23 maio 2025

Yugo, do menos amado a um utilitário a ter debaixo de olho

Yugo

“Falem bem ou mal, o importante é que falem.” Se esta ideia estiver na base da recuperação do nome Yugo, poder-se-á estar, desde o primeiro momento, diante de um sucesso. É que ao automóvel de pequenas dimensões, ressuscitado agora na forma de um protótipo em miniatura, levado ao Car Design Event 2025, em Munique, não lhe falta história, a começar pelo facto de constar entre os piores automóveis de sempre, segundo a conceituada revista “Time”.

Um desastre sobre rodas

O Yugo foi um pequeno carro fabricado na antiga Jugoslávia, exportado para os EUA, por exemplo, onde é recordado como mal concebido, feio e barato, tendo sido o preferido durante anos pelos humoristas, mas para fazer piadas. É até o personagem principal de um livro: “The Yugo: The Rise and Fall of the Worst Car in History”.

O automóvel foi produzido na Sérvia, mas começou por ganhar forma em Itália: foi concebido pelos engenheiros da Fiat e da Zastava em 1977, no centro de desenvolvimento da Fiat em Turim, e inspirado no famoso 127.

Curiosidade: a produção em massa foi iniciada em 1980, a 28 de Novembro, para que a primeira unidade pudesse estar pronta a 29 de novembro, o antigo Dia da República.

Descubra todos os carros novos disponíveis no Standvirtual

Renascimento

Originalmente concebido como uma variante encurtada do Fiat, a produção em série do Yugo começou em 1980, tendo terminado em 2008, já com o nome de Koral, com o fim da Zastava. Renasce agora, sob a pena do designer sérvio Darko Mar?eta, num projecto liderado pelo engenheiro Aleksandar Bjeli, que garantiu os direitos industriais da marca.

O novo Yugo aposta num design que homenageia o passado: silhueta quadrada e linhas minimalistas. Mas junta-lhe toques modernos, como luzes LED. Do que se sabe, prepara-se para enfrentar o ultracompetitivo mercado do segmento B, com o objetivo de rivalizar com modelos estabelecidos como o Toyota Yaris, Renault Clio, Volkswagen Polo, Dacia Sandero e MG3.

O novo Yugo mantém assim o espírito do original, mas transporta-o para a era moderna com tecnologia, segurança e design atualizados. O seu objetivo é ser acessível e prático, tal como o seu antecessor, mas com mais opções, melhor desempenho e uma gama mais ampla de motores.

Importância da segurança

O novo Yugo está a ser desenvolvido para cumprir integralmente as normas de segurança modernas, um grande salto em relação às características mínimas do original. Para começar, foi adiantado que o automóvel será construído com base numa plataforma moderna fornecida por um parceiro estabelecido, garantindo que cumpre as actuais normas de segurança funcionais e de colisão. Além disso, incluirá todas as funcionalidades obrigatórias neste capítulo.

Gama diversificada

A gama deve incluir versões a gasolina (aspirada e turbo) e uma possível variante elétrica, com produção prevista para a Sérvia e estreia do protótipo funcional no Salão de Belgrado em 2027. O objetivo é oferecer um carro pequeno, estiloso e acessível, que una nostalgia e tecnologia moderna, com potencial para conquistar uma nova geração de motoristas europeus.

Explore todos os carros usados disponíveis no Standvirtual

Leia também: