Mercedes G500 4×4 Safari Jon Olsson

4 min

G500 4×4² Safari: O Mercedes mais excêntrico do mundo?

O sueco Jon Olsson, antigo profissional de esqui livre e alpino, e atualmente um bem-sucedido YouTuber, é conhecido mundialmente pelos seus loucos veículos personalizados. Na sua garagem de excentricidades, Jon Olsson já albergou, por exemplo, um Audi RS6 Avant com 950 cv, um Lamborghini Huracán com 870 cv — equipado com caixa para transporte de esquis no tejadilho —, um Rolls Royce Wraith com suspensão rebaixada e jantes de 24 polegadas e, ainda, um absolutamente insano Mercedes-Benz G500 4×4² “Safari” com 850 cv!

Em 2017, Jon Olsson desembolsou cerca de 260 mil euros para adquirir um Mercedes-Benz G500 4×4², unanimemente considerado um dos todo o terreno mais exclusivos e tecnicamente mais avançados jamais fabricados, que carinhosamente batizou como “Lord Hans”. Todavia, não totalmente convencido pela aparência do veículo, a qual considerou ser “demasiado convencional”, nem sequer pelos avançadíssimos recursos tecnológicos, o antigo esquiador profissional investiu uma montanha de dinheiro para transformar o caríssimo G500 numa proposta mais radical.

Dos 420 aos 780 cv…

Para o fazer, Olsson escolheu como parceiros os especialistas holandeses da Absolute Motors, que deitaram mãos à obra para dotar o “Lord Hans” de uma nova suspensão, enormes pneus específicos para todo o terreno, iluminação personalizada, barras de tejadilho e carroçaria camuflada.

O propulsor, originalmente um V8 de 4,0 litros de twin-turbo de 420 cv, foi alvo de uma importante intervenção na gestão eletrónica, passando a debitar uns loucos 780 cv! Olsson ficou muito satisfeito com o resultado, mas apenas durante alguns meses… Ao chegar ao Mónaco ao volante do seu G500 transformado, o sueco percebeu que o monstruoso veículo não cabia nas minúsculas garagens do principado. Pragmático, o YouTuber pediu à DT Mobility, outra empresa especializada em transformações de automóveis, que simplesmente retirasse o tejadilho do Mercedes-Benz G500 4×4².

Assim, à exceção do pilar A e dos vidros laterais, foram extraídos todos os elementos que se encontravam acima das portas, deixando o G500 a nu. Paralelamente, o para-choques dianteiro, ainda que não tivesse qualquer interferência na altura do automóvel, também foi substituído por uma proposta mais baixa — é que Olsson quis aproveitar para conferir uma aparência mais desportiva ao seu discreto todo o terreno…

Resolvido o problema do acesso às garagens do Mónaco e também de Marbella — posteriormente, Olsson descobriu que também no popular destino turístico espanhol as garagens eram demasiado baixas para o seu veículo —, o YouTuber seguiu, satisfeito, a sua vida de “influencer”. Isto até ter percebido, muito provavelmente num dia de chuva, que um automóvel sem tejadilho não é a coisa mais confortável do mundo.

De radical a insano…

Assim, e apenas alguns meses depois da profunda transformação que tornou o G500 de Olsson num todo o terreno descapotável, a DT Mobility foi convidada a entrar novamente em ação para instalar um tejadilho soft top ao estilo “Safari” no TT da Mercedes. Mas não se pense que as alterações se ficaram por aqui: o G500 foi novamente pintado, desta vez de branco, para contrastar com a cor negra da capota, e decorado com os grafismos da C’est Normal, a marca de vestuário de Jon Olsson.

Refira-se, ainda, que as molas da suspensão foram pintadas em branco, e que foram introduzidas inscrições C’est Normal na borracha dos avantajados pneus. As ponteiras de escape da Akrapovic são a expressão máxima do ego do ex-esquiador, tendo recebido gravações com o seu apelido.

No interior, destacam-se os elementos em fibra de carbono, os novos bancos em pele de cor branca e uma moldura em madeira atrás dos bancos traseiros. Consta que o orgulhoso proprietário do G500 Safari gostou particularmente dos novos bancos AMG personalizados. Segundo o próprio, a nova solução permite-lhe visualizar através do para-brisas, sem problema algum, toda a estrada. E nós ficamos particularmente felizes com esta alteração, pois entendemos que conseguir ver a estrada na totalidade é um requisito mínimo para se conduzir em segurança…

Por baixo do capot do Mercedes-Benz G500 4×4² permanece o V8 biturbo de 4.0 litros da versão original. Contudo, a infinidade de alterações efetuadas ao longo dos anos impulsionou a potência para uns assustadores 850 cv! Além da aceleração vertiginosa que este arsenal técnico proporciona, Olsson assegura que a experiência sonora vivida ao volante do seu “Lord Hans” é algo de único, sobretudo com a capota recolhida. Desde que não chova, claro.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional