0 min

Seguro online

Seguro online

Seguro online

5 min

Como fazer seguro online automóvel? Nós ensinamos

Está à procura de um seguro para o seu automóvel? Então, quem sabe, um seguro online para o seu carro seja tudo aquilo de que precisa. Fique a saber mais!

O seguro online é uma modalidade cada vez mais procurada e, por isso, faz todo o sentido que falemos sobre ela. Porém, antes de lhe explicar como aderir a este serviço e comprar este produto online, é fundamental apresentar algumas das suas vantagens e desvantagens. Siga a nossa análise e fique esclarecido.

Seguro online automóvel: vantagens e desvantagens desta modalidade


O que é?

Um seguro online, como o próprio nome indica, trata-se de um seguro contractualizado e gerido via internet. Neste tipo de seguro, todo o processo é feito e gerido através da internet. Esta ainda não é uma opcção generalizada, embora este género de seguro tenha uma quota de mercado crescente, o que significa que este é um serviço cada vez mais procurado e cuja eficácia tem vindo a ser comprovada.

Contudo, como em todos os produtos, o seguro online tem vantagens e desvantagens. Descubra-as!

Vantagens e desvantagens

Vantagens

1. Económico

O seguro online oferece, normalmente, preços mais atractivos. Como a seguradora não despende dinheiro em instalações físicas, consegue habitualmente sugerir condições mais vantajosas para os seus clientes. Além disso, para se afirmarem no mercado e conquistarem clientes, nada como apostar como em ofertas bem mais baratas do que as da concorrência.

2. Fácil acesso

Para aceder ao seu seguro, apenas precisa de um aparelho tecnológico e internet. Não há trânsito, nem filas de espera e, com apenas um clique, pode aderir ao seguro, alterar dados, mudar o modelo do seguro e aceder a todas as informações relativas à apólice. Tudo disponível 24horas por dia, o que também é uma enorme vantagem.

3. Simples

Fazer um seguro de automóvel online é bastante simples. Apenas tem de preencher o formulário que lhe for apresentado, pesquisar as seguradoras e os seguros disponíveis, usando a ferramenta de comparação, e escolher qual o seguro que melhor se adequa às suas necessidades.

Desvantagens

1. Impessoal

Para muitos, sobretudo para quem não aderiu a 100% às novas tecnologias, a falta de contacto pessoal e de proximidade física, pode ser um aspecto negativo. Claro que para aderir a este sistema, é importante que domine minimamente estas linguagens online, de forma a evitar mal-entendidos ou a requisitar algo que, na realidade, não quer.

2. Burocracia

Outro ponto importante deste tipo de seguro e que afasta muitos clientes é o facto de não ter um mediador de seguro. Ou seja, em caso de acidente, terá de ser você a tratar de toda a “papelada”!

4 conselhos antes de contratar um seguro online

1. Pesquise: comece por se informar bem sobre a oferta disponível, pesquisando na internet e conversando com quem já experimentou este género de seguro.

2. Compare: use os diversos serviços online de comparação de planos de seguros. Desta forma, conseguirá realmente perceber qual o seguro mais indicado para si.

Simule aqui >>

3. Confira opiniões: verifique a avaliação e os comentários deixados online pelos utilizadores deste seguro.

4. Faça bem as contas: nem sempre o mais barato a curto prazo é, realmente, aquilo que lhe sai em conta a longo prazo. Portanto, veja bem qual o plano que melhor responde às suas necessidade, de modo a não contractar um seguro que não o sirva convenientemente.

Como fazer seguro online? Aprenda connosco


Como fazer um seguro online

Depois de pesados os prós e os contras e feitas todas as comparações, chegou a hora de seleccionar o seu plano de seguro e aderir.

Com ligeiras diferenças entre si, a grande maioria das seguradoras online irá pedir que escolha a categoria do veículo e os dados do veículo (data de construcção, marca e modelo). Depois, será calculado o valor do seu automóvel e, em seguida, ser-lhe-ão pedidos alguns dados pessoais, como nome, email e telefone.

No passo seguinte, são requeridos mais dados do condutor, como data de nascimento, código postal, data da carta de condução, número de sinistros nos últimos 5 anos e data de início do seguro.

Finalmente, ser-lhe-ão apresentados os vários planos disponíveis e respectivos valores, tendo em conta os elementos que apresentou na simulação. Para concluir, só tem de seleccionar o tipo de fraccionamento em que pretende pagar o seguro e o método de pagamento do mesmo.

Algumas seguradoras online:

Se pretende adquirir um seguro online, faça simulações e compare preços e opte sempre por companhias reconhecidas no mercado, de maneira a evitar burlas ou outros problemas. Nunca se esqueça de como é importante ter um seguro automóvel e veja-o não como uma despesa, mas como um investimento na sua segurança e na dos seus.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

Saiba tudo sobre o DUA (Documento Único Automóvel)

Antes de ficar a par das suas especificidades e características, é essencial que compreenda em que consiste este documento: o DUA agrega e funde a…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional