3 min

Como fazer uma condução económica?

Afinal, o que é a condução económica? Na realidade é a prática de aplicar determinados conhecimentos na condução, para um melhor aproveitamento e performance do carro.

Ou seja, é a prática de uma condução que procura usar a menor quantidade de energia, com o menor desgaste do carro e, se possível como devia ser sempre, com menor impacto ambiental.

Além de economizar combustível, a condução económica abrange também a durabilidade das peças e componentes do veículo.

1. Aproveite a inércia dos veículos, sempre (!) com a mudança engatada, para conduzir num troço regular sem necessidade de acelerar. Desta forma evita acelerações e travagens bruscas.

2. Evite grandes velocidades. Para além da segurança, por vezes o tempo que poupa não compensa os gastos de combustível. A diferença pode acontecer se for a 10/20 km/h mais devagar, sem comprometer o bom funcionamento do trânsito. Estas questões abordam uma condução económica, eficiente e consciente.

3. Verifique a pressão dos pneus regularmente. Um vez por mês é mais que suficiente para evitar andar com uma pressão mais baixa, do que a recomendada pela marca. A pressão baixa dos pneus pode aumentar os consumos. Não se esqueça de verificar sempre com os pneus a frio, ou seja antes de circular 3 ou 5 km.

4. Retire toda a carga desnecessária do veículo. Seja por preguiça, falta de tempo ou esquecimento, muitas vezes andamos com carga que não nos é útil em viagem. Alguns estudos dizem que em cada 100kg adicionais, o consumo do veículo aumenta 5%.

5. Não “estique” as mudanças, especialmente a 1ª. A estrada não é uma pista de corrida por isso não precisamos de ter as melhores performances desportivas com o nosso carro. Troque o mais cedo possível da 1ª para a 2ª e evite altas rotações nas restantes.

6. Consulte os mapas de GPS. Actualmente as aplicações de GPS já actualizam em tempo real as movimentações do trânsito (acidentes, filas, estradas cortadas, etc). Em termos de percurso, se evitarmos este género de complicações é provável que a viagem se torne mais económica.

Além disso, nem sempre combustíveis com índices de octana maiores significam melhor desempenho, já que, como viu, isso depende de muitos fatores. Sem esquecer o humano, que depende do comportamento do condutor na estrada.

Se tem um carro elétrico, estas questões são mais relevantes no fator humano e de condução/manutenção, visto que o ponto do combustível não se aplica desta forma. Se for este o seu caso também lhe dizemos onde pode carregar o seu veículo e quais as tipologias de abastecimento.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional