volo ex90

5 min

“Hej There” Volvo EX90: primeiro contacto com o SUV mais seguro do mercado

Hej there Volvo Ex90! Foi assim que a Volvo Portugal apresentou o seu novo modelo, num evento que juntou os principais meios de comunicação nacionais.

O EX90, o novo “navio almirante”, é um claro manifesto do futuro da marca sueca e carrega orgulhosamente a bandeira de “carro mais seguro de sempre”.

O novo SUV 100% elétrico de sete lugares alinha no mesmo segmento do Volvo XC90, sendo ligeiramente maior em termos de comprimento, mas mais baixo no que toca a altura. Motivos que o permitem acomodar 7 passageiros adultos, todos eles com doses generosas de conforto (incluindo na 3ª fila de bancos, onde o espaço para as pernas é surpreendente), mas simultaneamente parecer mais pequeno que o seu “irmão a combustão”.

Além disso, contará com autonomia elétrica de até 600km, carregamento rápido (de 10-80%) em 30 minutos e permitirá carregamento bidirecional (para que não tenha que se preocupar de que lado estacionar para poder carregar o carro).

Neste primeiro contacto com o Volvo EX90 ainda não foi possível extrair quaisquer sensações de condução ou testar a real capacidade de autonomia. Aquilo que pudemos constatar é que, para além da segurança (o EX90 oferece o mais elevado nível de segurança de série de sempre da história da Volvo, incluindo a integração de um radar Lidar, preparado para condução autónoma), a Volvo não descurou o design, quer interior, quer exterior.

No exterior nã0 encontramos quaisquer arestas demarcadas, com os painéis do carro a apresentarem linhas suaves e fluidas em toda a sua extensão. Além disso, encontramos ainda puxadores de portas integrados, espelhos sem molduras, jantes aerodinâmicas de 20 polegadas ou ainda um spoiler aerodinâmico. Pormenores que permite um fluxo de ar constante e bem canalizado sob a carroçaria, garantido a este imponente SUV ter um coeficiente aerodinâmico de 0,29, sendo por isso uma referência no segmento.

Ainda uma nota para luzes frontais e traseiras, que mantêm os rasgos do atual XC90, mas são compostas na integra por módulos totalmente em LED. De dia, os módulos de luz estão cobertos por segmentos que simulam a tradicional silhueta do martelo de thor, e à noite, os faróis “abrem-se”, transformando-se em potentes módulos de iluminação em LED.

No topo do EX90 encontramos, de série, um teto panorâmico fixo de grandes dimensões. Este vidro escurecido possui proteção UV, com uma transmissão de luz inferior a 4.8% e bloqueia 80% da radiação solar.

No interior, a filosofia de design segue o mesmo raciocínio que o exterior, sendo limpo e simples, mas sempre com um toque premium e com classe “à la escandinavia”. Isto é: o tablier não oferece demasiadas “distrações” como botões ou adereços, ao invés disso controlamos todas as funções e funcionalidades do automóvel através de um ecrã central com orientação vertical (e de dimensões massivas), que permitirá aceder rapidamente à navegação, ao telefone, assim como outros controlos e ações mais comuns.

A título opcional, o Volvo EX90 poderá estar equipado com um potente sistema de som Bowers & Wilkins que integra 25 colunas e um total de 1610W de potência, para uma experiência de som imersiva a que a Volvo chama “True Sound”.

Os bancos frontais, por exemplo, terão duas colunas equipadas no apoio de cabeças. Bancos esses, que são de resto, uma amostra daquilo que o Volvo EX90 promete também ele ser: um ponto de viragem na história da marca para aquilo que será um futuro mais sustentável.

O interior do novo Volvo EX90 é todo ele composto por materiais de origem sintética (sem recurso a pele animal), para além de utilizar uma elevada quantidade de materiais reciclados (um total de 48kg em cada automóvel). Além disso, toda a madeira que encontramos no interior do EX90 é madeira verdadeira, e de origem controlada (certificada pela Forest Stewardship Council).

Configura o teu novo Volvo no Standvirtual

Versões, motorizações e preços

Para o mercado português chegarão 3 versões: Single Motor, Twin Motor e Twin Motor Performance.

A versão de acesso à gama, a Single Motor, está equipada com apenas um motor elétrico, de tração traseira, e debita 279 cv de potência. A autonomia anunciada é de 580 km de autonomia, graças a uma bateria de 104 kWh de capacidade. 

A esta versão de entrada juntam-se ainda as versões Twin Motor, já com tração integral, com 408 cv e que faz uso de uma bateria de 111 kWh, que assegura 600 km de autonomia.

O topo de gama é o Volvo EX90 Twin Motor Performance, com 517 cv, uma bateria de 111 kWh e uma autonomia estimada de até 590 km.

Quanto a preços, o SUV 100% elétrico de sete lugares da Volvo começa nos 88.200€, prossegue com os 94 200 euros da versão com maior autonomia estimada e termina nos 99 300 euros da mais potente variante Performance.

O início de produção está agendado para o começo do próximo ano e as primeiras unidades deverão ser entregues aos clientes no decurso do segundo trimestre de 2024.

 

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional