Campanha Phone Off apanha mais de mil condutores ao telemóvel

3 min

Campanha “Phone Off” apanha mais de mil condutores ao telemóvel

Mais de mil condutores foram apanhados a usar o telemóvel enquanto assumiam o volante, durante a campanha de segurança rodoviária “Phone Off”, que decorreu entre o dia 23 de fevereiro e 1 de março.

Um total de 1164 infrações relacionadas com o uso do telemóvel foram registadas durante os últimos sete dias, no âmbito de uma ação de sensibilização contra o uso daquele dispositivo, tido como responsável por muitos acidentes.

A campanha “Phone Off – A conduzir não uses o telemóvel”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), fiscalizou entre 23 de fevereiro e segunda-feira 73.544 veículos, segundo um balanço divulgado esta terça-feira.

A GNR fiscalizou 41.751 veículos e registou 10.966 infrações, das quais 832 dizem respeito ao uso de telemóvel durante a condução, noticiou a agência Lusa. Por sua vez, a PSP fiscalizou 35.487, dos quais 31.793 em território continental, e registou 5.876 infrações, das quais 5.211 no continente. Das infrações registadas pela PSP, 365 foram relativas ao uso do telemóvel durante a condução, das quais 332 em território continental.

Artigo relacionado: Conheça as multas mais pesadas em Portugal

Sobre o período ao longo do qual decorreu a campanha “Phone Off – A conduzir não uses o telemóvel”, o balanço conjunto dos três organismos apontam o registo de 1231 acidentes, dos quais resultaram três mortos, 29 feridos graves e 363 feridos ligeiros.

Ainda assim, face ao observado no mesmo período do ano passado, há a enaltecer um decréscimo em todos os dados, fruto também do confinamento que ocorre no país e que se tem notado muito no número de carros na estrada. Relativamente ao período homólogo de 2020, registaram-se menos 1344 acidentes (-52%), menos duas vítimas mortais (-40%), menos 17 feridos graves (-37%) e menos 433 feridos leves (-56%).

De acordo com uma nota da PSP e GNR, a campanha “Phone Off – A conduzir não uses o telemóvel” está inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021, tendo sido divulgada nos meios digitais e através de quatro ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela GNR pela PSP, em Lisboa, Vendas Novas, Setúbal e Óbidos.

Na campanha foram sensibilizados 248 condutores a quem foram transmitidas mensagens de sobre as consequências negativas e mesmo fatais do manuseamento do telemóvel durante a condução.

 
Leia também:

As 5 estradas mais perigosas em Portugal

Covid-19: regras de segurança para automobilistas

ANSR lança alerta para emails com multas fraudulentos

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional