Novo Mini Countryman 2024 Standvirtual

Redação

19/04/2024

4 min

Novo Mini Countryman traz estilo mais minimalista mas adiciona emoção

O Mini Countryman acaba de ganhar uma nova vida, apresentando-se muito diferente do modelo que substitui: cresceu 13 centímetros em comprimento e seis em altura, o que significa que está cada vez mais longe da ideia de que os Mini são… mini. Mas nem tudo mudou: a sensação de se estar a conduzir um kart, garante a marca, mantém-se.

Novo Mini Countryman Standvirtual

O conforto, no entanto, foi melhorado, graças às novas proporções, mas também a segurança dos ocupantes. Com cinco portas e um interior capaz de se adaptar a diferentes necessidades de utilização, o Countryman apresenta-se como um SUV, assentando na mesma plataforma que o BMW X1, com design otimizado para melhorar a aerodinâmica e, assim, reduzir o consumo de energia, essencial para reclamar uma boa autonomia no caso da variante elétrica.

Nono Mini Countryman, um elétrico capaz

Novo Mini Countryman frente

Entre a gama, destaca-se a variante elétrica, que se apresenta com uma bateria com 64,7 kWh de capacidade, tendo registado uma autonomia WLTP de 462 quilómetros para o E, de 150 cv e um motor, e de 432 quilómetros para o SE All, que se apresenta com tração integral e debita 313 cv. Os recarregamentos podem ser realizados até uma potência de 130 kW, o que na prática se traduz em menos de meia hora para recuperar até 80% da capacidade da carga da bateria.

Quanto custa um Mini Countryman novo?

Os elétricos podem ser configurados em quatro versões – Essencial, Classic, Favoured e John Cooper Works.

Motores térmicos resistem

Novo Mini Countryman 2024 SUV

Para lá da eletrificação, a Mini mantém, para já, o Countryman com uma gama de motores térmicos. Na base da oferta, está o Countryman C de tração dianteira, com o motor turbo de três cilindros e 1,5 litros mild-hybrid, que produz 125 kW (170 cv) e acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos. Também a gasolina, é proposto o Countryman S All4, com tração integral e motor de 2,0 litros com apoio elétrico. A potência é de 160 kW (218 cv), permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos.

Por fim, o John Cooper Works All4 promete as mesmas emoções fortes de sempre, apoiado num bloco a gasolina de 2,0 litros, de injeção mista (direta e indireta) e sobrealimentado, a desenvolver 300 cv de potência e um binário máximo de 400 Nm (disponível a partir das 2000 rpm) e a prometer prestações de desportivo: cumpre a métrica 0-100 km/h em 5,4 segundos e atinge os 250 km/h.

O Diesel, apesar de a procura estar em declínio, permanece entre a oferta, com um 2.0 de 163 cv, de prestações decentes (8,5 segundos nos 0 aos 100 km/h) e consumos contidos (4,6 l/100km).

Voltado para o futuro

Novo Mini Countryman 2024

Na nova geração, o Countryman passa a contar com sistemas de assistência de nível 2, que permitem uma condução semiautónoma, que inclui o controlo de velocidade ativo automático com direção e assistente de faixa de rodagem.

Para a dinâmica de condução, contribuem os ajustes ao chassis, com diferentes configurações disponíveis, incluindo uma adaptativa que reduz a altura de condução em 15 mm (deverá ser a configuração que mais se aproximará das tais sensações de conduzir um kart que tanto atraem os fãs do emblema).

Interior sofisticado… e espaçoso

Novo Mini Countryman 2024 interior

Todas as variantes são propostas com head-up display, além do ecrã OLED central, com 24cm de diâmetro (é, pela primeira vez, efetivamente redondo) e elevada resolução, podendo os sistemas ser controlados por voz: basta dizer “Hey Mini”.

Mas o que mais surpreende é o espaço a bordo, com a possibilidade de ajustar a posição dos bancos traseiros para admitir mais espaço para bagagem ou para pessoas. Com a fila chegada para a frente, a mala arruma 460 litros, valor que cresce para os 1450 litros quando os assentos se rebatem.

Leia também:

Redação

18/04/2024

0 min

Novo Mini Countryman 2024

Novo Mini Countryman 2024

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional