Porque é que é importante fazer a revisão do carro na altura de vender?

6 min

Revisão do carro: porque é que é importante fazer na altura de vender?

Existem alguns detalhes que, por norma, fazem com que o comprador desvalorize um seminovo durante a negociação da venda. Mas não se preocupe, podemos diminuir as probabilidades disso acontecer! Basta ter em consideração alguns cuidados relacionados com a revisão do carro.

Neste artigo irá perceber porque é que a revisão tem um peso tão importante na venda de um carro. 

Porque devemos fazer a revisão de um seminovo?

A revisão do carro é uma das principais etapas para quem quer garantir a vida útil do seu veículo. Através deste procedimento, é possível evidenciar problemas que nem sempre são percetíveis a olho nu.

Para além disso, ao fazer as revisões e manutenções necessárias, é possível termos a certeza de que o veículo é seguro.

Por outro lado, é comum encontrar profissionais que fazem revisões de uma forma mais superficial, ou seja, incluem apenas alguns pontos na sua análise. Isto é um erro e pode trazer prejuízos, incluindo a sua desvalorização numa revenda futura.

Dito de forma prática, a revisão do carro é um procedimento necessário para garantir a segurança do automóvel. Lembre-se que fatores climáticos, acidentes, desgaste natural das peças e condições das estradas podem afetar o veículo de forma significativa.

Aqui o ponto-chave é ter sempre em consideração que este procedimento visa a antecipação de possíveis problemas, deixando-o sempre em bom estado de uso.

Artigo recomendado: Dicas para evitar a desvalorização do carro

Quais são os principais pontos na revisão de um seminovo?

Se o seu plano é vender o automóvel, é preciso prestar atenção a elementos essenciais para a segurança do veículo.

Óleo e filtros de óleo

A troca do óleo e dos filtros de óleo é feita para que o motor não acumule sujidade, capaz de comprometer o seu funcionamento, podendo causar maiores gastos e perda de rendimento. O próprio dono do automóvel pode verificar o nível do óleo e, caso esteja baixo, procurar uma oficina de confiança para realizar a troca.

Correia dentada

A correia dentada é essencial para o motor, mas nem sempre é possível visualizar algum defeito. Por isso, é preciso verificar esta peça durante a revisão. Caso ocorra a quebra da correia, o carro vai apresentar problemas, podendo até mesmo provocar a fundição do motor.

Óleo, pastilhas e discos dos travões

Mesmo não sendo necessária a troca, se está a tentar vender o seu carro, é importante deixar claro, junto dos possíveis compradores, que todos estes componentes estão em bom estado. 

Calibragem e alinhamento dos pneus

Este é outro componente relacionado com a segurança. Alguns fabricantes indicam que a revisão deve ser feita a cada dez mil quilómetros mas, é preciso observar se o carro apresenta trepidação ou se o volante está a tender para um dos lados. Isto é sinal de que está na hora de alinhar a direção.

Amortecedores

Os amortecedores são fundamentais para a segurança e conforto do automóvel. Além de fazer a interseção com as suspensões, também são responsáveis pela absorção dos impactos. Se fizer revisões periódicas, provavelmente não terá dores de cabeça com os seus amortecedores.

Revisão do carro

Velas

Em média, a troca das velas é feita a cada 20 mil quilómetros. Ainda assim, a partir dos 10 mil quilómetros, podem aparecer alguns sintomas como, por exemplo, dificuldade no arranque, demora do motor ou falhas na ignição. Mas não devemos esperar que estes problemas surjam para fazemos a troca, a manutenção preventiva é o ideal. 

Qual é o momento certo para trocar as peças de um seminovo?

Será que existe um momento certo para a troca de peças na revisão de um seminovo? Tudo vai depender da utilização que é dada ao automóvel. A frequência, o local de uso e a exposição climática são fatores que influenciam esta questão.

Se o carro está a dar sinais de mau funcionamento, não espere que chegue a época de revisão para realizar a troca de alguns dos componentes. Quando se deixa para a última da hora, por norma, os gastos são maiores e a segurança do veículo fica comprometida.

Ficar atento a todos estes pontos aumenta as probabilidades de vender o automóvel mais facilmente. Se trocou uma peça sempre que foi necessário é porque cuida bem do veículo e o futuro comprador ficará muito mais confiante no produto.

Como é que a troca de peças interfere na revenda de um seminovo?

Sabemos que a revisão de um carro significa inúmeros benefícios. Quando este procedimento é bem feito, a repercussão é muito grande no desempenho e no conforto do veículo.
Portanto, este é o primeiro ponto a ser destacado em relação à revisão do carro.

O segundo é que revisão é sinónimo de segurança, visto que garante que tudo está a funcionar perfeitamente.

O terceiro, e último ponto, é que o valor de revenda do carro aumenta quando este se encontra em melhor estado. Ou seja, além de manter o automóvel em pleno funcionamento, ainda é mais fácil atrair possíveis compradores.

Quando é que vale a pena substituir por peças usadas num seminovo?

Em algumas situações, as peças usadas são uma opção interessante porque significam “economizar” — especialmente se a parte afetada for apenas parte da estética. Este é o caso dos volantes, lanternas, bancos e determinadas partes da carroçaria. Mas se for algo relacionado com a segurança, como os amortecedores, é melhor optar por peças novas.

Encontre aqui inúmeras peças usadas para o seu veículo!

É necessário documentar as trocas de peças?

Não existe obrigatoriedade, mas, se pretende lucrar com a revenda, esta é um opção interessante. Ao ter acesso às notas fiscais de revisões, compras e trocas de peças, o comprador é capaz de avaliar os cuidados que se teve com o veículo. Desta forma, todos os possíveis compradores terão a certeza de que todos os serviços foram realizados em locais de confiança.

Já que o assunto é a revenda de carros, que tal anunciar em plataformas online, como o Standvirtual? Esta é uma estratégia prática e segura, que traz resultados excelentes.

Anuncie aqui o seu carro, com toda a segurança!

Leia também:

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

Mais artigos da mesma categoria

Equipar carros atrapalha a venda? Descubra neste artigo!

Um cliente chega ao seu estabelecimento e oferece uma oportunidade imperdível para revenda: um veículo equipado, personalizado ao gosto do dono. Juntamente com a sua…

Descubra como fazer um pós-venda impecável na venda de carros

Afinal de contas, como fazer o pós-venda no meu concessionário? Esta é uma dúvida recorrente no quotidiano de inúmeras empresas, que apesar do interesse na…

Aumentar vendas de carros: dicas para impulsionar o seu stand

O mercado está quente, o comprador interessado e os stands estão atentos! É neste contexto que precisa posicionar o seu stand, identificando boas estratégias para…

Como potencializar o seu negócio: O funil de vendas

O Standvirtual uniu-se a Paulo de Vilhena, conhecido empresário, para fazer uma série de 6 vídeos que o vão ajudar a impulsionar o seu negócio.…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional