5 mitos sobre carros eletricos

5 min

5 mitos sobre os carros elétricos

A transição energética está ao virar da esquina, com a morte anunciada dos motores movidos a combustíveis fósseis na Europa. No entanto, muitos continuam a revelar grandes desconfianças em relação aos carros elétricos. Será razão para dizer que onde não há fumo também há fogo? Ou será que as crenças instaladas não passam apenas disso: crenças?

Siga-nos por uma lista dos 5 mitos mais comuns quando se aborda o tema da mobilidade elétrica em que desmontamos, com factos, as crenças que ainda afastam automobilistas de adquirirem um carro movido a eletricidade.

Mito 1: Os elétricos são, afinal, mais poluentes que os carros a gasolina

Muito se tem escrito sobre o famoso ciclo well to wheel (do poço à roda), colocando os carros elétricos sob a pressão do processo de fabrico das baterias e a exploração de minérios que está na sua base (mais comummente, lítio). É certo que não se pode dizer que um 100% elétrico gera zero emissões. Se é verdade que não há gases de escape, muito do seu processo de fabrico implica emissões de gases com efeitos de estufa. E a eletricidade com que são carregados nem sempre provém de energias renováveis, o que aumenta a pegada ambiental dos carros elétricos.

No entanto, isso também acontece com os carros a combustão, já que cada litro de gasolina não corresponde apenas ao CO2 emitido por quilómetro após a queima, sendo relevante contabilizar as emissões produzidas nos processos de extração do petróleo, no seu transporte (sem contar com os derrames que já testemunhámos ao longo da história) e na sua transformação que, pasme-se!, não se faz sem eletricidade, muitas vezes gerada a partir de fontes poluentes. Tudo somado, apesar de estar longe da perfeição, o carro elétrico é menos poluente que um movido a combustíveis fósseis.

Artigo relacionado: Carros elétricos ou a combustão: quais deixam maior pegada ecológica?

Mito 2: A bateria pode explodir

É caso para dizer que há aqui uma meia-verdade. Na realidade, uma bateria de um carro elétrico pode explodir. Tal como um carro a combustão pode ir pelos ares. E, muito importante, um veículo elétrico não se incendeia mais facilmente que um a combustão – pelo contrário. Por serem carros novos, chegam com sistemas evoluídos de arrefecimento e as baterias estão acondicionadas com proteções. Ou seja, a probabilidade será diminuta.

Mito 3: A autonomia de um elétrico não serve para o uso quotidiano

Esta é uma questão falsa hoje, em que os carros começam a aparecer com mais de 300 quilómetros de autonomia, mas também o era quando o alcance não era mais que uma centena de quilómetros. A média diária de um condutor europeu é de menos de 50 quilómetros por dia, o que faz com que qualquer carro elétrico esteja perfeitamente apto a servir. O problema poderá colocar-se quando houver necessidade de realizar uma viagem maior. No entanto, apontam as sondagens, a maioria dos condutores particulares faz entre uma e duas viagens longas por ano (e há marcas que incluem na venda de um elétrico a possibilidade de se usar um automóvel a combustão durante alguns dias por ano).

Mito 4: Um carro elétrico é muito caro

A tecnologia elétrica está mais disponível em segmentos superiores, o que faz com que seja difícil encontrar automóveis movidos a eletricidade por menos de 25.000€. No entanto, tem havido um crescente esforço para colocar o preço dos elétricos na fasquia dos Diesel similares, tornando-os assim atrativos para as empresas, por conta dos benefícios fiscais. Para particulares, há poucas soluções acessíveis, mas há: o Dacia Spring, um mini-SUV do segmento A, comercializa-se a partir de pouco mais de 18 mil euros; Fiat 500e, Renault Twingo e Smart EQ (para dois e para quatro) são propostos abaixo da fasquia dos 25.000€.

Interessado num elétrico usado? Faça uma pesquisa no Standvirtual

Mito 5: Os carregamentos demoram muito tempo

Outro meio-mito. Numa tomada doméstica, a solução que permitirá resultar numa maior poupança, um carro elétrico vai demorar muitas horas a carregar. É um facto. No entanto, quem tem a possibilidade de o fazer, fá-lo-á durante a noite. E a dormir o tempo voa. Em deslocações que exijam um carregamento a meio caminho, muitos dos automóveis que existem atualmente no mercado já dispõem de possibilidade de carregamento rápido e até ultrarrápido, pelo que, em cerca de 30 minutos, se consegue recuperar até 80% da carga (não vale a pena deixar o carro para lá disso, já que a velocidade de carregamento vai diminuindo; há marcas que desaconselham vivamente o carregamento até aos 100%).

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional