Papa Francisco recebe Papamóvel a hidrogénio

4 min

Papa Francisco recebe Papamóvel a hidrogénio

O Santo Padre foi surpreendido, na última semana, com um carro movido a hidrogénio especialmente projetado para as suas necessidades de mobilidade. O mimo foi-lhe entregue pelo padre Domenico Makoto Wada, em representação da Conferência Episcopal Católica do Japão, numa cerimónia em que estiveram presentes o embaixador do Japão junto da Santa Sé, Seiji Okada, bem como uma delegação da Toyota que incluiu o vice-presidente-executivo da marca para a Europa, Miguel Fonseca, e o CEO da Toyota Motor Itália, Mauro Caruccio.

Com 5,1 metros de comprimento e de cor branca, o Papamóvel “made in” Japão foi trabalhado para que Francisco possa viajar tanto sentado, como de pé. Tudo para que, quando circula entre a população, fique bem visível para os seguidores do herdeiro de São Pedro. Para tal, a altura do carro foi aumentada para 2,7 metros. Já a entrada e a saída para a parte de trás do carro faz-se por uma pequena escada, de degraus forrados a vermelho.

O Mirai foi o primeiro sedan movido a hidrogénio produzido em série, tendo sido lançado em 2014. O veículo elétrico conta com uma pilha de combustível (Fuel Cell), que junta hidrogénio com o ar, emitindo apenas água limpa pelo escape. O Mirai é abastecido em apenas três minutos e oferece uma autonomia de 500 quilómetros.

Artigo relacionado: Carros a hidrogénio: o que são e como funcionam

Por tudo isto, o automóvel zero emissões pode muito bem passar a ser um dos Papamóveis preferidos de Francisco, que não esconde a sua preocupação com o meio ambiente – por várias vezes, o Papa manifestou uma visão em prol do bem-estar do planeta e pela preservação dos recursos naturais do mesmo.

Papamóvel, o carro do Papa

Garantir a deslocação do vigário de Cristo com conforto e em segurança sempre foi uma preocupação. Por isso, não é de espantar que, depois do nascimento do automóvel, alguém se tenha lembrado de adaptar um veículo às necessidades do número 1 da Igreja Católica. Aconteceu em 1929 e a protagonista foi a Mercedes-Benz, que ofereceu ao Papa Pio XI um Nürburg 460, de cor preta e cheiinho de luxos: vidros antifragmentação, cadeira acionada eletricamente e até ar condicionado.

Viria a ser o primeiro de muitos, inicialmente do emblema de Estugarda, mas depois de várias outras marcas que perceberam a manobra de marketing – até a portuguesa UMM, que colocou ao serviço do Papa João Paulo II, em 1991, um veículo transformado para a visita do Sumo Pontífice pela ilha da Madeira. O mesmo UMM viria a ser emprestado para a visita de Sua Santidade a São Tomé e Príncipe, um ano depois.

Outros veículos escondem mensagens: casos do FSC Star 660, que João Paulo II usou numa viagem à sua terra-natal e que constituía um dos símbolos da luta polaca contra o regime comunista, e, mais recentemente, dos elétricos Renault Kangoo ZE, usado por Bento XVI, e Nissan Leaf, do Papa Francisco.

Artigo relacionado: A história do Papamóvel

Mirai, um “futuro” limpo

Lançado em 2014, o Toyota Mirai é a ferramenta com que a marca nipónica pretende desenhar um futuro mais limpo. E, seis anos depois, há a certeza de este ser o caminho, com o lançamento de uma segunda geração – foi revelado no início deste ano, com previsões para este outono, mas a pandemia terá trocado as voltas ao calendário da Toyota e o carro é agora esperado para o próximo ano.

Na segunda geração, o Mirai apresenta três depósitos de hidrogénio e um sistema de pilha de combustível totalmente redesenhado, que lhe permite anunciar um aumento da autonomia de até 30%. Além disso, assente na plataforma modular TNGA, o automóvel promete uma condução mais envolvente.

Na habitabilidade, uma das novidades é o facto de passar de quatro para cinco lugares, indo assim ao encontro de um dos desejos dos clientes da marca. Em Portugal, o Mirai não é comercializado, pela ausência de rede de abastecimento, havendo, porém, planos para trazer o carro para o país depois de construídos três pontos estratégicos para recarregar o hidrogénio: a norte, na área metropolitana de Lisboa e a sul.


Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Cupra Tavascan, elétrico nascido para a era da digitalização

Nascida em 2018, a Cupra, nascida a partir da divisão mais apimentada da Seat, tinha desde o arranque produtos para mostrar. Afinal, bastou-lhe agarrar em…

Volta a Portugal em Elétrico powered by EDP – Episódio 3: Os melhores restaurantes

Continuamos a nossa missão, em conjunto com a edp, de descobrir os encantos de portugal a bordo de um carro elétrico. Já mostramos que é…

Será que o frio afeta a autonomia dos carros elétricos?

A ansiedade da autonomia limitada gerada pelos carros elétricos pertencerá ao passado dentro de poucos anos, na opinião dos maiores especialistas mundiais em química de…

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
Procura um Carro Novo? Consulte agora todos os carros novos à venda em Portugal. Peça uma Proposta!
This is default text for notification bar