Aiways U6 elegância elétrica made in China

5 min

Aiways U6, elegância elétrica “made in China”

Nas últimas semanas, os automobilistas de Lisboa ou de passagem pela capital puderam surpreender-se com um novo automóvel, já que a Aiways escolheu a capital lisboeta para dar a conhecer a sua mais recente aventura europeia que não renega os genes de origem.

O U6 é efetivamente um carro “made in China”, já que a Aiways, cuja sede europeia se situa em Munique, na Alemanha, tem fábrica em Shangrao para conceber o que se idealizou em Xangai. Já as baterias chegam de Changshu, tendo como parceira a gigante CATL.

Apresentado com um SUV coupé 100% elétrico, o U6 assenta na mesma plataforma que o irmão U5, mas chega esticado: tem 4,805 metros de comprimento (mais 12,5 cm), embora apresente a mesma distância entre eixos, o que, na prática, se reflete no facto de se mostrar espaçoso não obstante as suas linhas lembrarem um coupé.

Aiways U6 Lisboa

Interessado num carro novo? Encontre-o no Standvirtual Novos

Estiloso, mas espaçoso

É o design que mais distingue o U5 do U6. Enquanto o primeiro se apresentou como um SUV quadradão, o segundo foi trabalhado para remeter para uma imagem elegante e, simultaneamente, desportiva.

Na dianteira, a marca fala de uma frente que lembra o nariz de um tubarão, parecendo mergulhar para absorver o asfalto; na traseira, as luzes formam uma faixa de LED fina, a toda a largura do veículo e sob um spoiler traseiro que, não sendo ostensivo, garante a boa aerodinâmica de 0,248 (o U5 reclama um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,29).

Aiways U6 em Lisboa

Entre os dois extremos, sobressai uma linha de tejadilho descendente que pode dar a sensação de se estar diante de um automóvel menos espaçoso. Mas isso não é verdade: assente na mesma plataforma que o U5, construída para mecânicas eléctricas que, por exemplo, não carecem de túnel de transmissão, o novo SUV da Aiways apresenta um habitáculo desafogado. E até ocupantes com mais de 1,85m de altura conseguirão viajar com conforto, algo que é aconchegado pela existência de saídas de ar ou entradas USB.

À frente, separados por uma consola central, os dois ocupantes são brindados com bancos que parecem moldar-se ao corpo. Com um bónus: os apoios para a cabeça, almofadados, são ajustáveis em altura.

A mala surge com uma volumetria de 472 litros (1260 litros com os bancos rebatidos), sendo a sua abertura elétrica na versão de lançamento, a Prime.

Aiways U6 tras

A tecnologia ao serviço do condutor

O habitáculo foi repensado para criar uma sensação de simplicidade, anulando o máximo de distrações para quem assume o volante. Assim, a instrumentação resume-se a um ecrã longitudinal, que exibe as informações mais relevantes: velocidade, posição do seletor de mudanças, autonomia, avisos…

Aiways U6 volante

Ao centro do tablier, porém, parece bater o coração do U6, com um ecrã de 14,6 polegadas, orientado na horizontal, para facilitar a leitura, onde podem ser geridas as muitas funcionalidades do veículo, desde a forma como se comporta na condução (há três modos: Eco, Normal e Desportivo) ou a regeneração da travagem (é quase possível conduzir com um só pedal; apenas para estancar o veículo se tem de recorrer ao pedal de travão) até todos os sistemas de segurança e entretenimento. O sistema, que conta com um ecrã de elevada definição, chega compatível com Android Auto e Apple CarPlay, sendo possível obter atualizações over-the-air.

Aiways U6 interior

Rápido e poupado

O Aiways U6 chega com um motor síncrono de íman permanente, capaz de produzir 218 cv (binário máximo de 315 Nm), que entrega às rodas da frente, sendo apoiado por uma bateria CATL de iões de lítio, com capacidade de 63 kWh.

Aiways U6 bancos

Artigo recomendado: Portugal vai começar a produzir carros elétricos em 2025

Com estas características, o U6 reclama prestações rápidas: acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos. Mas, tal como acontece com a generalidade dos elétricos, não foi feito para corridas: a velocidade máxima é de 160 km/h.

Mais importante: o U6, diz a Aiways, é capaz de percorrer até 405 quilómetros com uma só carga (o consumo, segundo os testes WLTP, é de 16,6 kWh/100 km). E promete não chatear na altura de repor energia ao admitir carregamentos em corrente contínua a uma potência de até 90 kW, o que, não sendo uma referência, implica uma paragem de apenas 35 minutos para voltar a ter cerca de 80% da bateria.

Aiways U6 rapido

Gama e preços em Portugal

O U6 começa a chegar a Portugal em Junho, inicialmente com a versão Prime, que inclui, de série, bancos dianteiros aquecidos e eléctricos, tejadilho panorâmico de vidro, câmara de 360 graus, sensores de estacionamento, abertura da mala eléctrica e jantes de 20 polegadas.

Aiways U6 novo

No capítulo da segurança, o automóvel inclui manutenção da faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito, cruise control adaptativo e alerta de ponto cego.

O U6 será proposto a partir de 42.490 euros para particulares; 38.490€ + IVA para empresas.

Leia também:

0 min

Aiways U6 elegância elétrica made in China

Aiways U6 elegância elétrica made in China

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional