos ou elétricos à venda em Portugal

Os SUV estão na moda. São um fenómeno de popularidade em Portugal e na Europa e a tendência está para durar. Por isso selecionámos SUV…

Carros elétricos novos: o que pode comprar com 50.000€

É verdade que a autonomia limitada, os tempos de espera para recarregar as baterias e o preço de aquisição ainda afastam potenciais interessados, mas a…

5 carros eléctricos com maior autonomia no mercado

Conheça os 5 carros eléctricos com maior autonomia, actualmente disponíveis no mercado nacional e disponíveis no Standvirtual, e faça boas compras! A venda de carros…

3 carros elétricos novos até 30.000€

Os carros elétricos novos, assentes exclusivamente numa bateria recarregável, parecem ser cada vez mais apetecíveis, com um número crescente de automobilistas a renderem-se às vantagens…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional