Amaxofobia como perder o medo de conduzir?

4 min

Amaxofobia: como perder o medo de conduzir?

A amaxofobia é o medo irracional de estar dentro de um automóvel, em casos mais graves até como passageiro, ainda que o mais comum seja o medo de estar aos seus comandos, já que a mente imagina que irá ter um acidente, na maioria das vezes por culpa própria, sentindo-se, assim, incapaz de controlar o veículo, o que pode provocar uma dose tão elevada de ansiedade que até dá lugar a um ataque de pânico.

Como acontece com qualquer outra fobia, muitas vezes o medo não está associado a nenhum motivo facilmente identificável. Noutras situações, porém, tem um gatilho muito específico, como o ter estado envolvido num sinistro ou ter presenciado algum acidente de contornos traumáticos. A boa notícia é que há formas de ultrapassar a amaxofobia.

À procura do primeiro carro? Encontre-o no Standvirtual Novos

Fico nervoso ao volante. O que fazer?

A primeira coisa a fazer será largar o volante e analisar os sintomas. A preocupação é excessiva e habitual sempre que pensa em ter de conduzir? Nota que conduz cada vez mais devagar e prefere caminhos mais longos, mas mais seguros? Não consegue parar de se sentir desconfortável aos comandos de um automóvel?

Se as respostas às perguntas anteriores foram todas positivas e se o estado de nervos se tornar incontrolável, o ideal será consultar um especialista na área da saúde mental, já que a psicoterapia se tem revelado eficaz na resolução de fobias.

O diagnóstico da amaxofobia normalmente é feito por um psiquiatra, que avalia não só a intensidade dos sintomas como a sua frequência. Sentir medo uma vez pode ser apenas resultado de cansaço; sempre, pode ser tido como uma fobia.

Como perder o medo?

Se o diagnóstico for de amaxofobia, o tratamento poderá passar por um psicólogo, que poderá aplicar a terapia cognitiva-comportamental. Nesta abordagem, procura-se compreender a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos e como estes o afeta, e não tanto dissecar os acontecimentos em si. Ou seja, tendo como ponto de partida a ideia de que é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa uma situação as causas para o desconforto, procura-se transformar a perceção do acontecimento.

Neste processo, a pessoa aprende estratégias para lidar com a ansiedade e avaliar a situação que desencadeia o medo com maior clareza. Outras formas de tratamento podem incluir hipnose e até mesmo o uso de tecnologias de realidade virtual, mas a medicação é habitualmente excluída.

Caso a amaxofobia não seja diagnosticada, mas continue a manifestar medo sempre que tem de conduzir, há técnicas que pode usar de forma a se sentir melhor, como trabalhar a respiração. Uma respiração consciente ajuda a acalmar, restabelece o ritmo cardíaco e o controlo da mente.

Artigo recomendado: Posso conduzir um carro emprestado? E se tiver um acidente?

Também importa distrair a mente. Alguns jogos mentais permitem afastar os medos. Uma boa técnica é fazer contas de cabeça, colocando as funções mais racionais do cérebro em ação, relegando para segundo plano as emoções. Para algumas pessoas, ouvir música pode ajudar: construa uma playlist “para conduzir”, com os temas que lhe evocam memórias positivas, desde uma festa adolescente até à canção que nunca resiste a dançar.

Jogue pelo seguro

Até anular o medo de conduzir, procure sentar-se ao volante nas situações que o deixar mais confortável. Ou seja, prefira percursos conhecidos e escolha o traçado que o deixa mais à vontade: há quem olhe para a auto-estrada como a via mais segura (que é), mas também quem eleja a estrada, por o ritmo ser mais condizente.

Decida o que decidir, não opte por acalmar os nervos com químicos ou mesmo chás calmantes. Ao volante, precisará de todos os seus sentidos bem despertos para que a viagem se faça em segurança.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional