8 dicas para escolher um bom meca?nico

5 min

8 dicas para escolher um bom mecânico

Um barulho esquisito no motor ou na suspensão, travões a chiar, bateria descarregada… Todos os proprietários de automóveis acabam por ter de lidar com uma avaria, o que muitas vezes suscita dúvidas sobre como escolher um bom mecânico para resolver o problema.

Ao escolher uma oficina mecânica de confiança para cuidar do seu automóvel, é essencial fazer avaliações. Mas, atenção: as avaliações não podem passar por meras comparações de preços! Opte sempre pela credibilidade e qualidade dos serviços prestados.

8 dicas para escolher um bom mecânico para o seu carro

1. Solicite indicações de amigos e parentes

Essa é uma dica comum e seguida por muita gente. Certifique-se, porém, de que leva em conta os conselhos apenas de pessoas da sua máxima confiança e não de conhecidos com os quais não tem grande ligação. Há pessoas que não se travam a dar palpites e, ainda que não o façam por mal, a verdade é que o podem condicionar a tomar decisões que lhe podem custar dinheiro.

Quando a indicação vem de alguém em quem podemos realmente confiar, é mais fácil entregar as chaves do carro. Já na oficina, não se esqueça de referir que selecionou aquele local por indicação de determinada pessoa. Os prestadores de serviço gostam de saber que foram recomendados e colocarão ainda maior brio e profissionalismo nas tarefas a executar.

2. Procure oficinas autorizadas

As oficinas autorizadas trabalham com uma ou várias marcas, o que significa que os técnicos recebem formação contínua e utilizam peças de origem e de qualidade, fornecidas pelas marcas oficiais. Caso tenha o carro ainda dentro da garantia, deve dar prioridade a oficinas autorizadas, uma vez que uma reparação mal realizada pode anular a cobertura da garantia de fábrica.

Artigo relacionado: Quais os cuidados a ter com o motor novo

3. Avalie a reputação da oficina

Ao solicitar serviços de qualquer empresa, é importante conhecer a reputação do prestador de serviços. Ora, com uma oficina mecânica isso não deve ser diferente. Na internet, há sites e blogues onde encontra muitas reclamações (e alguns elogios) relacionados com serviços mecânicos. Pode ter a certeza de que quem não fica satisfeito com um serviço, o vai denunciar rapidamente…

4. Compare os preços de mercado

Uma pesquisa de preços é sempre útil, pois permite-lhe apurar quanto, em média, é cobrado por determinados serviços. Depois, compare com a oficina que tem em mente. Se o preço tabelado for muito mais caro ou muito mais barato, desconfie.

 
Procura peças para o seu carro? Faça uma pesquisa no Standvirtual

  
5. Observe o local com atenção

Visite o local e observe o tipo de automóveis que estão a ser reparados e se há muita rotatividade de clientes. Uma oficina não é um hospital, pelo que não precisa de estar imaculado, mas se houver muitas poças de óleo, ferramentas espalhadas, lixo por todo o lado e gritaria entre os colaboradores isso significa falta de organização e pouco cuidado com o ambiente de trabalho, o que não é um indicador de confiança.

6. Coloque-o à prova com coisas simples

Como tudo na vida, o melhor é ir com calma e testar os serviços antes de entregar ao mecânico algo muito complicado para resolver. Comece por ir à oficina escolhida trocar o óleo, o filtro ou uma lâmpada. É nos pequenos serviços que os bons profissionais se revelam. Avalie orçamento, detalhes do serviço, exibição de peças trocadas e preço. Se estes dados forem positivos, começará a estabelecer-se uma relação de confiança entre si e o mecânico.

Artigo relacionado: Quando mudar o filtro de combustível do carro

7. Peça um orçamento antecipado

Antes de fechar contrato para o arranjo, peça um orçamento formal à oficina onde devem constar todos os serviços previstos, duração e custo da mão de obra, possíveis elementos avariados e respetivo preço das peças de substituição. Desta forma, posteriormente poderá perceber se lhe está a ser cobrado algum serviço ou peças fora do orçamento.

O orçamento serve ainda como comparação entre diversas oficinas. Recordamos que solicitar um orçamento não significa aceitar a proposta apresentada, mas é conveniente procurar saber previamente se há algum custo avulso pelo pedido do documento, pois há oficinas que cobram a sua execução.

8. Pergunte se pode experimentar antes de pagar

Pague a reparação depois de comprovar que tudo está de acordo com o que deseja e só então retire o veículo da oficina, de preferência depois de fazer um curto test-drive acompanhado do mecânico – isto se a reparação interferiu em algo relacionado com a condução. Fazê-lo por causa da troca de uma lâmpada não é uma boa ideia.

 
Leia também:

Filtro de partículas: como funciona

Como melhorar o desempenho de um carro a gasóleo

Motor fraco: 10 problemas comuns

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional