Utensílios para ter no carro

6 min

7 artigos essenciais que deve levar sempre no carro

A segurança num automóvel é muito mais do que praticar condução defensiva. A lei obriga-nos a ter certos equipamentos no carro, de forma permanente. Será que conhece todos?

Por outro lado, há coisas que devemos ter sempre no nosso veículo por segurança ou conveniência, mesmo que não sejam obrigatórias por lei.

Veja os 7 itens que não pode dispensar a bordo do seu automóvel.

7 artigos essenciais que não podem faltar no seu veículoExtintor e triângulo de sinalização

1. O colete refletor

O que fazer se acabou de ter um acidente num local onde não é seguro parar ou estacionar? Para além de contactar as autoridades para avisar de que está na faixa de rodagem ou numa zona de perigo, deve vestir o seu colete refletor, sair do veículo e aguardar em local seguro mas visível. Esta regra é apenas para o condutor, os restantes passageiros devem manter-se dentro do veículo.

Para que isto aconteça deve ter, naturalmente, um colete refletor sempre em local acessível no seu carro – por exemplo, se tiver o colete na bagageira tem de sair do carro sem ele, contrariando assim o que diz a lei.

É também nesta altura que deve ligar à sua assistência em viagem ou a quem precisar. Pode precisar de um reboque para uma oficina ou apenas de substituir um vidro partido – se for o caso precisa primeiro de perceber quando tem uma marcação, antes de saber para onde ir de seguida (por exemplo, pode conseguir marcar um serviço móvel em que não precisa de se deslocar a um centro de substituição).

Mas não basta o colete, falta também…

2. O triângulo de sinalização 

Quando necessitar de sair do carro para uma emergência, a primeira coisa em que deve pensar depois de vestir o colete é colocar o triângulo. O triângulo de sinalização é obrigatório por lei em todos os veículos e é utilizado nas seguintes situações:

  • Local onde ficou o carro representa perigo para outros condutores ou peões;
  • Acidente;
  • Avaria em via pública;
  • Perda da carga, em veículos de mercadorias.

Deve colocar o triângulo de sinalização na retaguarda do veículo, a uma distância de 30 metros ou mais de modo a ser visível a 100 metros de distância pelos outros condutores – Isto é mesmo o mais importante, garantir que é visível para os outros carros de forma a proteger-se a si e aos outros.

3. Extintor 

Chamas ao pé de um carro? Nem pensar! Não dê oportunidade a que isso se desenvolva. É raro? Claro que sim. Mas basta uma vez para ter azar… Por isso não se esqueça de ter sempre um extintor no carro consigo. Não é obrigatório por lei, em Portugal, para carros ligeiros, mas é altamente recomendado ter um extintor de incêndio em cada veículo.

No entanto, se tiver extintor no seu carro, há algumas condições que tem de cumprir, por lei:

  • Deve estar dentro da data de validade;
  • O selo tem de estar intacto;
  • Estar regulamentado pela legislação portuguesa.
  • Ter realizado a manutenção anual do extintor.

Há categorias de extintores por peso de veículo. Deve verificar o seu e ver o extintor adequado:

  • Menos de 3 500 kg: 1 kg de pó;
  • Entre 3 500 e 7 500 kg: 2 kg de pó;
  • Mais de 7.500 kg: 3 kg de pó.

4. Produtos de limpeza e higiene 

E máscaras! É verdade, já fazem parte do nosso dia-a-dia, mas mesmo assim continuamos a esquecer-nos. Ter algumas máscaras de reserva no carro é sempre uma boa ideia. Mas, na verdade, todos os produtos de higiene são essenciais, não só os individuais como a máscara e o álcool-gel, como também os panos e produtos de limpeza, tablier, vidros, etc.

Por falar em higiene, é sempre uma boa altura para considerar realizar uma higienização ao seu carro. Nunca é tarde para se livrar de bactérias, vírus e fungos que se acumulam e desenvolvem.

5. Registo e Seguro do carro 

Nunca conduza sem ter todos os documentos legais consigo. Há quem os guarde sempre no guarda-luvas para nunca falhar. Por outro lado, se lhe roubarem o carro e os documentos ao mesmo tempo, está a facilitar a vida aos ladrões e complicar a sua. Fica ao seu critério, desde que tenha sempre os documentos consigo!

Mas quais são os documentos que deve ter no carro? Esta é a documentação que deve ter consigo:

  • Comprovativo de seguro válido;
  • Certificado de Registro – Livrete do Carro;
  • Certificado de Inspecção Técnica;
  • Cartão de Cidadão;
  • Carta de Condução;
  • Certificado de conformidade – Esta declaração atesta que as características técnicas do referido veículo satisfazem os requisitos ambientais e de segurança impostos na União Europeia (EU).

6. Kit Primeiros Socorros 

Kit de primeiros socorros

Se tiver a infelicidade de fazer parte ou assistir a um acidente, um Kit de Primeiros Socorros pode salvar a sua vida ou de alguém antes da chegada de ajuda médica. Verifique se tem um Kit de Primeiros Socorros no seu veículo e, se não tiver, aconselhamos a que adquira um!

Antigamente algumas marcas forneciam um kit com o veículo, mas hoje já não acontece. Caso tenha de criar ou comprar o seu, aconselhamos os seguintes itens:

  • Diferentes pensos rápidos, com vários tamanhos e funções;
  • Ligaduras;
  • Alfinetes de segurança para fixar as ligaduras;
  • Desinfetante para as mãos;
  • Diretrizes de primeiros socorros.

6. Contactos de segurança

Com a era dos telemóveis e internet esquecemos-nos muitas vezes destas questões, mas em situações de urgência o tempo pode ser valioso (ou pode até não ter internet no telemóvel). Se tiver sempre os seus contactos organizados (escrito algures ou até apenas numa nota no telemóvel), está sempre preparado/a para qualquer eventualidade.

Alguns contactos importantes, além dos familiares, são o da sua assistência em viagem, seguro, oficinas da sua confiança e agências de substituição e reparação de vidros.

Está tudo em ordem com o seu carro? Se não está siga estes conselhos, se sim… faça boas viagens!

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional