Novo SUV Suzuki Across

5 min

Suzuki Across: o novo SUV premium da marca japonesa

Tecnologicamente avançado, uma postura atlética e elevado conforto de condução. O Across acaba de chegar ao mercado luso com pretensões de levar a marca a entrar “numa nova dimensão”, afirmando-se como um SUV premium.

Todo o requinte, visível quer em termos estéticos no exterior quer pelo investimento nos materiais, acaba por ser se tornar ainda mais valioso quando se começa a desbravar o que se esconde sob o capot: tecnologia híbrida “plug-in” que visa reduzir ao mínimo quer o consumo de combustível quer as emissões de poluentes, mas que chega com credenciais dinâmicas para se tornar suficientemente apetecível, com os 306 cv da potência máxima combinada que permitem acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,0 segundos e atingir uma velocidade máxima de 180 km/h.

Já para quem privilegia a redução da pegada ambiental, o Across consegue ser uma real alternativa elétrica, com uma autonomia de 75 quilómetros, até um máximo de 135 km/h – ultrapassadas estas fasquias, de autonomia ou de velocidade, o Across aciona o motor a gasolina de 2,5 litros sem pôr em causa que se chegue ao destino.

 

Veja todos os SUV Suzuki à venda no Standvirtual

 
A gestão de energia, no entanto, pode ser totalmente decidida pelo condutor. O Across pode circular em modo 100% elétrico (EV), que entra sempre em funcionamento por defeito quando se liga o carro; em modo híbrido (Auto EV/HV), em que o veículo faz a gestão automática dos dois tipos de energia; ou apenas a gasolina, aproveitando a energia da inércia ou da travagem para carregar as baterias (Charge Hold).

Suzuki Across: um carro, três motores

O sistema de propulsão do novo SUV da Suzuki é composto pelo referido motor atmosférico e dois motores elétricos. Estes últimos estão alojados de forma independente em cada eixo: o localizado no eixo dianteiro desenvolve uma potência de 182 cv, alimentando o veículo quando este circula em modo totalmente elétrico ou sobrepondo-se ao bloco a gasolina para oferecer um nível de potência mais elevado.

Suzuki Across exterior
SUV Suzuki Across
SUV Suzuki Across exterior lateral
Suzuki Across frente
Suzuki Across SUV interior
Suzuki Across frente lateral

Suzuki Across exterior
SUV Suzuki Across
SUV Suzuki Across exterior lateral
Suzuki Across frente
Suzuki Across SUV interior
Suzuki Across frente lateral

previous arrow
next arrow

Já o motor traseiro, capaz de desenvolver uma potência de 54 cv, é chamado à ação, de forma automática, quando distintos sensores detetam a menor diferença de rotação entre as rodas, para permitir funcionar a tração 4×4 e garantir a transmissão da potência do motor ao solo. A gestão do sistema de tração 4WD E-Four é feita pelo controlo eletrónico integrado AWD Integrated Management (AIM) que distribui a potência entre os dois eixos, na proporção de 100% para o eixo dianteiro ou até 80% para o traseiro. No entanto, é possível que o condutor selecione um programa de condução específico: Eco, Normal, Sport e Trail. No último, o controlo do diferencial vai garantir a máxima capacidade de tração.

Um SUV com uma elegância atlética

A Suzuki é mais conhecida pela sua capacidade de construir pequenos e funcionais carros para as famílias ou vocacionados para o todo o terreno. Por isso, o Across é uma espécie de pedrada no charco – visível logo pela forma como este SUV se apresenta: é um carro que prima por um design elegante, ainda que mantenha os traços de um verdadeiro atleta.

À frente, exibe uma grelha em forma hexagonal, de generosas dimensões. Já os faróis com tecnologia LED surgem como olhos rasgados, a usarem o capot como sobrancelhas, enquanto a parte inferior mostra uma proteção cinzenta, que denuncia as suas habilidades 4×4, que voltam a ser denunciadas pelas pronunciadas e angulares cavas das rodas (destaque para as jantes de 19’’ de série) e pelas proteções laterais que percorrem todo o veículo. Na traseira, o tejadilho finaliza num spoiler, o que beneficia a aerodinâmica.

Artigo relacionado: SUV híbridos a gasóleo disponíveis no mercado

Também os seus interiores primam pelo requinte de bons materiais e de detalhes que permitem uma perceção de conforto e até de luxo: volante multifunções, aquecido, com acabamento em pele e costuras de linha vermelha, ecrã tátil de 9’’, compatível com os protocolos dos smartphones Apple CarPlay, Android Auto e Mirror Link, bancos desportivos e aquecidos (o do condutor chega ainda com regulação elétrica), além de um composto pacote de segurança, que inclui sistemas de pré-colisão, reconhecimento de sinais de trânsito ou controlo de velocidade dinâmico.

A comercialização do novo Suzuki Across arranca em outubro, com um preço desde 58.702€. No entanto, há campanha de lançamento prevista com desconto direto, em que o automóvel se comercializa a partir de 56.822€. De referir que, pelo facto de ser um híbrido de ligar à corrente, há possibilidade de se usufruir de alguns benefícios fiscais.

 
Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional