kia sportage

5 min

Review Kia Sportage (2019)

A compra de um veículo em 2ª mão carrega, quase sempre, como preocupação principal a questão da garantia. No caso muito particular deste KIA com apenas 1 ano de idade, essa preocupação acaba por ficar remetida para 2º plano e porquê? Leia o texto até ao fim e fique a saber mais…

O Kia Sportage é mais um membro pertencente ao concorrido mercado dos SUV em Portugal, assumindo-se claramente como um dos ‘best-seller’ da marca, carregando uma história que já remonta a 1993!

Exterior

No plano estético, a KIA acertou na mouche com este Sportage! A frente mergulhante e faróis rasgados apelam a um design pouco habitual neste segmento e permitem-lhe destacar-se claramente da concorrência. A sua altura, superior a 1.63, acentua-lhe o ar encorpado conferindo-lhe um look de ‘jipe grande’, enquanto que na traseira encontramos pormenores de grande modernidade como é o caso da faixa reflectora que une os estilizados grupos ópticos traseiros. O tema ‘SUV’ é controverso no nosso país e sempre que passamos em portagens. Felizmente, o Sportage paga classe 1, desde que equipado com Via Verde e limitado às configurações de 2 rodas motrizes.

Veja todos os Kia Sportage disponíveis no Standvirtual

Interior

kia sportage

A qualidade dos interiores é um dos apartados onde a marca Coreana tem vindo a mostrar uma evolução significativa, quer na escolha de materiais, quer na robustez de montagem, quer ao nível de equipamento disponibilizado, bem como no patamar elevado de tecnologia disponibilizada.

Ainda assim, a decoração peca por uma toada demasiado sombria, sendo que até o ecrã tátil central é em tons de um triste cinzento. Aqui e acolá, ainda é possível encontrar alguns plásticos rijos, com uma qualidade melhorável. Sentados ao volante, desfrutamos de um espaço bastante adequado, bem como de uma boa posição de condução, contrariando a atitude mais sobreelevada habitualmente encontradas neste tipo de carroçaria. Os bancos fornecem bons níveis lateral e para as pernas, sendo o alcance para o volante e caixa de velocidades muito acertado. Na fila de trás, sentam-se 3 adultos sem constrangimentos de maior, sendo que as costas do assento, são também reguláveis em grau de inclinação. O espaço disponibilizado para as pernas e cabeça não criará apertos de qualquer espécie, sendo que ainda desfrutamos de saídas de ar independentes e tomada de carregamento de 12V.

A bagageira desta versão a gasolina apresenta uma volumetria de 503 litros (480 nas versões diesel pela existência do depósito de ‘adblue’), sendo que se optarmos por rebater os bancos, podemos atingir um valor muito próximo de 1.500 litros de capacidade de carga.

Condução e Motorização

kia sportage

No momento de dar à chave, este 1.6 atmosférico com 132cv demonstra ser dono de uma suavidade tal que, por vezes, ao ralenti parece estar desligado! Mas se por um lado é extremamente suave, isento de vibrações e bem controlado no que toca à insonorização, por outro, revela-se sofrível no campo prestacional, dadas as suas características ‘não-turbo’… A potência máxima chega às 6.300 rpms regime no qual já não se revela assim tão silencioso, enquanto que o binário máximo de 161Nm chega tarde, às 4.850rpm, obrigando a um recurso constante à caixa de velocidades manual de 6 velocidades, para manter um nível de andamento sem perdas de maior.

Com 1.500kg de peso para carregar, o Sportage 1.6 GDi, fica-se por uma velocidade de ponta de 182km/h e é capaz de acelerar dos 0-100km/h em 11.5s. Em termos de comportamento dinâmico, realce para um bom controlo de toda a carroçaria. No capítulo dos consumos, o facto de se tratar de um bloco de injecção directa, permite-lhe rubricar consumos contidos, não sendo de esperar médias muito longe de 8/8.5 lts/100, o que, para esta tipologia de carroçaria e motorização, consideramos ser bastante aceitável.

Um ponto muito positivo atribuível à marca reside na elevada fiabilidade das suas mecânicas, não sendo à toa que lhes é concedida uma garantia de 7 anos ou 150.000kms, aportando um descanso acrescido aos seus futuros proprietários. Com 1.591cc de cilindrada e a expelir 158g/km cumprindo a norma Euro6, o valor anual de IUC para este modelo, cifra-se em 171€. Tratando-se de um modelo bastante recente, é quase caso para dizer que custa quase tanto novo como usado. Ainda assim, na plataforma do Standvirtual é possível encontrar modelos de 2018, com preços a partir de 22.250€, sendo este um factor preponderante a ter em conta, ficando abaixo da média dos seus principais concorrentes.

Se a sua prioridade assenta num SUV moderno, espaçoso, bem equipado e com generosa garantia da marca para os próximos anos então, e desde que as quilometragens anuais a percorrer sejam inferiores a 10 ou 15.000kms, então um Sportage com motorização a gasolina, poderá ser uma opção a considerar.

Kia Sportage no Standvirtual

Kia Sportage 2019

Kia Sportage 2018

Kia Sportage 2015 – 2017

 

Leia também

Mais artigos da mesma categoria

Novo Nissan Leaf. Saiba tudo sobre o renovado eléctrico da Nissan

Lançado pela primeira vez em 2010, a primeira versão do Leaf dominou durante largos anos o mercado dos carros elétricos. Agora renovado, o novo Nissan…

Lexus LC500h: conheça este GT de luxo!

Um Grand Tourer com quase 400cv capaz de fazer consumos mais baixos do que um diesel compacto. Não acredita?! Olhe que existe e é o…

Review Renault Clio (2017)

O Renault Clio é, desde 2012, o carro mais vendido em Portugal. Mas porquê? Qual será o segredo para tamanho sucesso? Tentamos explicar o porquê…

Review BWW Série 3 (2019)

Em 2019 foi apresentada a 7ª geração do BMW Série 3, um modelo com mais de 40 anos de história e um dos mais bem…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional