3 min

Fazer um check-up ao seu carro antes da viagem de férias

Em viagens longas e mais exigentes para o nosso carro, há que ter uma atenção redobrada ao estado do veículo antes da partida.

Se um furo na sua zona de residência é “aborrecido”, um problema mais grave, a quilómetros de distância de casa, pode ser uma verdadeira dor de cabeça.

Pela sua segurança, da sua família e de quem o rodeia, fazer um check-up antes de seguir caminho é uma solução fácil e conveniente de garantir que terá uma viagem de férias despreocupada e proveitosa.

Como fazer este check-up?

Se o carro já não é revisto há muito tempo, fazer um check-up numa oficina de confiança é a opção mais recomendada – 2 a 3 semanas antes da viagem de férias é suficiente. Caso a próxima inspeção periódica tenha data limite durante os próximos 3 meses, aproveite e faça um 2 em 1, resolvendo dois problemas com apenas uma revisão.

Se explicar ao mecânico o motivo da revisão, este vai saber o que procurar. Irá focar-se nos componentes com mais importância para viagens longas – direção do carro, pneus e travões, óleo e filtros, luzes, entre outros – e fará por garantir que o seu carro aguentará toda a viagem de férias sem percalços ou problemas.

Se o seu carro foi revisto há pouco tempo, uma pequena análise pessoal será suficiente para o efeito.

O que devo incluir no meu check-up pré-férias

Neste check-up deve ter o foco nas necessidades do carro em viagens longas, independentemente se é uma viagem de férias ou não. É essencial verificar os seguintes pontos.

Piso e pressão dos pneus. Não só garantem uma condução confortável e segura, como fazem com que o carro consuma menos combustível e poupe muitos euros no orçamento da sua viagem de férias. Tenha um olhar atento ao desgaste, sinais de envelhecimento e garanta que o piso dos pneus tem, pelo menos, mais de 1,6 mm.

Líquidos. Verifique sempre o nível do óleo, água e líquidos de refrigeração.

Limpa-para-brisas, ar condicionado e luzes do carro. Todos os componentes que possam ter impacto na condução devem ser verificados e reparados antes da viagem, se for caso disso.

Limpeza de bateria. O tempo quente de férias também tem desvantagens, sendo uma delas um maior risco de reações químicas dentro da bateria e evaporação do líquido da mesma.

E então, vamos?

Com o check-up finalizado e o carro em bom estado de seguir viagem, estamos prontos para a nossa merecida viagem de férias.

Garanta apenas que tem consigo todos os documentos necessários, o kit de segurança do veículo (triângulo e colete refletor) e a bagagem bem-acondicionada. Menos bagagem equivale a menos peso, que resulta numa viagem bem menos dispendiosa.

Para a viagem, é recomendável que nunca deixe o nível de combustível do seu carro chegar ao sinal de aviso e que faça paragens de 2 em 2 horas.

Lembre-se, está de férias com uma viagem planeada e, muito provavelmente, com algumas das pessoas com quem mais gosta de passar tempo. Não deixe que o estado do seu carro comprometa a vossa viagem de férias. Faça o check-up e verifique todos estes pontos antes de seguir viagem.

Façam as malas e aproveitem bem a vossa viagem de férias, com segurança, entusiasmo e muita tranquilidade!

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar