Melhores carrinhas desportivas

6 min

7 melhores carrinhas desportivas do mercado

Estão na moda, mas não são nada baratas. Se procura um carro prático e com altas performances, conheça as 7 melhores carrinhas desportivas do mercado.

Se está no mercado à procura de um carro que lhe permita circular confortavelmente pela auto-estrada, um carro com muito espaço na bagageira que lhe permita levar o cão a passear ou ir de férias com toda a família, mas ao mesmo tempo que lhe permita fazer tudo isto de forma muito rápida, ou até quem sabe, parar num circuito pelo caminho e tentar quebrar alguns recordes, as carrinhas desportivas então serão mesmo o estilo de carro que satisfará todas as suas necessidades.

As carrinhas desportivas existem já há vários anos com a Audi a ter lançado a tendência no mercado, e a ser a única construtora durante muitos anos a apostar neste segmento. Porém, nos anos mais recentes, estas ficaram cada vez mais em voga, e hoje em dia, todas as grandes construtoras germânicas, ou até mesmo algumas mais modestas como a Kia, Peugeot ou Seat, já produzem carrinhas bem mais rápidas e “sedutoras” que os próprios modelos Sedans em que são baseadas.

Conheça então quais são actualmente as melhores carrinhas desportivas do mercado.

Carrinhas desportivas: as 7 melhores do mercado


1. Audi RS6

Melhores carrinhas desportivas audi

Comecemos com aquela que talvez seja a carrinha desportiva mais apetecida por todos, e aquele carro que se nos dissessem que “só podíamos ter 1 carro para tudo, sem ligar a preço”, seguramente o escolheríamos.

A Audi RS6 é um dos carros mais potentes desenvolvidos pela marca de Ingolstadt. Tem 560 cavalos de potência e 700 Nm de binário provenientes de um motor V8, 4.0 de tecnologia TFSI. Está associado a uma caixa Tiptronic de 8 velocidades e tração integral, o que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos, um verdadeiro “tempo canhão” para uma carrinha que pesa ligeiramente acima das 2 toneladas.

2. Porsche Panamera Sport Turismo

Melhores carrinhas desportivas porsche

O Porsche Panamera Turbo na sua variante Sport Turismo é o carro de 5 lugares mais potente da Porsche.

Esta carrinha partilha o mesmo bloco de motor V8 de 4 litros que a Audi RS6 Avant, mas no caso da Panamera Sport Turismo, esta debita “apenas” 550 cavalos de potência. No entanto, os 770Nm de binário permitem-lhe que acelere o,3 segundos mais rápido dos 0 aos 100 km/h do que a “irmã” da Audi.

Entre todas as carrinhas desportivas, a Porsche Panamera Sport Turismo é aquela que oficialmente supera os 300 km/h de velocidade máxima, atingindo no total os 304 km/h.

3. Mercedes C63 S AMG

Melhores carrinhas desportivas mercedes

A AMG é o departamento mais desportivo (chamemos-lhe assim) da Mercedes, e entre várias criações “balísticas”, a Mercedes presenteou-nos em 2015 com a mais recente versão “63” da sua carrinha classe C.

Um carro equipado com um potentíssimo motor V8 biturbo que produz 476 cavalos de potência e 650 Nm de binário. No entanto, e enquanto no caso da Audi RS6 e do Porsche Panamera que têm tração integral, a Mercedes C63 S AMG é a única entre estas 3 que pode ser equipada apenas com tração traseira, permitindo-lhe assim desfrutar e divertir-se ainda mais com o carro em ambientes controlados.

4. Mercedes CLA 45 AMG

Melhores carrinhas desportivas mercedes cla

A Mercedes CLA 45 AMG Shooting Brake é uma espécie de “mini foguetão” da marca da estrela. As suas dimensões mais compactas permitem-lhe uma agilidade característica que não é possível encontrar nos modelos de dimensões maiores. O facto de ser mais estreita e menos comprida significa que é também bastante mais leve, podendo assim ser equipada com um mais modesto motor de 4 cilindros, ao invés de utilizar os pesados motores V8.

No caso da CLA 45 AMG, o motor produz 381 cavalos de potência e 475Nm de binário, o que lhe permite acelerar dos o aos 100km/h em apenas 4,3 segundos, muito graças também ao sistema de tração integral.

Outro dos aspectos positivos desta carrinha Mercedes é que para além de ser uma das carrinhas desportivas mais baratas que pode comprar de uma marca premium, é também aquela que anuncia consumos menores, afirmando a Mercedes que este carro consegue fazer médias inferiores a 7 litros por cada 100 quilómetros.

5. Seat Leon Cupra ST

Melhores carrinhas desportivas seat

A nova Seat Leon Cupra ST é uma verdadeira carrinha de dupla face. Por fora, as alterações estéticas são praticamente mínimas em relação a uma carrinha Seat Leon com o pack desportivo opcional, mas debaixo do motor encontramos um motor de 4 cilindros que debita 300 cavalos de potência e 380Nm, associado a uma caixa DSG de 6 velocidades que consegue fazer trocas de mudanças em tempos inferiores a um piscar de olhos.

A Seat Leon Cupra ST é uma verdadeira “sleeper”, e basta carregar num simples botão (cupra) para transformar este carro civilizado num verdadeiro “monstro” para fazer ultrapassagens e atacar as estradas de montanha logo a seguir a deixar os seus filhos na escola de modo totalmente relaxado.

6. Kia ProCeed GT

A Kia ProCeed GT é a carrinha do momento, e é única no seu segmento. Na classe das shooting brakes, apenas existem duas opções: esta, e a Mercedes CLA. No entanto, a versão mais potente da Kia ProCeed custa menos de metade do que a versão mais potente da CLA, e não tem metade da potência, nem metade da performance. Ficaria até surpreendido com o que esta carrinha é capaz de fazer.

Com um motor 1.6 de 204 cavalos e 265Nm de binário, estes talvez possam não ser os números mais impressionantes para uma carrinha desportiva, mas no entanto, há que não esquecer que os preços desta carrinha rondam os 30 000€, e os seus consumos rondam os 6 litros aos 100, sendo por isso a carrinha ideal para famílias “rápidas”.

7. Audi RS2

Melhores carrinhas desportivas audi r

E para terminar esta lista, um pouco de história. A Audi RS2 é a “mãe” das carrinhas desportivas. A RS2 Avant foi desenhada para ser extremamente rápida e prática ao mesmo tempo. Atingia os 100 km/h em apenas 4.8 segundos, o que na sua altura era mais rápido do que alguns Ferrari ou Porsches, por exemplo.

A RS2 Avant tinha a particularidade de partilhar vários componentes com o Porsche 911, fruto da parceria existente entre as duas marcas. O próprio motor desta carrinha era um 5 cilindros de 315 cavalos de potência, trabalhado pela Porsche. Foram produzidos menos de 3000 exemplares desta carrinha, o que a torna num dos mais exclusivos e apetecidos modelos da Audi de todos os tempos.

 

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional