Redação

14/03/2024

5 min

Volkswagen Golf 8.1: o mais inteligente e conectado de sempre

O Golf sempre teve evoluções conservadoras, o que se percebe quando se olha para o Golf original, dos anos 1970, e o que hoje é vendido, a uma média de duas mil unidades por dia, nos quatro cantos do mundo. Só assim se chega a um recorde de 37 milhões de exemplares matriculados de um único automóvel.

Volkswagen Golf 2024 Standvirtual GTI

Nesta atualização, a meio da oitava geração (o Golf 9 será 100% elétrico e só está previsto para 2028), os alemães voltam a mexer mais na técnica e na tecnologia do que na imagem, mas não é necessária a lupa em riste ou olho clínico para identificar o que mudou visualmente no exterior.

Há entradas de ar novas, luzes diurnas (LED) com formas mais modernas, grupos óticos renovados e a adoção de um novo logótipo iluminado, uma estreia nas duas variantes de carroçaria: Golf e Golf Variant.

Quanto custa um Volkswagen Golf novo?

Os faróis dianteiros contam com tecnologia LED de série, ficando disponível o evoluído sistema IQ.Light LED matrix, que funciona com o controlo de feixe de máximos e luzes de máximos com até 500 metros de alcance. E a assinatura luminosa na traseira também muda, incorporando versão melhorada da tecnologia IQ.Light LED 3D.

As opções de personalização do exterior incluem agora 11 cores e cinco novas jantes com até 19 polegadas.

O “best-seller” já fala e estaciona sozinho

Volkswagen Golf 2024 Standvirtual

A plataforma continua a ser a conhecida MQB Evo (com 2,636 metros entre eixos), devidamente atualizada para otimização da dinâmica e compatibilidade com as tecnologias mais avançadas do marca. Mas é por dentro que mais se percebe a evolução.

A Volkswagen não pretende apenas propor um automóvel melhor, mais desportivo e moderno, mas defender o estatuto de referência do segmento médio-inferior desde o lançamento do Mk1, em 1974. E isso implica avanços em todas as direções. Até em marcha-atrás… Foi o que aconteceu, por exemplo, com os comandos táteis no volante, que desaparecem para trazer de volta os botões físicos.

O painel de bordo foi redesenhado numa onda de digitalização e o novo Golf passa a contar com o mais moderno sistema de infoentretenimento MIB4, que equipa os modelos mais recentes Tiguan, Passat, ID3 e ID7, com menus reconfigurados, maior velocidade de processamento e que a Volkswagen diz possuir um funcionamento mais intuitivo, associado a um ecrã tátil de 10,4 polegadas ou, em opção, com visor 12,9 polegadas. Na base ficam as barras táteis iluminadas de ergonomia otimizada para o controlo da temperatura e do volume.

Volkswagen Golf 2024 Standvirtual variant

O Golf 8 foi o primeiro modelo da Volkswagen a conectar-se, de série, ao ambiente rodoviário em que circula. Através da tecnologia Car2X, que recebe informações de outros veículos num raio de até 800 metros e lê sinais de trânsito, partilhando essas informações com outros veículos equipados com o referido sistema (Car2X). Mas o grande destaque desta versão 8.1 do compacto será a integração da tecnologia de inteligência artificial ChatGPT, em combinação com o novo assistente de voz.

Para se iniciar uma “conversa” com carro basta dizer o comando “Olá IDA” e, depois, recorrer a uma linguagem natural para controlar funções como o ar condicionado, o telefone ou o sistema de navegação, mas também para aceder a informações online de todas as áreas possíveis – desde previsões meteorológicas até perguntas de conhecimento geral, acedendo diretamente à base de dados (em constante atualização) de inteligência artificial.

Tecnologicamente, destaque ainda para a integração de sistemas como o Park Assist Plus, equipamento da ajuda ao parqueamento (em paralelo ou em espinha), podendo iniciar autonomamente a manobra de estacionamento, controlando o volante e os pedais sem intervenção do condutor, ou a função de estacionamento remoto, permitindo manobrar o veículo apenas com recurso ao smartphone.

Até 100 quilómetros em modo 100% elétrico

Volkswagen Golf 2024

Nas motorizações, as novidades começam nas versões mild-hybrid (eTSI), que vão estar disponíveis em duas variantes do motor de 1,5 litros, com 115 ou 150 cv de potência, e que estarão igualmente disponíveis sem eletrificação, com a designação TSI. Na oferta Diesel, a marca mantém duas opções com base no 2.0 TDI, uma com 115 cv (caixa manual) e uma segunda com 150 cv (automática DSG de sete velocidades).

Procura um Volkswagen Golf em segunda mão?

Nos PHEV da gama, eHvbrid e Golf GTE, mais mudanças: o primeiro mantém os mesmos 204 cv, enquanto o segundo passa a disponibilizar uma potência combinada de 272 cv (mais 27 cv), e os dois ganham uma nova bateria com capacidade aumentada de 10,6 kWh para 19,7 kWh, a permitir condução em modo exclusivamente elétrico ao longo de cerca 100 km (em vez de 61 km) e carregamentos rápidos até 50 kW.

Na nova versão GTI, o motor é o mesmo 2.0 TSI do anterior GTI, mas com potência aumentada para 265 cv (mais 20 cv), dispondo diferencial ativo no eixo dianteiro motriz com vetorização de binário. A tração mantém-se só às rodas da frente, entregue via caixa automática DSG de dupla embraiagem. A caixa manual deixa de ser opção no Golf GTI.

A estas versões juntar-se-ão no segundo semestre de 2024 o Golf GTI Clubsport, Golf R e Golf Variant R (estes dois últimos com tração integral).

Em Portugal, as encomendas do novo Volkswagen Golf arrancam nas próximas semanas, com preços ainda a revelar.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional