Historia do Volkswagen carocha

5 min

A história do Volkswagen Carocha

Tudo começou em janeiro de 1934, com um memorando em que Ferdinand Porsche resumia as ideias de um carro que iria motorizar a população alemã. Afinal, um compêndio técnico genial com tudo o que deveria ser o carro do povo.

Em junho, Porsche é incumbido de arrancar com o promissor projeto. As três primeiras unidades do protótipo chamado V3 são apresentadas em fevereiro de 1936, data que marca também o arrancar do processo de desenvolvimentos dinâmicos que se arrastou por dois anos, em mais de 2,4 milhões de quilómetros de testes, na região da Floresta Negra, no Sudoeste do país.

A 3 de julho de 1938, o resultado foi finalmente revelado: o Volkswagen 38, ou KdF Wagen (como era inicialmente conhecido como o carro da organização nazi KdF), apresentou-se com um motor boxer de quatro cilindros arrefecido a ar, com 986 cc e 24 cv.

Veja todos os Volkswagen Carocha à venda no Standvirtual

A Segunda Guerra Mundial interrompeu o processo de fabricação. E só após o final do conflito, em 1945, a administração inglesa que controlava a região se interessou por este projeto, bem como pela recuperação da fábrica de Fallersleben. Em agosto, a autoridade militar britânica recupera a fábrica da Volkswagen, para equipar as forças vencedoras com 20 mil Carochas. A produção recomeça em dezembro.

A internacionalização do mítico Carocha

A exportação começou em 1947, através dos irmãos holandeses Pon, com uma encomenda de 56 unidades para a Holanda (atual Países Baixos), as primeiras para fora da Alemanha. No ano seguinte, as primeiras duas unidades chegam aos Estados Unidos, iniciando a fabulosa carreira do modelo do lado de lá do Atlântico.

O sucesso do Carro do Povo estava lançado. Em Portugal, a forma do Volkswagen 38 rapidamente o tornou conhecido como Carocha, mas cada país utilizava a palavra correspondente: Käfer na Alemanha, Cocinelle em França, Beetle em Inglaterra, Escarabajo em Espanha, Maggiolino em Itália, Fusca no Brasil e Vocho no México. No início dos anos 1950, o Carocha era um carro mundial, exportado para 86 países. A marca atinge o primeiro milhão de unidades produzidas em agosto de 1955, mas em menos de uma década o mito já contava com mais de seis milhões.

Pouco depois, em 1968, a Volkswagen assume oficialmente a designação popular Beetle para várias campanhas publicitárias. E é como Beetle que o carro do povo continua a acelerar de recorde em recorde.

Em 1972, com 15.007.034 unidades, ultrapassou o recorde de produção do Ford T. Dois anos depois, o último Carocha saiu da linha de Wolfsburgo. E, em 1978, o Carocha despede-se da outra fábrica alemã, em Emden.

O Carocha em Portugal

O Carocha foi fabricado ou montado em vinte países, como Filipinas, Nigéria, Nova Zelândia, Peru, Singapura, Tailândia ou Uruguai, além dos comummente conhecidos como Alemanha, México ou Brasil. E até em Portugal, onde foi montado entre 1964 e 81.

Artigo relacionado: 7 marcas de carros portuguesas que ficaram na história

No total, foram fabricadas 21.529.464 unidades, tendo o máximo da produção sido atingido entre 1968 e 1973, com o número incrível de 1,2 milhões de unidades por ano.

De acordo com os registos oficiais, em Portugal venderam-se 63 mil exemplares do Carocha. Número insignificante para os 9,7 milhões de carros vendidos na Europa, a maior parte (6,1 milhões) no mercado alemão. A América foi, no entanto, o continente onde o clássico da Volkswagen foi mais vendido, com qualquer coisa como 10,7 milhões de matrículas, 4,9 milhões nos Estados Unidos, 3 milhões no Brasil e 1,7 milhões no México, o último bastião do Carocha (ou do Vocho, se preferir).

El Vocho: o último adeus ao Carocha mexicano

A fábrica de Puebla, 110 km a leste da Cidade do México, foi onde, às 9h05m do dia 30 de julho de 2003, a Volkswagen fabricou o último Carocha, o Vocho, naquele importante mercado.

A derradeira unidade da série especial Última Edición, limitada a 3000 exemplares, está hoje na Alemanha, no museu da marca, mas o mítico Carocha é ainda atualmente um símbolo daquele país da América do Norte, com quase dois milhões de carros em circulação – muitos são táxis.

Ao fim de 57 anos de produção, o Volkswagen Carocha recolhia-se definitivamente ao lugar dos grandes símbolos da indústria automóvel. E não foi só por vender milhões em todo o mundo que o Volkswagen se tornou numa lenda. A forma como ricos e pobres, conservadores ou revolucionários, hippies e yuppies idolatraram aquele carro robusto e de conceção simples com o motor boxer na traseira permanece algo irrepetível até aos dias de hoje.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional