Marvin Tortas

02/05/2019

5 min

7 melhores estradas para conduzir em Portugal

Portugal é considerado o 2º país da UE com as melhores estradas para conduzir. Conheça estas “pistas ao ar livre” que farão as delícias de qualquer petrolhead.

Portugal é um país de dimensões pequenas, mas verdadeiramente sortudo no que toca a localização geográfica e clima, o que nos permite ter mais de 300 dias de sol por ano e estarmos sempre a apenas alguns passos do mar.

Como tal, seria de antever que as estradas em Portugal tivessem paisagens realmente incríveis e de cortar a respiração. E a verdade é que em cada curva das nossas serras existem verdadeiros “tesouros escondidos”.

Sabia, por exemplo, que uma destas estradas já foi considerada “a mais bonita do mundo”? Conheça algumas das 7 melhores estradas para conduzir em Portugal.

Melhores estradas para conduzir em Portugal: conheça o nosso top 7


carro parado na estrada

1. Estrada Nacional 2 (N2) – Chaves a Faro

É a chamada “Route 66 portuguesa”. Quem nunca ouviu falar desta estrada? Com uma extensão de 737 quilómetros, é a estrada mais longa em Portugal, e atravessa o país de ponta a ponta: de Chaves a Faro.

Com cada vez mais auto-estradas, a Nacional 2 deixou de ser tão transitada, mas a sua beleza e as suas paisagens continuam intactas, por isso, melhor do que nunca, esta é a altura ideal para atravessar Portugal, e sem pagar portagens! Entre os mais de 700km de distância, destaca-se o troço que liga Almodôvar a São Brás de Alportel, considerado como património nacional.

2. Estrada Nacional 112 (N112) – Portela do Vento a Castelo Branco

A Estrada Nacional 112 liga os municípios da Pampilhosa da Serra e Castelo Branco. São 94 os quilómetros de extensão que têm destaque a passagem no topo da Serra do Açor.

As curvas são muitas, mas o piso é largo, a fazer recordar verdadeiramente circuitos míticos, como por exemplo Spa Francorchamps. Com vistas panorâmicas fantásticas e muitos pontos onde parar, certamente não se vai arrepender de descobrir o país nesta estrada.

3. Estrada Nacional 222 (N222) – Régua a Pinhão

Segundo um estudo da Avis, citado na maioria dos órgão de comunicação internacionais, a Estrada Nacional 222 é a melhor estrada para conduzir do mundo. Os 27km desta rota são descritos como indo “directamente ao coração do vale do Douro, oferecendo vistas deslumbrantes sobre os socalcos”. Neste estudo, seguindo a N222, encontramos a marginal da Califórnia, nos Estados Unidos e, em terceiro lugar, Holmes Chapel – Alderley Edge, no Reino Unido.

Para além das incríveis vistas sobre o Douro Vinhateiro, esta estrada aproxima-se daquilo que são os valores ideais para a melhor experiência de condução ao volante de qualquer carro: uma proporção 10-1, 10 segundos gastos em recta por cada segundo gasto em curva.

4. Estrada Nacional 230 (N230) – Aveiro a Covilhã

A Estrada Nacional 230 liga as cidades de Aveiro e Covilhã, e é uma das mais desafiantes em termos de condução, sobretudo se tiver um carro dotado de uma suspensão mais desportiva e um motor capaz, devido à inúmeras curvas que caracterizam este traçado.

Outras das característica que pauta a N230 são, sem dúvida, as suas paisagens, ou não fosse esta estrada “mergulhar” em pleno coração da Serra da Estrela, proporcionado um incrível miradouro de quilómetros para quem quiser apreciar a serra mais alta de Portugal Continental.

5. Estrada Nacional 247 (N247) – Cascais a Peniche

A N247 é, desta lista, uma das vias mais movimentadas, uma vez que está próxima de uma das zonas mais populosas de Portugal e as suas vistas são de cortar a respiração. Apesar desta via ligar os municípios de Cascais e Peniche, o troço de maior destaque são sem dúvida os 20km que ligam Cascais e Colares.

Um traçado bem sinuoso, mas bastante largo e com o piso em condições imaculadas, ideal para passear no verão de mota ou num belo descapotável, ladeado pelo oceano numa mão, e pela encosta da serra de Sintra na outra.

6. Estrada Nacional 339 (N339) – Covilhã a Torre

A EN339 leva-nos até aos 1992 metros do ponto mais alto de Portugal Continental. É uma estrada bastante perigosa, repleta de curvas e contra-curvas, pelo que só se deve aventurar neste troço caso não esteja a chover ou nevar e caso os seus travões e pneus estejam em perfeitas condições.

No entanto, e caso estejam reunidas todas as condições de segurança, as paisagens que esta estrada oferece são inigualáveis por qualquer outro traçado em Portugal.

7. Estrada Nacional 309 (N309) – Braga a Caldelas (Taipas)

A Rampa da Falperra é uma das principais provas do campeonato nacional de montanha, e as curvas desta rampa são absolutamente divinais de percorrer para quem é um verdadeiro entusiasta da condução.

Outra das vantagens de subir a nacional 309 é, sem dúvida, a paisagem. Começando o trajeto a partir da cidade de Braga, sensivelmente a meio do caminho chegamos ao topo da montanha onde fica o Santuário do Sameiro, onde podemos contemplar toda a cidade de Braga e, nos dias mais solarengos, até conseguimos ver o mar!

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional