SUV híbrido 7 lugares venda Portugal

6 min

SUV híbridos de 7 lugares à venda em Portugal

O formato sport utility vehicle (SUV) acelera em praticamente todos os segmentos de mercado. E os SUV híbridos de 7 lugares não ficam de fora.

Entre os trunfos da espécie em expansão, está claramente a imagem de uma maior modernidade, decorrente da conceção mais recente, e que também ajuda a explicar a oferta de mais e melhores conteúdos e credenciais dinâmicas mais convincentes. E, claro, sem descurar o facto de ostentarem o design da moda, ganham pontos quando equipados com tração eletrificada, determinante para a diminuição de consumos e emissões.

Para quem procura um SUV híbrido com habitáculo do tipo XL, para o transporte de até sete ocupantes e bagagem, eis os modelos a ter em conta.

SUV híbridos de 7 lugares disponíveis em Portugal:

Ford Explorer PHEV

Ford Explorer SUV Híbrido

A Ford lançou no início de 2020 em Portugal a nova geração do Explorer, um SUV que aparece posicionado no topo da gama da oval azul, só disponível com motorização híbrida, a permitir o carregamento externo das baterias. No Explorer, o conjunto propulsor combina um V6 3.0 EcoBoost a gasolina com um motor elétrico alimentado por um acumulador de energia (iões de lítio) com 13,6 kWh, capacidade suficiente para 42 km de condução em modo 100% elétrico, de acordo com o ciclo de homologação WLTP. Com quatro modos de condução (EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge), permite o recarregamento da bateria numa tomada doméstica em cerca de seis horas.

Para este SUV híbrido, a marca norte-americana anuncia uma potência combinada de 457 cv e 825 Nm de binário máximo, o suficiente para garantir uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos e uma velocidade máxima de 230 km/h. O consumo médio anunciado é de 3,1 l/100 km, registo que garante uma média de 71 g/km para as emissões de CO2.

O Explorer Plug-In Hybrid tem interior com sete lugares, distribuídos em três filas de bancos, e uma bagageira que varia entre os 204 e os 2274 litros. De série, vem equipado com caixa automática de 10 velocidades, sistema inteligente de tração integral com diferentes programas de condução (Normal, Sport, Trail, Slippery, Tow/Haul, Eco, Deep Snow e Sand), sistema de som B&O personalizado, painel de instrumentos digital de 12,3” e equipamento de segurança muito completo.

 

Veja todos os SUV Ford à venda no Standvirtual

 
Land Rover Discovery Sport P300e

Land Rover Discovery Sport 7 lugares híbrido

Apontado como substituto natural do Freelander no portefólio do construtor britânico, o Discovery Sport partilha com o Evoque a plataforma de arquitetura transversal Premium (PTA), com as mesmas possibilidades de eletrificação, estando disponível com sistema um simplificado (MHEV) ou nesta inédita versão híbrida plug-in, P300e.

O Discovery Sport P300e combina a ação do motor de três cilindros a gasolina com 200 cv e de uma unidade elétrica alimentada por uma bateria de 15 kWh de capacidade. A Land Rover anuncia 309 cv e 540 Nm de potência e binário máximo combinada, mas o argumento mais forte da tecnologia está na redução substancial do consumo, com a marca a anunciar uma média de 1,6 l/100 km e 36 g/km nas emissões de CO2. De acordo com o fabricante, o modelo percorre até 64 km em modo exclusivamente elétrico, podendo recuperar-se até 80 % da carga das baterias em cerca de 30 minutos, num posto de carga rápida da rede pública.

Atualizado este ano, o Discovery Sport mantém a opção de configurar o interior com três filas de bancos (permitindo até sete lugares), com a segunda fila instalada sobre calhas para avançar ou recuar para privilegiar o espaço para as pernas ou para bagagens. A capacidade da mala do SUV aumentou em 5%, podendo chegar a uns enormes 1794 litros, com todos os bancos rebatidos.

Na categoria, o Discovery continua a destacar-se pelas reais credenciais “off-road”, oferecendo 21,2 cm de altura ao solo, capacidade de passagem a vau até 60 cm e ângulos específicos muito favoráveis: ataque de 25º, 30,2º saída e ventral de 20,6º). O sistema Terrain Response 2 permite variar entre vários modos de condução para terrenos com distintos tipos de aderência, adaptando a resposta do mecanismo da direção, do motor e transmissão, interligados ainda à tração 4×4 (Active Driveline, desconectável) e aos muitos dispositivos eletrónicos presentes.

 

Quanto custa um Land Rover Discovery Sport em segunda mão?

 
Lexus RX 450hL

Lexus RX 450h SUV 7 lugares híbrido

Em 2018, a marca japonesa introduziu no mercado uma versão “esticada” do SUV RX 450h, com mais 11 centímetros de comprimento e uma terceira fila de dois bancos, para aumentar para sete a lotação permitida a bordo. O modelo que passou a merecer a designação L, para garantir o posicionamento especial na gama, à margem do mais acessível RX de 5 lugares, distingue-se exatamente pelo referido conjunto de bancos traseiros individuais, que se podem esconder no fundo do piso da mala através de um sistema totalmente elétrico, operada através de botões colocados na parede lateral do compartimento da bagageira.

Elétrico é também o acionamento do portão da bagageira, funcionalidade que está associada ao sistema Smart Entry & Start, de série nesta versão. O sistema híbrido do 450h combina um motor V6 de 3,5 litros com 262 cv e unidade elétrica com 167 cv, ambos associados ao trem dianteiro, sendo a tração integral permanente assegurada pela ação de um segundo motor elétrico (68 cv), instalado no eixo traseiro.

De acordo com a marca japonesa, a potência total deste módulo é de 313 cv, o suficiente para acelerar a versão longa do RX (65 kg mais pesado do que o de 5 lugares) a uma velocidade máxima de 180 km/h, podendo cumprir 0 a 100 km/h em 8,0 segundos. Este sistema híbrido da Lexus não permite a recarga externa (plug-in) das baterias, recuperando-se a energia em movimento, nas desacelerações e travagens. E não é possível conduzir mais de 1,5 km em modo exclusivamente elétrico.

A marca anuncia consumos de 8,0 litros de combustível em ciclo combinado, valor que equivale a 183 g/km nas emissões de CO2.

 

Procura um Lexus RX450h usado?

 
Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional