setor automovel benchmarking analise mercado portugal

5 min

Setor automóvel: a importância de fazer uma análise de mercado

Sente que a sua empresa de automóveis está à deriva? Então, é porque ainda não estudou o seu ponto de referência no mercado. Analisar a concorrência e definir o que se deve ou não fazer tendo um stand de carros é o que falta para criar estratégias rentáveis para o plano de negócios da sua empresa. É disso que se trata o benchmarking de mercado.

Esse levantamento de dados serve como uma bússola para definir os próximos passos na tomada de decisões sobre o empreendimento a efetuar. A seguir, vamos explicar o conceito de benchmarking e como de ser estruturado para impulsionar as vendas.

Antes de mais, o que significa benchmarking? Trata-se de uma análise comparativa que consiste em estudar a concorrência para entender os erros e acertos nas estratégias de vendas, avaliando os mais diversos fatores em função das lacunas identificadas no negócio.

Através do benchmarking é possível analisar como estão organizadas as equipas nas empresas que estão em alta no mercado, quais os locais de venda dos produtos, qual a variedade de produtos oferecidos, quais os serviços pós-venda disponíveis para o cliente, como funciona o fluxo de trabalho dentro do stand, o horário de atendimento, o formato do atendimento ao cliente; a forma como a empresa organiza a sua presença digital, qual o “tom de voz” da marca e se há e como é realizado o marketing offline.

Artigo relacionado: Preços dos carros: o que deve um stand ter em conta

Estes são apenas alguns dos tópicos que podem ser avaliados através de um benchmarking competitivo, com o objetivo de entender o mercado e perceber as práticas adotada pelos stands de carros que alcançam os resultados esperados. Isto não significa, contudo, que deve fazer igual. Analisar a concorrência não significa que tenha de imitá-la. Nem o benchmarking tem essa pretensão.

A ideia do benchmarking é dar uma visão mais ampla do que está a acontecer para além das paredes da sua empresa. Esta estratégia ajuda a esclarecer como posicionar o seu stand diante do mercado e ainda, porventura, despertar a sua criatividade para adotar soluções inovadoras.

A importância do benchmarking no setor automóvel

O significado de benchmarking, só por si, já demonstra como esta é uma estratégia importante para todo e qualquer negócio. É utilizada há muitas décadas por empresas de renome, desde a altura em que não havia muita concorrência. Atualmente, com o sucesso da indústria e um mercado inundado de ofertas, fazer uma análise da concorrência torna-se ainda mais proveitoso.

Os stands de automóveis que mantêm os seus índices de vendas elevados podem ser analisados como benchmarks, a fim de se compreender que práticas permitem manter o crescimento da curva de rentabilidade, mesmo nas atuais condições do mercado.

Fazer um benchmarking funcional é importante para tomar como referência, com base em dados reais, quais as estratégias que estão a funcionar e quais podem ser ampliadas. Ou quais são os pontos que precisam de inovação, orientando, assim, o plano de negócios e o planeamento operacional. Não pense que o benchmarking é algo negativo ou antiético. Afinal, que empresa não gostaria de ser vista como referência?

Essa prática não oferece nenhum perigo à concorrência. Na verdade, consiste numa troca saudável entre as organizações e é essencial para garantir a orgânica do mercado. Aliás, as empresas concorrentes não devem ser vistas como inimigas, mas sim como potenciais parceiras, respeitando-se e zelando cada uma pelo seu negócio, que deve ser feito de forma séria e transparente.

Dicas para fazer um benchmarking

Agora que já sabe o que é benchmarking e a importância que tem, aqui ficam algumas dicas de como fazê-lo. Comece por visitar a empresa concorrente. Uma análise no terreno é essencial. Ao visitar o espaço físico, consegue entender a dinâmica da empresa.

Artigo relacionado: Como a mobilidade urbana afeta o mercado automóvel em Portugal

Avalie como funciona o atendimento ao cliente, qual a infraestrutura da loja, como está disposto o showroom, o que o concorrente oferece além da venda de carros, a fachada da empresa, a sua localização, as frases e placas que identificam o lugar, entre outros pontos que chamem a sua atenção.

Participe em eventos do setor automóvel. Sejam eles virtuais ou presenciais. Não só irá permitir conhecer outros empresários, como, também, a concorrência, de uma forma natural e amigável.

Além disso, é nesses espaços que se discutem o cenário do mercado e as projeções para o futuro, o que irá dar-lhe informações importantes para elaborar a sua estratégia de vendas.

Faça uma pesquisa na Internet. Se já escolheu a marca de referência que deseja analisar, procure as plataformas que ela fomenta. Pesquise o website, blogue, redes sociais, etc.. Verifique o que a empresa oferece no ambiente virtual e como ela se faz no espaço físico, analisando o tom do discurso e as ofertas e anúncios que a tornam visíveis.

Aceda a plataformas inteligentes sobre comércio automóvel. Esta é uma estratégia de benchmarking que serve para entender como está a realizar-se a venda de carros online, modalidade que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado automóvel.

Outra opção de benchmarking digital é fazer uma pesquisa mais ampla, não focando apenas uma empresa, mas analisando o cenário do setor de uma forma geral.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

6 erros que pode estar a cometer no seu stand e não sabe

Conteúdo patrocinado por: Cofidis As vendas não estão a correr bem, recebe cada vez menos visitantes no seu concessionário e quando fala com um cliente…

Listámos as melhores práticas de gestão de concessionários

Realizar uma boa gestão de concessionários de automóveis é crucial para conquistar o mercado e aumentar a reputação do seu estabelecimento. Afinal, de nada serve…

Como tirar fotos aos carros do seu stand

Se é um vendedor profissional, deverá ter um portfólio completo e detalhado de todos os carros que tem em exposição, por isso sugerimos não só…

Como criar um plano de negócios eficiente para o seu stand

Quando se inicia um novo empreendimento, independentemente do seu tamanho ou complexidade, é fundamental ter um plano de negócios. Pode parecer exagero, mas este sinal…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
Procura um Carro Novo? Consulte agora todos os carros novos à venda em Portugal. Peça um Proposta!
This is default text for notification bar